A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Inovadora para Cidades Inovadoras: Case do Colégio SESI Ensino Médio no Paraná.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Inovadora para Cidades Inovadoras: Case do Colégio SESI Ensino Médio no Paraná."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Inovadora para Cidades Inovadoras: Case do Colégio SESI Ensino Médio no Paraná

2 APRESENTAÇÃO 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 3º NOSSOS RESULTADOS

3 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA

4 CONCEITO DE CIDADES INOVADORAS: Na proposição do evento 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA a) Cidade que valoriza e promove a articulação dos atores locais; b) Cidades que inspiram ideias aos cidadãos para implementações locais, voltadas para mercados globais;

5 Nossa proposição: Cidades inovadoras educação inovadora um sistema de ensino inovador. CONCEITO DE CIDADES INOVADORAS: 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA

6 • De processo: um novo fazer educacional • De produto: um novo perfil de aluno a ser formado • De gestão: novo papel do professor em sala de aula - nova dinâmica do processo ensino-aprendizagem Um novo modelo educacional para o ensino médio, nosso case. 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA DE QUE INOVAÇÃO FALAMOS:

7 • Tecnologia social (social-tech) • Novas formas de convivência e de abordagem coletiva dos problemas. Trazemos os problemas do cotidiano para a sala de aula e os transformamos em Oficinas de Aprendizagem. Transformamos os diferentes espaços da cidade em sala de aula. Os alunos trabalham constantemente em equipes. POR QUE PROPOMOS UM COLÉGIO DIFERENTE? 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA

8 Formar jovens líderes com responsabilidade social e ambiental, com alto nível de negociação, respeitosos da diversidade cultural e preparados para trabalhar em equipes de qualidade, levando-os a serem profissionais empreendedores, criativos, éticos e inovadores e, assim, encarar com sucesso as escolhas e os desafios da vida de forma mais feliz. Cidades Inovadoras - pessoas inovadoras – que terão ideias inovadoras se forem formados para serem criativos, enxergarem desafios e oportunidades onde há problemas. 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA NOSSA MISSÃO:

9 Formar novos profissionais que possam pensar em estratégias sustentáveis, que pensem de forma integrada nas necessidades humanas. Formar um profissional que pense holisticamente, que tenha uma dimensão integrada de todas as dimensões –o profissional da sustentabilidade. Formar profissionais que saibam implementar práticas e políticas sustentáveis. 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA NOSSA MISSÃO:

10 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

11 CONCEITO DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DO SISTEMA FIEP 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL Consiste na criação de ambientes propícios ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que permitam às pessoas atuarem e compartilharem em ambientes complexos. Educação transformadora • Princípios: educação na sustentabilidade • Pilares : • a valorização humana • a educação em conexão com a vida • o foco na ciência e tecnologia • o desenvolvimento de parcerias com a sociedade • a inovação • a ética Fonte: Plano de Ação SESI – ano de 2010

12 1. ECOSSUSTENTABILIDADE Diz respeito ao cuidado com o ambiente, transformando a atividade humana, concebida como ação cultural sobre a natureza, para ação com a natureza. 2. EMPREENDEDORISMO Significa ultrapassar a repetição do já posto ou a ocupação dos espaços existentes na via econômica e social para ousar a abertura de novos espaços. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL EIXOS ESTRUTURANTES DA REDE SESI

13 3. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Relacionada ao empreendedorismo, requer espaços e processos pedagógicos que instiguem o espírito inventivo, que estimulem a busca e a descoberta, o deslumbramento pelo desconhecido e o ceticismo diante das ideias em que todos acreditam como verdades únicas, a visão de oportunidades e criação de soluções novas. 4. RESPONSABILIDADE SOCIAL É a relação ética, transparente e consciente de que tudo o que for criado, inovado e transformado em ação seja para beneficio coletivo e não apenas individual. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL EIXOS ESTRUTURANTES DA REDE SESI

14 REDE DE COLÉGIOS SESI DO PARANÁ 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

15 CIC São José dos Pinhais Campo Largo CIC Quatro Barras São José dos Pinhais Guarapuava Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel 2 colégios 83 alunos 9 colégios 492 alunos º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

16 20 colégios alunos 21 colégios alunos Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Rio Branco do Sul Colombo São José dos Pinhais Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

17 Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Portão Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo colégios alunos 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

