A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus é o Filho de Deus, gerado pelo Pai, antes da criação do mundo. O Apóstolo S. João fala da preexistência de Cristo: «1No princípio existia o Verbo;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus é o Filho de Deus, gerado pelo Pai, antes da criação do mundo. O Apóstolo S. João fala da preexistência de Cristo: «1No princípio existia o Verbo;"— Transcrição da apresentação:

1

2 Jesus é o Filho de Deus, gerado pelo Pai, antes da criação do mundo. O Apóstolo S. João fala da preexistência de Cristo: «1No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus». (Jo 1,1)

3 1Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. 2Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo. (Eb 1,1-2)

4 3Este Filho, que é resplendor da sua glória e imagem fiel da sua substância e que tudo sustenta com a sua palavra poderosa, depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4tão superior aos anjos quanto superior ao deles é o nome que recebeu em herança. (Eb 1,3-4)

5 Quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria para lhe comunicar a sua maternidade divina, disse-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus». (Lc 1,35)

6 Quando Jesus foi baptizado, estando em oração, o Céu rasgou-se 22e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do Céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado» (Lc 3,21-22)

7 O mesmo fenómeno repetiu-se no dia da transfiguração. Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte para orar. 29Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou- se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. 30Apareceram em glória Moisés e Elias e conversavam com Ele 31 sobre a sua morte, que ia acontecer em Jerusalém. 34surgiu uma nuvem que os cobriu e, da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.» (Lc 9,28-36)

8 O diálogo entre Jesus e os discípulos, colocado na região de Cesareia. 13«Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14Responderam: João Baptista; Elias; Jeremias ou algum dos profetas.» 15«E vós, quem dizeis que Eu sou?» 16Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» (Mt 16,13- 16)

9 A profissão de fé de Pedro foi possível pela intervenção soberana e gratuita de Deus: 17Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. (Mt 16,17)

10 Jesus cura os doentes, perdoa os pecados, expulsa os demónios e ressuscita os mortos; fala com autoridade e até as forças da natureza lhe obedecem. São estes “sinais” que manifestam o Mistério de Jesus. Assim Ele mostra o “poder de Deus” (dúnamis = potencia divina) do Reino de Deus. Jesus anuncia o Reino e os “sinais” o confirmam.

11 25De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» 27Jesus falou-lhes, dizendo: «Sou Eu! Não temais!» 32E, quando entraram no barco, o vento amainou. 33Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!» (Mt 14,25-33) Depois da multiplicação dos pães (Mt 14,13-21), Jesus obriga os discípulos a dirigir-se para outra margem do mar de Galileia, mas durante a noite há uma grande tempestade.

12 O Sumo Sacerdote disse-lhe: «Intimo-te, pelo Deus vivo, que nos digas se és o Messias, o Filho de Deus.» 64Jesus respondeu-lhe: «Tu o disseste. E Eu digo-vos: Vereis um dia o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» (Mt 26,63-64) Pedro, pela intervenção de Deus, reconheceu que Jesus é o Filho de Deus. Durante o processo, diante do Sinédrio, Jesus afirma-o solenemente.

13 Os Judeus, pedem a Jesus: «Se és o Messias, di-lo claramente.» (Jo 10,22). Jesus responde revelando-se como Mistério de Deus encarnado na história da humanidade: «Eu e o Pai somos Um.» (Jo 10,30). «o Pai me consagrou e enviou ao mundo, porque me dizeis: ‘Tu blasfemas’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim; 38mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas obras, e assim vireis a saber e ficareis a compreender que o Pai está em mim e Eu no Pai.» (Jo 10,36-38)

14 Os milagres são uma manifestação visível e concreta que revelam a natureza divina de Jesus

15 30Muitos outros sinais miraculosos realizou ainda Jesus, na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, acreditando, terdes a vida nele. (Jo 20,30-31)

16 Quando os judeus lhe perguntaram porque Ele curava ao Sábado, respondeu: «Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho». 18Perante isto, mais vontade tinham os judeus de o matar, pois não só anulava o Sábado, mas até chamava a Deus seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus. (Jo 5,17-18)

17 36Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias a esse Jesus por vós crucificado.» (Actos 2,36) 11Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular. 12E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.» (Actos 4,11-12)

18 Eu sou o Primeiro e o Último; 18aquele que vive. Estive morto; mas, como vês, estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da Morte e do Abismo! (Ap 1,17-18)

19 22Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.» (Lc 10,22)

20


Carregar ppt "Jesus é o Filho de Deus, gerado pelo Pai, antes da criação do mundo. O Apóstolo S. João fala da preexistência de Cristo: «1No princípio existia o Verbo;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google