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Teoria das Cores “As cores são a língua nativa do subconsciente” Carl Jung.

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Apresentação em tema: "Teoria das Cores “As cores são a língua nativa do subconsciente” Carl Jung."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Cores “As cores são a língua nativa do subconsciente” Carl Jung

2 Teoria das Cores •Para você; •O que são as cores? • Por que é preciso estudar as cores? •Qual o impacto da cor na moda? •E no seu dia-a-dia?

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5 Salinas-verão 2005

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8 Lino Villaventura - Verão 2009

9 • Conceitos •Definindo as Cores –Desde a antiga Grécia o homem se interessa, teoriza e pesquisa as cores. •Aristóteles (sec. IV a.C.) –Acreditava que as cores eram comprimentos de onda, mas que as cores eram determinadas pela fusão entre a claridade do dia e a escuridão da noite •Leonardo da Vinci ( ) –Foi o primeiro a estabelecer leis coerentes sobre a cor –Afirmava que existiam 4 cores primárias: amarelo, azul, verde e vermelho + branco e preto

10 • Conceitos •Isaac Newton ( ) –Apresentou em sua obra “Opticks” os resultados de suas pesquisas sobre a relação entre luz e cor –Descobriu que todas as cores estão presentes na luz natural, podendo ser separadas quando a luz passava por um prisma »7 cores do espectro cromático: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta –Criou um círculo de cores de 6 raios (6 partes – índigo e azul foram fundidos) – usado até hoje para descrever cores

11 • Conceitos •Jacques-Christophe Le Blon (1730) –Descobriu que a mistura de 2 cores primárias criava cores secundárias e em proporções distintas, outras nuances.

12 • Conceitos •O Que é Cor –Cor é luz •As cores são comprimentos de ondas eletromagnéticas que o olho humano assimila e o cérebro converte em mensagem –Podemos distinguir cerca de cores diferentes Cor luz(branca)é captada pela retina.Cor é vibração.Primeiro sentimos a cor,depois a vemos. EX:Sensação,cores vibrantes (vermelho) Menos vibrantes(bege)(são quase imperceptíveis)

13 Conceitos O Que é Cor •Cor Pigmento •Os objetos possuem pigmentos capazes de absorver algumas cores e refletir outras –É a cor refletida de volta ao olho que nosso cérebro interpreta e transforma em cor • “Cor-Pigmento é a luz que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.”

14 • Conceitos –Síntese Cromática –Cor-Luz x Cor-Pigmento •Síntese Aditiva – Cor-Luz (Sistema RGB) •Maior estímulo cones oculares –Considera como cores primárias: vermelho (red), verde (green) e o azul (blue) –Ampla gama de cores »As cores primárias originam as secundárias »Nenhuma mistura pode criar cores primárias –Quando projetados juntos (RGB) produzem o branco

15 Síntese subtrativa: • O pigmento absorve (subtrai) algumas cores da luz e apenas a cor refletida é percebida pelo olho humano. Por exemplo, quando misturamos pigmentos amarelo e magenta, enxergamos um objeto vermelho, que é a cor refletida, não “subtraída” pelo objeto. Quando misturamos magenta e ciano obtemos azul; e misturando ciano e amarelo obtemos o verde. • Quando projetados juntos,produzem o preto.

16 Aditivo Subtrativo • Os monitores de computador, por exemplo, emitem luz para produzir cores através do processo aditivo; impressoras, por outro lado, usam tinta, ou pigmento, para absorver a luz, através do processo subtrativo. é por isso que a grande maioria de monitores usa uma combinação de pixels vermelho, verde e azul (o que é comumente chamado de RGB, do inglês "red, green and blue"). • As impressoras, por sua vez, usam (pelo menos) tintas das cores ciano, magenta e amarelo (o que é chamado de CMY, do inglês "cyan, magenta and yellow"). Muitas impressoras também utilizam a tinta preta (abreviado, nesse caso, por CMYK, onde o K vem de "blacK"), já que uma combinação de CMY não é capaz de produzir preto profundo.

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18 Cores terciárias Primárias + Secundárias= terciárias, secundárias + terciárias = quaternárias, assim por diante

19 Conceitos • Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.

20 Sistemas de cores-Artes Plásticas Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico, uma vez que, em se tratando de pigmentos, o sistema correto é o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). *Como são muito raros na natureza pigmentos de cor ciano e magenta, eles são substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho nas artes plásticas.