18 colégios alunos Araucária Alto da Glória Boqueirão Bocaiúva do Sul Campo Largo CIC Fazenda Rio Grande Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Portão Pinhais Guarapuava Irati Ibiporã Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Assaí Bandeirantes Cambé Londrina Rolândia Maringá Campo Mourão Cianorte Paranavaí Umuarama Ampére Cascavel Foz do Iguaçu Francisco Beltrão Marechal Cândido Rondon Palmas Pato Branco Toledo 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

19 Alunos Alunos Alunos Alunos* 2 Colégios 9 Colégios 20 Colégios 21 Colégios 22 Colégios 5630% de crescimento no número de alunos de 2005 – Alunos 41 Colégios 83 Alunos 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

20 Matrículas Colégios Bolsas /Menor aprendiz/ RS Sub. Indústria Empresas Parceiras 727 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

21 PARCERIA COM SENAI – CURSOS TÉCNICOS 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 1ª série2ª série 3ª série Contra-turno Atividades escolares 1º e 2º sem. Curso Técnico 3ª e 4ª sem. Curso Técnico SESI SENAI SESI/SENAI

22 QUAL IMPACTO ESSA REDE CAUSARÁ A LONGO PRAZO NESTAS CIDADES? O QUE REALMENTE ESTAMOS PROPONDO DE INOVADOR ? 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

23 ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA DE MARKETING DO COLÉGIO SESI 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

24 • A transformação notável na aprendizagem • A visão sistêmica e holística • A transdisciplinaridade • A interseriação • Intervenção real na comunidade • O resgate do prazer em aprender 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVAMOS NO PROCESSO COM:

25 • uma aprendizagem para o sucesso • uma visão sistêmica da realidade • formação de seres empreendedores, novos líderes com responsabilidade social • um novo profissional para o mercado de trabalho • novas redes de relacionamento 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVAMOS PARA:

26 METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM latim officina - “lugar onde se exerce um ofício; lugar onde se reparam ou fabricam máquinas”. Sentido figurativo amplo: “lugar onde se opera transformação notável”. A oficina é, portanto, um lugar de fabricação (de conhecimento), de reparação (de velhos conceitos) com muito serviço braçal e mental, com vistas à resolução de um problema. APRENDIZAGEM SERÁ UMA GRANDE DESCOBERTA – UMA AVENTURA. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

27 QUAIS AS MUDANÇAS OU INOVAÇÕES QUE TEREMOS DENTRO DA ESTRUTURA ESCOLAR NA ABORDAGEM DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM? 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

28 Altera-se a distribuição do espaço na sala de aula. As carteiras são substituídas por mesas de trabalho em comum, preferencialmente redondas, partilhadas em geral por 4 a 6 alunos, que trabalham em equipe para a solução dos desafios apresentados. 1ª Mudança física 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

29 Sala de aula do colégio SESI São José dos Pinhais Sala de aula do colégio SESI Rio Negro

30 2ª Mudança de abordagem Inovação do processo ensino-aprendizagem, na convivência escolar. Envolve e requer grande quebra de paradigmas O trabalho permanente em equipes 2.2. Ambiente de aprendizagem 2.3. Interseriação 2.4. Aprender pesquisando e fazendo 2.5. Aprendizagem para a solução de desafios 2.6. A inter e a trandisciplinaridade 2.7. Sucesso na aprendizagem e na vida 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

31 MUDANÇA DE ABORDAGEM Base da Proposta: O trabalho em equipes (não grupos) de aprendizagem – times de qualidade. A análise e solução serão as bases do conhecimento do aluno pela pesquisa e não mais o conhecimento transmitido pelo professor O trabalho permanente em equipes 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

32 2.1. O trabalho em equipes Empresas: profissionais flexíveis, autônomos, com visão integrada dos processos, com alto nível de negociação, colaborativos, dinâmico, autônomo,e com um excelente desempenho no trabalho em equipe. Escola: - Rede de Aprendizado: formará um aluno, futuro profissional, flexível, autônomo, bom negociador – a equipe exige trocas e informações – que aprende com os outros (peer production), - Relações Intra e Interpessoais: desenvolvimento de seus talentos e competências junto aos outros, autoconhecimento e conhecimento do outro. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

33 2.1. O trabalho em equipe cross functionals com funções dentro do time – questões interpessoais e intrapessoais. cross culturals (transdisciplinares – com aquisição e troca de conhecimentos). O trabalho em equipe é o grande impulsionador de redes de relacionamento permanentes. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

