A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
RANDOMIZAÇÃO General Overview

2 DEFINIÇÃO RANDOMIZAÇÃO é o processo que sorteia aleatoriamente em que grupo de tratamento cada sujeito de pesquisa irá estar. A RANDOMIZAÇÃO dá a cada participante uma chance igual de ser designado para qualquer um dos grupos de tratamento estabelecidos pelo protocolo. É considerado o método mais seguro e imparcial de determinar qual braço de tratamento possui melhor resposta!

3 TIPOS DE RANDOMIZAÇÃO X
SIMPLES/ ALEATÓRIA/ CASUAL Sem restrição nenhuma (idade, sexo, etc.); A alocação dos pacientes nos grupos é feita por acaso (como em um bingo mesmo); Pode resultar em um número desigual de pacientes em cada grupo de tratamento; EM BLOCOS A alocação é feita em pequenos blocos (ex. cada 5 pacientes são designados para cada grupo de tratamento); X

4 TIPOS DE RANDOMIZAÇÃO ESTRATIFICADA - reúne unidades mais ou menos homogêneas entre si é feita em estratos (Ex: adultos e crianças, prognósticos semelhantes, etc.). realizada quando o grupo (estrato) em questão possui características importantes dentro do estudo, podendo levar a resultados diferentes. Qualquer um dos tipos de randomização pode ser feita manual ou eletronicamente.

5 OBJETIVO PRINCIPAL ELIMINAR BIAS
“inclinação de um fenômeno mais para um sentido do que para outro; preferência, favoritismo” PARA EVITAR BIAS OS ESTUDOS TAMBÉM PODEM SER DETERMINADOS COMO ESTUDOS “CEGOS”

6 TÉCNICAS DE RANDOMIZAÇÃO EXEMPLOS
Cria-se uma tabela contendo o tratamento correspondente a cada número de randomização

7 EXEMPLOS As caixas contendo os números de randomização são entregues sequencialmente ao paciente (cego); São criados envelopes contendo números de randomização do lado externo. Quando abertos, mostram ao médico/paciente o tratamento designado (aberto); Sistema interativo de resposta por voz (IVRS) – o registro dos dados do paciente é feito por telefone. O sistema faz a randomização eletronicamente e envia ao centro o número de randomização designado para o paciente (cego ou aberto) – manda normalmente por fax ou dentro de 1 hora.

8 ARQUIVO A documentação referente à randomização deve estar arquivada no arquivo do investigador na seção correspondente* Documentação: Envelopes com o número de randomização Fax de envio contendo o número de randomização Deve estar disponível a informação a respeito do grupo de tratamento em caso de quebra do caráter cego; * Específica de cada patrocinador

9 ARQUIVO Envelopes Parte externa: coloca-se a data da
Randomização e as iniciais do paciente Parte interna: contém o tratamento designado

10 ARQUIVO Fax randomização

11 Interactive Voice Response System
Tecnologia telefônica que permite a seleção das opções através de um menu por voz, e permite uma total interação da pessoa que está ligando. Hoje em dia, aproximadamente 30% dos estudos clínicos utilizam este sofisticado sistema de voz para: Coletar dados (Ex. DN, Sexo, Raça, Datas das Visitas) Incluir pacientes Randomizar pacientes Gerenciar envio de medicação e inventário Descontinuar os pacientes Quebrar caráter cego, entre outras coisas.


Carregar ppt "PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google