A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A HISTÓRIA DO EDELWEISS Lendo uma história onde havia certa referência a um Hotel Edelweiss, foi impossível me calar e não dizer que tive acionada uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A HISTÓRIA DO EDELWEISS Lendo uma história onde havia certa referência a um Hotel Edelweiss, foi impossível me calar e não dizer que tive acionada uma."— Transcrição da apresentação:

1

2 A HISTÓRIA DO EDELWEISS Lendo uma história onde havia certa referência a um Hotel Edelweiss, foi impossível me calar e não dizer que tive acionada uma maravilhosa lembrança de uma lenda que desde criança faz parte da minha vida. Refiro-me à pequenina, misteriosa e inspiradora "florzinha Edelweiss", já raríssima e que nasce em determinados lugares característicos como no alto de rochedos, escarpas íngremes da Alemanha e Suíça. Sabem algo sobre a lenda dessa flor? Não tem importância, porque existe mais que uma versão. Esta é a minha:

3 Quando criança (até 7 anos só sabia falar o idioma alemão) aprendi a cantar com minha mãe canções folclóricas alemãs, dentre as quais uma delas tinha como título: EDELWEISS, cuja letra, que versava sobre um país longínquo, amores distantes e o perfume da Edelweiss, etc., era a minha canção preferida. Até aí tudo ficção... Aquelas famosas lendas de família que são passadas geração após geração. Em 1997 numa das minhas viagens para a Alemanha, visitei o Estado da Renânia Palatinado. (existem 2 Renânias naquele país). É, sem favor algum, uma das regiões mais lindas, e de incomparável beleza com tudo que já conheci.

4 Foi lá que tive o privilégio de conhecer a lendária EDELWEISS, e enriquecer ainda mais meus conhecimentos a respeito dessa mítica flor. É nessa região que ela ainda existe em raríssimos locais no alto das montanhas ou mesmo pendente em escarpas inatingíveis por seres comuns. Os Biólogos alpinistas e treinados em rappel, que integram grupos de ecologistas radicais dedicam suas vidas para localizar essa preciosidade. Como toda Renânia é formada de serras, escarpas, montanhas e rochas vulcânicas, das quais brotam fontes de água mineral, é justamente nesse habitat que a Edelweiss ainda sobrevive sob vigilância quase nazista.

5 Durante séculos essa flor inspirou poetas, pintores e artistas e até o século XVI ou XVII, no auge das dinastias e monarquias alemãs, a Edelweiss foi a simbologia inspiradora dos amores de príncipes e princesas. Saibam que mais recentemente, no ano de 1998 a "Edelweiss" foi protagonista de um incidente peculiar e que só poderia ocorrer lá onde a espécie rara ainda existe. Aconteceu que uma empresa construtora de ferrovias da Alemanha ( país com um dos sistemas mais modernos de ferrovias e trens), pretendia executar um novo projeto de linha férrea, um traçado que envolvia túneis, viadutos, cortes de montanhas, etc.

6 Pois bem, tiveram que alterar a rota do projeto original de construção, implicando em desvio de dezenas de quilômetros, por determinação da Justiça Alemã, em atendimento a recurso interposto pelos ecologistas, objetivando a preservação de algumas esparsas plantinhas dessa lendária Edelweiss, que teimavam em resistir ao extermínio, justamente no topo de parte da montanha que seria posta abaixo para dar passagem à estrada de ferro.

7 Pela preservação de uma das lendas vivas dos Alpes, o progresso teve que retroceder e reconhecer que as tradições devem ser respeitadas. Não poderia deixar de contar esta lenda sobre a Edelweiss, e contar esta história que retrata o respeito de um povo por sua história, e pela preservação de suas belezas e suas lendas. Loni Drescher Música :EdelwiseMontagem :


Carregar ppt "A HISTÓRIA DO EDELWEISS Lendo uma história onde havia certa referência a um Hotel Edelweiss, foi impossível me calar e não dizer que tive acionada uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google