34 Equipes de Qualidade: organizam e gerenciam atividades com responsabilidade e eficiência e trabalham efetivamente no grupo para o sucesso de todos Equipes de Sucesso: Criam metas comuns, reúnem habilidades, talentos e conhecimentos e geram novas soluções para as novas exigências. Liderança para a sustentabilidade: Ambas formam líderes, que terão novas características de liderança, com responsabilidade sócio-ambiental, a empatia e o respeito pelo outro e, consequentemente, pelo mundo. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 2.1. O trabalho em equipes

35 CROWDSOURCING: O conhecimento partilhado e compartilhado, em equipes de trabalho, forma uma crowdsourcing. Vai além da relação direta entre todos os níveis da escola: • alunos x alunos • alunos x professores • alunos x direção • professores x direção • parceiros e comunidade em geral Se dá também de forma virtual utilizado nos diferentes blogs dos Colégios SESI O trabalho em equipes 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

36 Blog do Colégio SESI Ponta Grossa 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

37 TRABALHO COTIDIANO EM EQUIPES NOS COLÉGIOS 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

38 Alunos do Colégio SESI Rio NegroAlunos do Colégio SESI CascavelAlunos do Colégio SESI GuarapuavaAlunos do Colégio SESI Arapongas

39 • Mescla do perceptível x ambiente saudável, educador. • Ética será a palavra-chave nos relacionamentos, visto que as decisões são compartilhadas e o compromisso é assumido por todos. • Responsabilidade total também será um grande ganho, porque a cobrança será dos pares, e não mais da “autoridade professor”. MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.2. Ambiente 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

40 Alunos do Colégio SESI ToledoAlunos do Colégio SESI ArapongasAlunos do Colégio SESI GuarapuavaAlunos do Colégio SESI Rio Negro

41 Organização da escola não é mais por divisão em séries e turmas. Alunos de séries diferentes poderão estudar juntos – depende da escolha da Oficina que fizerem. Concepção de conhecimento: o aprender é um processo contínuo e ininterrupto na constante relação e troca com o meio, pela internalização e ressignificação da realidade pelo indivíduo. MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.3. Interseriação: Redes de relacionamento para o aprendizado QUANTO MAIS RICO E DIVERSO O AMBIENTE E AS POSSIBILIDADES DE TROCA, MAIOR APRENDIZADO HAVERÁ. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

42 LÓGICA CARTESIANA – dar aulas • Alunos por série • Planejamento individual por série e disciplina • Conteúdos por série e disciplina • Conteúdos por bimestre • Foco no trabalho do professor – cumprir programa • FRAGMENTAÇÃO DO TEMPO, DO TRABALHO E DO CONHECIMENTO - CONTEÚDO. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.3. Interseriação: Redes de relacionamento para o aprendizado

43 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL Alunos realizam escolhas das oficinas de aprendizagem Alunos Colégio SESI Maringá Alunos realizam escolhas das oficinas de aprendizagem Alunos Colégio SESI Maringá

44 Solução de desafios: Reais: extraídos, pelo conjunto de professores, do contexto social em suas múltiplas dimensões. Também sugeridos pelos alunos, atendendo as suas necessidades. Interdisciplinares: Olhar das diferentes disciplinas, através de estudos e pesquisas, da orientação do professor, da troca de experiências entre os componentes das equipes, do uso da criatividade e do pensamento crítico. Transdisciplinares: o mundo se organiza por sistemas relacionados, onde a solução de problemas não existe isoladamente, mas no contexto das relações, através dos conteúdos das diferentes disciplinas, num ambiente de aprendizagem interdisciplinar, transcendendo as disciplinas e a própria escola. MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprendizagem para a solução de desafios 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

45 Forma do desafio: questão em forma de pergunta, contextualizada num tema, em dimensões locais, nacionais ou internacionais. Várias soluções: perguntas que gerem muitas discussões, necessidade de visão de vários ângulos, elaboração de alternativas de soluções, que evidenciem necessidade de pesquisa e estudo para elaborar uma resposta fundamentada e mais completa possível, e que interfira, recupere ou transforme o objeto em questão. Conteúdos escolares: são ferramentas para a solução dos desafios, de forma não-linear, integrados nas disciplinas, convergindo para uma resposta criativa e transformadora. MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprendizagem para a solução de desafios 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

46 DESAFIO DE APRENDIZAGEM: A sociedade moderna é cada vez mais dependente dos recursos energéticos. O desenvolvimento econômico de um país cresce à medida que se utiliza mais energia, porém nem todos os países possuem condições de extração e ou utilização destes recursos. Como permitir o acesso de toda população aos recursos energéticos, controlando os impactos sociais derivados da produção desses recursos? Oficina “Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro” – Colégio SESI CIC.

