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PESQUISA DE MERCADO PÚBLICO ALVO - CULTURA ESTRANGEIRA NO BRASIL Katy Miranda Rocha 2° ano p.p. manhã.

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1 PESQUISA DE MERCADO PÚBLICO ALVO - CULTURA ESTRANGEIRA NO BRASIL Katy Miranda Rocha 2° ano p.p. manhã

2 Apresentação do Público Alvo: CARACTERÍSTICAS (sociais/pessoais/ambientais) - Classe B - 20 á 30 anos - Homens e Mulheres - Brasileiros - Região sudeste (aponta grande diversidade cultural estrangeira) - Universitários ou em início de carreira profissional - Urbanos - Consumistas - Possuem planejamento de vida - Vivem e participam ativamente da globalização - Buscam por informação - Abertos a novas experiências - Procuram e tem acesso a novidades - Se preocupam com lazer e entretenimento - Geradores de conteúdo

3 PERFIL (Psicológico - comportamental) - Busca realização profissional - Preza pela qualidade - Opinião forte (opinativos) - Exigente - Crítico - Curioso - Precisa estar atualizado - Necessidade de Inclusão - Busca por status - Valoriza o que é importado - Não é conservador

4 TENDÊNCIAS - Tendem a procurar cada vez mais informação. - Ser receptivos a novidades. - Buscar mais pelos produtos, cultura, eventos e costumes para se sentirem incluídos além de socialmente, mundialmente - Aderir diferentes culturas e costumes facilmente, trazidos de suas experiências no exterior. - Contribuir para o avanço da globalização no Brasil - Tendem a ser geradores de opinião em relação ao que é estrangeiro. - Consumir cada vez mais produtos e serviços de outros países.

5 Relevância do Tema: - Através da entrevista posso acrescentar na pesquisa, a positiva geração de conteúdo estrangeiro desse público no Brasil e a busca pela informação mundial constante que influi na globalização. - Por terem uma necessidade de inclusão, constatei que um dos motivos da busca pelo o que é estrangeiro se dá pelo medo de não estar “antenado” mundialmente, visto que nos dias atuais, isso é possível mesmo sem sair do país, através da conectividade. - Acreditando que o que é estrangeiro tem mais qualidade, por fatores como custo x beneficio, regras mais justas/liberais ou até mesmo pelo fato de ser uma novidade, é cada vez mais aderido, fazendo com que o Brasil como país emergente perca parte de sua identidade e valorização dos brasileiros. - Possuem grande curiosidade pelo o que é novo e diferente, necessitando de uma gama de opções de produtos, entretenimento e eventos que o Brasil sozinho não oferece.

6 Reavaliação: Problemática Mantida: Porque os brasileiro valorizam tanto os eventos, personagens, produtos e costumes estrangeiros ? Objetivo Anterior: Através da pesquisa, revelar as razões e fatores que levam as pessoas a supervalorizar o que é estrangeiro. Com a pesquisa, pude constatar que a super-valorização do que “vem de fora” é uma realidade na segmentação em questão, após já haver também confirmado a existência da problemática pela pesquisa bibliográfica. Porém através da entrevista e de sua análise encontrei um novo fator a ser aprofundado, sendo assim, relevante a mudança do objetivo. Objetivo Reavaliado: Analisar se meu público tem preferência pelo o que é estrangeiro e possuem as percepções encontradas pelo fato de haverem experimentado ambos os lados (nacional e estrangeiro) e serem conscientes em suas escolhas, ou se essas partem de influências sociais.


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