21 Cor Pigmento x Arte •Alguns artistas impressionistas eram estudiosos das cores e pintavam ao entardecer: Monet,Cezanne e Van Gogh Monet estudou por 12 anos a fidelidade das cores. •Fatores que podem alterar fidelidade da cor:Ex: sol do meio dia(estourada) • Melhor época:outono(posicionamento do sol),retina capta melhor a luz.

22 cezanne

23 Monet

24 • Van Gogh

25 Teoria das Cores • A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. Enquanto, com uma iluminação pobre, um determinado objeto cor de laranja pode ser visto como sendo amarelado ou avermelhado, vemos normalmente mais facilmente com a sua cor certa, laranja, porque é um objeto de que conhecemos perfeitamente a cor(lembrança. )

26 Extensão da cor –Cores possuem características físicas e simbólicas,medicinais (Cromoterapia) –Diferentes culturas e religiões atribuem ás cores diferentes significados –EX:rituais da igreja católica etc... •Cor é informação !!! •Essa será a base de nossa disciplina

27 Veste imperial chinesa : cor amarelo claro representa a terra amarela, e a cor azul escuro significa o céu azul.

28 • vermelho,amarelo e rosa=sorte • Branco,azul e preto=funeral • Mensagem x vermelho=fim amizade

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30 Extensão da cor /Recursos da cor • A maneira como percebemos a cor tem influência das culturas,personalidades, em determinada cultura,tal cor é associada á isso,tal personalidade associa tal cor a determinado assunto etc... • Ela nos influência em praticamente todos os momentos de nossas vidas. • A propaganda se utiliza da cor para gravar suas marcas em nosso subconsciente. • Alguns exemplos: • Coca-Cola X Pepsi • Coco-Cola X Papai Noel • O cinema para induzir o telespectador a entrar e sentir a fantasia • EX:Lista de Shindler

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32 • A Importância das Cores moda •Pesquisas indicam –A primeira reação do consumidor a uma peça é causada pela cor. Então seguida por: •Interesse pelo desenho (modelo) •Sensação tátil •Avaliação do preço

33 • A Importância das Cores –Sendo assim, escolher as cores de sua coleção é um dos primeiros passos »Uma cartela de cor pode mudar completamente o “humor” de uma coleção –80% de nossa percepção é determinada pela visão, nosso sentido de maior alcance espacial •As cores nos impactam emocionalmente e fisicamente, de forma consciente ou não. •Comunicação não-verbal chega primeiro

34 Cor & Moda • O que considerar em relação às cores quando você está criando (usando, vendendo) moda •Linguagem da Cores •Associações simbólicas atribuídas às características das cores •Temperatura da cor •Luminosidade (profundidade) •Saturação (intensidade, brilho) •Significados de cada cor •O poder de classificação e desclassificação das cores •Harmonia: tipos de combinação e grau de contraste •Adequação das Cores aos Tipos Físicos •Ilusão de Ótica

35 • Conceitos •Definindo as Cores –Características (Qualidades) das Cores •Nos ajudam a definir e classificar as cores –Temperatura = cores = frias x cores quentes »Capacidade que as cores tem de parecer quentes ou frias »De acordo com a semelhança com o fogo »Quentes: amarelo, vermelho, laranja »Frias: ciano, azul, violeta, verde »Neutra: verde

36 • Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Associações simbólicas atribuídas às características das cores – Temperatura: Cores Frias x Cores Quentes Cor & Moda

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39 Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Associações simbólicas atribuídas às características das cores •Temperatura: Cores Frias x Cores Quentes Frias (afastantes) • tranquilidade • equiíibrio • racionalidade • frescor • iluminação • divino • distanciamento • apatia • impessoalidade • introspecção Quentes (aproximantes) • agitação • dinamismo • emotividade • calor, acolhida • ação • terreno • interação • energia • proximidade • descontração