47 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Como a qualidade de vida deve ser compreendida nas suas múltiplas dimensões: trabalho, família e sociedade? Oficina Qualidade de Vida – ano de 2009 Colégio SESI Apucarana

48 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DESAFO DA APRENDIZAGEM: Sabendo da importância do álcool na economia mundial e local, quais são as aplicações e implicações deste na sociedade contemporânea e como podemos utilizá-lo de forma sustentável? Oficina: Álcool, que mistura é essa? Ano de 2010 – Colégio SESI Arapongas

49 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Os anos 60 e 70 viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade começaram a se opor à sociedade de consumo vigente. Neste cenário, a transformação da moda, do comportamento, da música, dos estilos, das filosofias, da arte, foram radicais. O sucesso do rock and roll, das roupas unissex e da contracultura – termo utilizado para definir esse conjunto de manifestações -, foi invadido por ideologias que lançaram mão de conquistas políticas e sociais que ainda se perpetuam. Como esta época, marcada por ícones, estilos de vida, conflitos e conquistas, se reflete no séc. XXI nas ideologias que hoje se mantêm e se consolidaram ? O que este período representa para a nossa sociedade, em termos de aquisição de novas visões de mundo ? Oficina: Anos Dourados – 2009 – Colégio SESI São José dos Pinhais

50 “Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigre de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo, os tigres de dente de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dente de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia em que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também”. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DESAFIOS X CONTEÚDOS TRADICIONAIS

51 Mundo da Informação – fazer escolhas é necessário. Transformar informação em conhecimento é a diferença. Escolhas no Colégio: como escolher as respostas certas, como tratar os problemas, os desafios, entre milhares de informações que se recebe, como formular as perguntas certas, as questões importantes para gerar novas informações e os procedimentos para tratar destes novos problemas. Papel do professor: organizador e instigador do processo de aprendizagem dos alunos nas equipes. Papel do aluno: gerenciar sua própria aprendizagem, a desenvolver estratégias, a elaborar e construir conhecimento, pesquisando e estudando em pelo menos 3 bibliografias diferentes. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprender pesquisando e fazendo

52 • aprender pesquisando – em pelo menos 3 bibliografias • aprender fazendo – atividades práticas, aulas de campo, transformando informações em linguagens diversas, entre outras • aprender em equipe interseriadas – redes de relacionamento levando ao APRENDER A APRENDER - DESENVOLVIMEMTO DA AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprender pesquisando e fazendo

53 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL Alunos do Colégio SESI Telêmaco Borba Alunos do Colégio SESI Cascavel Alunos do Colégio SESI São José dos Pinhais Alunos do Colégio SESI União da Vitória Alunos do Colégio SESI BandeirantesAlunos do Colégio SESI União da VitóriaAlunos do Colégio SESI CascavelAlunos do Colégio São José dos PinhaisAlunos do Colégio SESI Maringá

54 Transdisciplinaridade - origem natural do conhecimento. O conhecimento por si só não tem disciplina, ele emana da natureza do nosso viver. ( HAMMES, 2008). Dessa forma, o conhecimento pressupõe colaboração, complementaridade e integração dos conteúdos entre todas as disciplinas, de acordo com os princípios de Prigogine (1996). Inter e trandisciplinaridade - aprendizagem estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas, proporcionando ao aluno a realização de sínteses sobre os temas estudados. Desafio é planejado coletivamente pelos professores - comum a todas as disciplinas, integrado, com conteúdos flexíveis – inter e transdisciplinaridade. MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.5. Transdisciplinaridade 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

55 Professores Colégio SESI Ponta Grossa

56 TEIA DE CONTEÚDOS OFICINA: Energia e Meio Ambiente: Soluções para o Futuro 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

57 SUCESSO é uma das palavras-chave para os nossos alunos e é nosso diferencial SUCESSO todo o tempo, fornecendo as melhores condições de ambiente, respeito, fazendo as perguntas certas, partilhando experiências, cuidando do nosso aluno para que ele cresça na liderança, na criatividade, no empreendedorismo e seja sucesso. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL MUDANÇA DE ABORDAGEM: 2.6. Ter sucesso

58 • Alunos do ensino médio – independente da série, organizados por Oficinas. • Planejamento interdisciplinar para responder a um desafio sob vários ângulos e visões. • Conteúdos do ensino médio – selecionados conforme o desafio da oficina e como meios para desenvolver competências e habilidades. • Trabalho por competências – foca conhecimento teórico, conhecimento prático, valores, julgamentos e intuições. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL NOVA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA: Lógica sistêmica:

59 • Oficina independe da série – por isso implica profundidade de conceitos e conhecimentos. • Conhecimentos são redes de conceitos – inter e transdisciplinaridade, concretizadas nas teias de conteúdos. • Foco – aluno aprender fazendo pela pesquisa, aprendendo com os outros e com o professor. VISÃO DE TOTALIDADE E INTERDEPENDÊNCIA DO TRABALHO DOS PROFESSORES, DOS CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DA ESCOLA COM A VIDA REAL. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL NOVA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA: Lógica sistêmica:

60 1.Currículo com conteúdo em bloco único – sem divisão por séries e bimestres. 2.Professores selecionando os conteúdos pelo significado diante dos desafios a serem resolvidos e também diante das exigências legais básicas – flexibilidade e processo. 3.Alunos escolhendo e monitorando o que pretendem estudar independente da série em que estão matriculados – autonomia e responsabilidade. 4.Alunos aprendendo pela pesquisa e pelo fazer, em equipes de estudo, independente da série – aluno ativo, aprendizagem dialógica, aprender fazendo. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL GESTÃO INOVADORA:

61 5.Professores instigando o aprendizado, facilitando o processo, orientando os caminhos e mediando o aprendizado – professores mestres. 6.A cada bimestre os alunos escolhem oficinas diferentes e estudam com equipes diferentes - autonomia e responsabilidade, interação e aprendizado. 7.Reedição de algumas Oficinas de Aprendizagem com conteúdos significativos para que todos os alunos possam cursar – garantia do currículo básico. 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL GESTÃO INOVADORA:

62 • gerenciamento de sala de aula • escolhas e projetos • lidar com a inovação • respeito • negociação • relações • visão sistêmica • sucesso na aprendizagem • sucesso da instituição ESCOLA 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO COLÉGIO SESI ENVOLVE:

63 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DEPOIMENTOS DE PROFESSOR E ALUNOS COLÉGIO SESI RIO NEGRO

64 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

65 COLÉGIO SESI CASCAVEL OFICINA: Que negócio é este? Contexto e justificativa: Oportunizar aos alunos uma visão sistêmica de qualquer negócio, concretizado, no caso, pelo pão, permitindo que eles possam desenvolver o empreendedorismo. Desenvolver a percepção de que são capazes de criar e inovar, tendo visão crítica de qualquer negócio aliando conhecimentos científicos e cotidianos. Desafio Proposto Sabendo que nos mercados o pão é também um motivador para outras compras, e que há outros fatores vinculados ao sucesso das padarias, como fazer deste um negócio rentável, dinâmico, com valor agregado para a clientela? Como criar um novo conceito de padaria em pleno século XXI? 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

66 Oficina Cascavel 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

67 Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar. FILME: Ratatouille 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS e.asp?id=3450

68 Uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso - a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. LIVRO: Quem mexeu no meu queijo? 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

69 ATIVIDADES EM COMUM: 1.Trabalho de campo pelas equipes em panificadoras da cidade 2.Palestra com um profissional do SEBRAE sobre abertura de negócios próprios 3.Concurso Cultural SIPCEP – Sindicato da Panificação: - Elaboração de receita de um novo sanduíche - Redação “ Pão e Sustentabilidade” 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

70 ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO QUAL: Plano de negócio de uma padaria COMO: Os alunos elaborarão, em equipe, PLANO DE NEGÓCIO de uma padaria, nos moldes do plano de negócio do SEBRAE/PR: - plano de marketing - planta baixa - cardápios em 3 línguas - e demais informações acerca do empreendimento. FORMA: - Entrega do plano de negócio por escrito - Apresentação criativa para uma banca especialmente composta (gerente SESI, SEBRAE, Setor de panificação local ou sindicato); 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

71 ATIVIDADES DE CASCAVEL QUE NEGÓCIO É ESSE?

72 COLÉGIO SESI UNIÃO DA VITÓRIA OFICINA: Cidadania: qual é meu papel? Contexto e justificativa: Tendo em vista a formação do caráter cidadão dos jovens, faz-se necessário abordar o tema CIDADANIA de maneira integrada, para que compreendam seu papel na sociedade, seus direitos e garantias, previstos na Constituição Federal e como podem cobrar esses direitos, caso sejam de alguma forma lesados, bem como observar e cumprir com seus deveres e responsabilidades sociais, para melhorar as perspectivas de nosso país. Desafio proposto Constatamos todos os dias por meio da mídia um grande índice de injustiças sociais na sociedade em que vivemos: pessoas pobres em situação de risco, desemprego e má distribuição de renda. Situações que descaracterizam um Estado de Direitos e faz emergir questões tais como: Será que no Brasil todos podem se dizer verdadeiramente cidadãos? Quais são os direitos e deveres sociais e garantias para efetivação da cidadania plena para todos? Como posso contribuir com isso? 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