40 • Conceitos •Definindo as Cores –Características (Qualidades) das Cores •Nos ajudam a definir e classificar as cores –Matiz (tom ou gama) = é a cor básica. Ex: azul, vermelho, verde... –Luminosidade (ou valor) = graus de transparência, claridade ou obscuridade de uma cor »Sua capacidade de refletir ou absorver mais, ou menos, luz »Varia numa escala do branco ao preto »As mais claras são chamadas luminosas x as mais escuras são as profundas

41 • Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Associações simbólicas atribuídas às características das cores •Luminosidade (profundidade): Claro x Escuro • • Escuras • Autoridade • Seriedade • Credibilidade • Força • Densidade • Formalidade Claras • Proximidade • Descontração • Abertura • Flexibilidade • Leveza • Casualidade

42 • Conceitos •Definindo as Cores –Características (Qualidades) das Cores •Nos ajudam a definir e classificar as cores –Saturação (ou intensidade) = diz respeito à força e à pureza de uma cor »A força está relacionada à pureza da cor »A saturação de uma cor é o seu grau de diferenciação do cinza/branco numa determinada luminosidade »Cor mais saturada = mais pura, intensa, viva, brilhante, nenhum ou menor grau de mistura ou adição de cinza/branco »Cor menos saturada = mais misturada, maior adição de cinza/branco.

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44 • Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Associações simbólicas atribuídas às características das cores •Saturação (Brilho, Intensidade, Pureza): Brilhante x Fosco Brilhantes • Vivacidade • Desafio • Irritante • Energia • Irritantes • Agressivas • Simples • Infantil Foscas • Suavidade • Prudência • Apaziguadora • Equilíbrio • Confortantes • Acolhedoras • Sofisticado • Madur o

45 Cor e Moda • Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Cores (e formas) são grandes responsáveis pelas mensagens enviadas através da roupa •São a base da comunicação não-verbal •São estímulos visuais •São percebidas, consciente ou inconscientemente. •Geram respostas em você, classificam.

46 • Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Cores (e formas) são grandes responsáveis pelas mensagens enviadas através da roupa CASUAL • Descontração • Relaxamento • Diversão • Jovem • Frescor • Imaturo • Irreverente • Férias • Flexibilidade • Receptividade • Criatividade FORMAL FORMAL • Comprometimento • Prontidão • Ambição • Adulto • Credibilidade • Maduro • Sério • Trabalho • Força •Distanciamento •Seriedade Quente, Luminoso, Vivo (Saturado) Frio, Escuro, Fosco (Não-Saturado)

47 FÉRTIL, CORDIAL & ACOLHEDOR ÍNTEGRO, CONFIÁVEL, RESPONSÁVEL PACIENTE, AMÁVEL & DOCE SÉRIO, HUMILDE, MADURO CONFORMADO & EXECUTOR ENÉRGICO, FORTE, & APAIXONADO DINÂMICO, DISPOSTO & ALEGRE CENTRADO, EQUILIBRADO & CONSERVADOR DIVERTIDO TRANQUILO & AMIGÁVEL CRIATIVO, MÍSTICO & DIVINO LEAL, VERDADEIRO, PACÍFICO & CONSERVADOR CRIATIVO FRESCO, NOVO, HONESTO & PACIFICADOR SÓLIDO, CONSTANTE, APÁTICO, SEM AMBIÇÃO & CONSERVADOR SOFISTICADO, PODEROSO SEGURO & CHEIO DE AUTORIDADE PODEROSO, ELEGANTE, & NOBRE INOFENSIVO FRESCO, ENERGÉTICO Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Significado das Cores

48 Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Linguagem das Cores

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50 Classificadoras • Caro • Sofisticado • Exclusivo • Adulto Desclassificadoras • Barato • Simples • Popular • Infantil Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Poder de Classificação x Desclassificação das Cores Cor & Moda

51 Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Linguagem das Cores

52 Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda •Linguagem das Cores

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54 Ilusão de Ótica

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56 Reinaldo Lourenço - Verão 2010

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59 Ilusão de Ótica

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62 Bibliografia • Ana Vaz-Teoria das Cores-www.anavaz.com.br • Ana Vaz-Estilo e Imagem Pessoal. • Site:www.cambridgeincolour.com/tutoriais/percepcao-cor. • Site:pt.wikipedia.org • Site:cordesign.com.br/cecor/cecor. • O Universo da cor - Israel Pedrosa-Editora Senac


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