73 Teia de conteúdos

74 Cidadania para principiantes, de Carlos Eduardo Novaes. O autor volta à cena com seu estilo bem- humorado, ao lado do cartunista César Lobo, para desvendar os passos da evolução (e do retrocesso) da cidadania no Brasil e no mundo. Desde a antiguidade até os dias atuais, a história dos direitos humanos, que em muitos casos deixaram o homem de lado. 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS LIVRO:

75 Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras. FILME: O Menino do pijama listrado 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

76 Aulas de campo: Conhecer o bairro Rio D’Areia, filmar e fotografar questões sócio-ambientais. Visitas: Visita a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa/ PR Seminário: Palestra 1: Direitos Humanos Fundamentais Palestra 2: Legislação de Trânsito Parcerias: Prefeitura Municipal Universidade do Contestado / SC / Curso de Direito 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS ATIVIDADES EM COMUM:

77 QUAL: 1. Documentário da cidade 2. Folder explicativo de direitos e deveres sociais COMO: 1. Apresentação do documentário para autoridades públicas convidadas 2. Palestra e entrega do folder para alunos e professores do colégio e posteriormente pais e comunidades. ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO: 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

78 Trabalho de campo na cidade

79 VÍDEO DO COLÉGIO UNIÃO VITÓRIA 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

80 Visita à Assembleia Legislativa do Estado do ParanáEncontro com o Deputado Estadual Rossoni e apresentação do quadro pesquisado em União da Vitória Apresentação do documentário sobre a cidade e discussão de propostas com a Secretária de Ação Social da cidade 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

81 UM COLÉGIO INOVADOR REQUER O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS INOVADORES 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

82 1.Empreendedorismo – Junior Achievement 2.HPI – Hotel de Projetos Inovadores – SENAI 3.Mostra Inova SESI/SENAI 4.Projetos de Inovação – Edital SESI Nacional 5.Projetos Sociais 6.Parcerias com as comunidades locais das cidades 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS UM COLÉGIO INOVADOR E SEUS PROGRAMAS INOVADORES:

83 PARCERIA COM A JUNIOR ACHIEVEMENT 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

84 PROJETOS INOVADORES Alunos de S.J.Pinhais – miniempresa Arte Mania / Mostra em shopping da cidade 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

85 PROJETOS INOVADORES Alunos Colégio SESI Ponta Grossa - miniempresa / Empresários desde º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Empresa: Magia e Luz Produto: Criação de abajures personalizados Fonte de Inspiração: Metodologia do Colégio SESI e programa Economia Pessoal e Mini-empresa da Junior Achievement

86 Hoje empresário por influência da metodologia do Colégio SESI 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES Aluno Andrey Vilseque – formado em 2009 / Colégio SESI Rio Negro

87 Empresa “Digimaster Web” Fonte de Inspiração: projeto desenvolvido na oficina Ser Social intitulado “Pequenas empresas grandes conhecimentos”, Ideia inicial: empresa de designer gráfico para automóveis Ideia ampliada: empresa de comunicação visual que prestaria serviços de desenvolvimento e manutenção de sites. Empresa em atuação: serviços de desenvolvimento e manutenção de web sites, logotipos, impressos, cartões de visitas, baners, flyers, cartões de visita, artes gráficas, hospedagens de sites, arte e design em geral. Local: Cidade de Rio Negro-PR Clientes atuais: Cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais Perspectivas futuras: breve uma uma filial na cidade de Timbó – SC. 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

88 Aluno Thiago Burnatt - formado em 2009 – Colégio SESI Rio Negro 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

89 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Ramo: Comércio de Celulares Fonte de Motivação: vivenciado uma experiência motivadora dentro da oficina “Pequenas Empresas, Grandes Conhecimentos”, aliado ao desejo da família de entrar para o ramo do comércio de celulares. Empreendedor: Thiago se posicionou e tomou a frente dos negócios, no ano em que cursava a terceira série no Colégio SESI. Após formado, passou a dedicar-se integralmente aos negócios, estando hoje com loja estruturada na cidade de Mafra/SC, contando, além de Thiago, com mais dois funcionários.

90 Programa de incubação de projetos pelo SENAI Decorre de editais específicos e seleção criteriosa por banca especializada. Abriga ideias inovadoras de desenvolvimento de novos produtos Presta auxilio e orientação técnica através de tutores especializados 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES HPI – Hotel de Projetos Inovadores

91 Alunos Colégio SESI/SENAI - Maringá / Eletromecânica 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Contexto: Maringá – cidade arborizada. Problema: árvores em término de ciclo vital. PROJETOS INOVADORES HPI – Hotel de Projetos Inovadores

92 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES IDEIA INCUBADA DESDE 2008: Criação de uma Plantadeira - Broca perfuratriz É um dispositivo para perfurar troncos de árvores cortadas. Existem em Maringá muitos tocos de árvores que podem ser aproveitados, melhorando o meio ambiente na cidade. A função da Perfuratriz é fazer um buraco no tronco cortado e fixado no solo, servindo de vaso natural. Em seguida planta-se muda de outra árvore ou de uma planta própria para espaços públicos. É o replantio de mudas. Os nutrientes da árvore velha servirão de alimento para a nova planta. FASE ATUAL: “Plano de Negócios” - viabilidade da máquina na prestação de serviços.

93 PROJETOS INOVADORES 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Mostra INOVA SESI / SENAI: Evento público do Sistema FIEP Editais específicos e seleção criteriosa por banca especializada. Mostra de projetos inovadores (produtos, processos e serviços) desenvolvidos por alunos e docentes SESI / SENAI.

94 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES Parcerias com a comunidade / Colégio SESI - CIC

95 Criação de um novo modelo de carrinho de coleta de lixo 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

96 Projeto Manta Térmica - 1º LUGAR NO PRÊMIO ESCOLA SOLIDÁRIA – 2008 Fundação Itaú Social e Rede Bandeirantes de Rádio PROJETOS INOVADORES 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

97 Oficina: Amazônia Conhecer e compreender o porquê da Amazônia se constituir numa das maiores riquezas do Brasil e motivo de grandes conflitos futuramente sob várias perspectivas. Disciplina de Física: Conhecer e aplicar os conhecimentos de Termologia, analisando problemas climáticos encontrados no planeta, no país, região e até mesmo em suas casas e, por fim, concluir sobre a função da Amazônia para o mundo, nessa perspectiva. Conclusão: Os problemas climáticos atingem todos sem restrição, e que pessoas de baixa renda são as que mais sofrem as consequências, pela impossibilidade financeira de aquisição de aparelhos que minimizam os problemas de temperatura em suas residências, fato observado na própria cidade. Proposição: Deveria ser algo viável economicamente e que expressasse conceitos de relevância social atual como “ecologicamente correto” e “desenvolvimento sustentável”, a fim de não se criar mais problemas de cunho ambiental. Produto Inovador: Mantas térmicas são isolantes térmicos, acústicos e estruturais, construídas a partir da transformação de caixas de leite longa vida para residências de famílias de baixa renda. 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES MANTA TÉRMICA – Colégio SESI Londrina

98 ASSISTA AO VIDEO DA MANTA TÉRMICA 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

99 Criando aquecedor solar / Testando uma nova idéia Colégio: São José dos Pinhais Oficina de Aprendizagem: POLÍTICA E CIDADANIA, Atuação:social: em um trabalho conjunto com as disciplinas de Biologia e Física construíram o Aquecedor Ecológico, um equipamento artesanal feito com material reutilizável projetado pelo Sr. José Alcino Alano, um aposentado da cidade de Tubarão em Santa Catarina que idealizou uma alternativa para o aquecimento de água a baixo custo para beneficiar comunidades carentes. A idéia do Sr. José Alcino está percorrendo o Sul do país e há centenas de equipamentos instalados. Ação: construir modelos do aquecedor que utiliza basicamente garrafas PET, embalagens de leite longa vida e canos de PVC. A economia mensal pode chegar a 40% na conta de luz. A garrafa PET funciona como estufa e retém os raios solares infravermelhos, deixando a água quente. Perspectiva: estudo detalhado e análise do material para divulgação na cidade local. 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

100 Criando aquecedor solar 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

101 Projeto em parceria com a SOGIPA (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Paraná) nos escritórios locais. É um programa da SESI JOVEM VIDA que consiste em utilizar o método do protagonismo juvenil para realizar ações de prevenção à gravidez na adolescência, DST e ADIS. Os encontros acontecem com alunas do Colégio SESI ensinando alunas das escolas públicas sobre Educação Sexual, saúde reprodutiva e valorização da mulher. 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETO INOVADOR MENARCA:

102 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Projeto MENARCA Grupo de voluntárias Colégio SESI Guarapuava Grupo de alunas voluntárias aplicando o programa no próprio Colégio São José dos Pinhais PROJETOS INOVADORES

103 Revitalizando horta na comunidade / Projeto CASA VERDE Colégio SESI São José dos Pinhais 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

104 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Colégio: São José dos Pinhais Oficina de Aprendizagem: Caçadores de Mitos Atuação social: conduziram o Projeto Mais Verde na Casa Verde - Parceria com a Casa Verde – uma comunidade carente da cidade de São José dos Pinhais, assistida pelos alunos do Colégio SESI Ação: os canteiros, que estavam desativados, foram revitalizados e receberam os devidos cuidados durante todo o bimestre. Diariamente, após a plantação de alface, agrião, beterraba, couve e chuchu, os canteiros foram regados e receberam ainda um espantalho para afastar os pássaros que estavam alimentando-se das mudas. Perspectiva: Quando estiverem no tempo certo de colheita, as hortaliças serão distribuídas para os alunos da Casa Verde. O projeto horta terá continuidade, onde pretende-se manter a produtividade. Revitalizando horta na comunidade / Projeto CASA VERDE Colégio SESI São José dos Pinhais PROJETOS INOVADORES

105 Projeto Câmara Jovem de Cascavel Alunos do Colégio SESI Cascavel atuam na Câmara Jovem da Cidade de Cascavel/PR 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

106 Alunos do Colégio São José dos Pinhais na Câmara Municipal da Cidade Alunos do partido PHE, vencedor das eleições no Colégio, apresentaram suas propostas diretamente aos vereadores.

107 FREE HUGS - campanha do abraço grátis cidade de Cascavel 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é uma campanha iniciada em 2004 em Sydney, Austrália, por Juan Mann e amplamente divulgada mundialmente em 2006 através de um videoclip no YouTube. Envolve pessoas que oferecem abraços para estranhos em locais públicos apenas para alegrá-las e incentivá- las a fazer o mesmo com outros.SydneyAustrália O Colégio SESI, após reflexão sobre sentimentos e humanidade, realizou a campanha em 20/07/09, na cidade.

108 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

109 Recursos financeiros para bolsas de DTI – Desenvolvimento Tecnológico e Industrial 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS Ministério da Ciência e Tecnologia Recursos financeiros

110 Promover pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) nos DRs do SENAI e do SESI em parceria com empresas, para o desenvolvimento de processos, produtos e tecnologias sociais inovadoras nos temas sociais, ambientais, produção e produtividade. Empresa Bosch Instituto Robert Bosch Projeto “Jovens em Ação” SESI Paraná Unidade regional da CIC Colégio SESI CIC Tecnologia Social 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

111 PROJETO: A relação escola indústria e comunidade na ressignificação do currículo do ensino médio regular para a formação do futuro trabalhador da indústria. PRODUTO: Tecnologia Social manualizada: 1.fundamentação teórico-conceitual 2.resultados da pesquisa 3.metodologia e replicabilidade 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

112 Conhece neste evento a mostra INOVA Cidades Inovadoras: Mobiliário UrbanoColégio SESI - Maringá PROJETOCATEGORIA PROCESSO Bico 4 jatos direcionadosColégio SESI - Londrina Claridade da LuzColégio SESI - Carambei PROJETOCATEGORIA PRODUTOS Avenidas da IncertezaColégio SESI - Toledo Pilhas e Baterias em CPUColégio SESI -Pato Branco Inovando Aprendizagem com brincadeiras de reciclagem Colégio SESI - Pato Branco PROJETOCATEGORIA SERVIÇOS 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS PROJETOS INOVADORES

113 VÍDEO DE PATO BRANCO 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

114 Analista Técnica Gerência de Operações Inovadoras Colégio SESI Rosilei Ferrarini Consultora Colégio SESI Márcia C. Rigon Gerente de Operações Inovadoras Colégio SESI Lilian Luitz Contatos:

115 OBRIGADA!


Carregar ppt "Educação Inovadora para Cidades Inovadoras: Case do Colégio SESI Ensino Médio no Paraná."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google