A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Inovadora para Cidades Inovadoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Inovadora para Cidades Inovadoras:"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Inovadora para Cidades Inovadoras:
Case do Colégio SESI Ensino Médio no Paraná

2 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
APRESENTAÇÃO 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 3º NOSSOS RESULTADOS

3 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA

4 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA
CONCEITO DE CIDADES INOVADORAS: Na proposição do evento a) Cidade que valoriza e promove a articulação dos atores locais; b) Cidades que inspiram ideias aos cidadãos para implementações locais, voltadas para mercados globais;

5 um sistema de ensino inovador.
1º CONTEXTO DE NOSSA FALA CONCEITO DE CIDADES INOVADORAS: Nossa proposição: Cidades inovadoras educação inovadora um sistema de ensino inovador.

6 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA
DE QUE INOVAÇÃO FALAMOS: De processo: um novo fazer educacional De produto: um novo perfil de aluno a ser formado De gestão: novo papel do professor em sala de aula - nova dinâmica do processo ensino-aprendizagem Um novo modelo educacional para o ensino médio, nosso case.

7 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA
POR QUE PROPOMOS UM COLÉGIO DIFERENTE? Tecnologia social (social-tech) Novas formas de convivência e de abordagem coletiva dos problemas. Trazemos os problemas do cotidiano para a sala de aula e os transformamos em Oficinas de Aprendizagem. Transformamos os diferentes espaços da cidade em sala de aula. Os alunos trabalham constantemente em equipes.

8 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA
NOSSA MISSÃO: Formar jovens líderes com responsabilidade social e ambiental, com alto nível de negociação, respeitosos da diversidade cultural e preparados para trabalhar em equipes de qualidade, levando-os a serem profissionais empreendedores, criativos, éticos e inovadores e, assim, encarar com sucesso as escolhas e os desafios da vida de forma mais feliz. Cidades Inovadoras - pessoas inovadoras – que terão ideias inovadoras se forem formados para serem criativos, enxergarem desafios e oportunidades onde há problemas .

9 1º CONTEXTO DE NOSSA FALA
NOSSA MISSÃO: Formar novos profissionais que possam pensar em estratégias sustentáveis, que pensem de forma integrada nas necessidades humanas. Formar um profissional que pense holisticamente , que tenha uma dimensão integrada de todas as dimensões –o profissional da sustentabilidade . Formar profissionais que saibam implementar práticas e políticas sustentáveis.

10 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL

11 CONCEITO DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DO SISTEMA FIEP
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL CONCEITO DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DO SISTEMA FIEP Consiste na criação de ambientes propícios ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que permitam às pessoas atuarem e compartilharem em ambientes complexos. Educação transformadora Princípios: educação na sustentabilidade Pilares : a valorização humana a educação em conexão com a vida o foco na ciência e tecnologia o desenvolvimento de parcerias com a sociedade a inovação a ética Fonte: Plano de Ação SESI – ano de 2010

12 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
EIXOS ESTRUTURANTES DA REDE SESI 1. ECOSSUSTENTABILIDADE Diz respeito ao cuidado com o ambiente, transformando a atividade humana, concebida como ação cultural sobre a natureza, para ação com a natureza. 2. EMPREENDEDORISMO Significa ultrapassar a repetição do já posto ou a ocupação dos espaços existentes na via econômica e social para ousar a abertura de novos espaços.

13 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
EIXOS ESTRUTURANTES DA REDE SESI 3. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Relacionada ao empreendedorismo, requer espaços e processos pedagógicos que instiguem o espírito inventivo, que estimulem a busca e a descoberta, o deslumbramento pelo desconhecido e o ceticismo diante das ideias em que todos acreditam como verdades únicas, a visão de oportunidades e criação de soluções novas. 4. RESPONSABILIDADE SOCIAL É a relação ética, transparente e consciente de que tudo o que for criado, inovado e transformado em ação seja para beneficio coletivo e não apenas individual.

14 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
REDE DE COLÉGIOS SESI DO PARANÁ

15 2005 2006 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 2 colégios 83 alunos
CIC São José dos Pinhais Campo Largo CIC Quatro Barras São José dos Pinhais Guarapuava Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel

16 2007 2008 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 21 colégios 20 colégios
2.039 alunos 20 colégios 1.542 alunos Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Rio Branco do Sul Colombo São José dos Pinhais Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo

17 2009 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 22 colégios 2.804 alunos
Campo Largo CIC Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Portão Guarapuava Irati Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Bandeirantes Londrina Maringá Cascavel Pato Branco Toledo

18 2010 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 41 colégios 5.500 alunos Guarapuava
Irati Ibiporã Ponta Grossa Carambeí Telêmaco Borba União da Vitória Apucarana Arapongas Assaí Bandeirantes Cambé Londrina Rolândia Maringá Campo Mourão Cianorte Paranavaí Umuarama Ampére Cascavel Foz do Iguaçu Francisco Beltrão Marechal Cândido Rondon Palmas Pato Branco Toledo 2010 41 colégios 5.500 alunos Araucária Alto da Glória Boqueirão Bocaiúva do Sul Campo Largo CIC Fazenda Rio Grande Rio Negro Quatro Barras Colombo São José dos Pinhais Portão Pinhais

19 5630% de crescimento no número de alunos de 2005 – 2010
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL 2 Colégios 9 Colégios 20 Colégios 21 Colégios 22 Colégios 41 Colégios 2005 2006 2007 2008 2009 2010 83 Alunos 492 Alunos 1.542 Alunos 2.039 Alunos 3.804 Alunos* 5.500 Alunos 5630% de crescimento no número de alunos de 2005 – 2010

20 Bolsas /Menor aprendiz/ RS
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL Bolsas /Menor aprendiz/ RS Sub. Indústria Empresas Parceiras Matrículas Colégios 5.500 41 2.620 727 544

21 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
PARCERIA COM SENAI – CURSOS TÉCNICOS 1ª série 2ª série 3ª série Contra-turno Atividades escolares 1º e 2º sem. Curso Técnico 3ª e 4ª sem. Curso Técnico SESI SENAI SESI/SENAI

22 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
QUAL IMPACTO ESSA REDE CAUSARÁ A LONGO PRAZO NESTAS CIDADES? O QUE REALMENTE ESTAMOS PROPONDO DE INOVADOR ?

23 ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA DE MARKETING DO COLÉGIO SESI
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA DE MARKETING DO COLÉGIO SESI

24 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
INOVAMOS NO PROCESSO COM: A transformação notável na aprendizagem A visão sistêmica e holística A transdisciplinaridade A interseriação Intervenção real na comunidade O resgate do prazer em aprender

25 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
INOVAMOS PARA: uma aprendizagem para o sucesso uma visão sistêmica da realidade formação de seres empreendedores, novos líderes com responsabilidade social um novo profissional para o mercado de trabalho novas redes de relacionamento

26 METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL METODOLOGIA DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM latim officina - “lugar onde se exerce um ofício; lugar onde se reparam ou fabricam máquinas”. Sentido figurativo amplo: “lugar onde se opera transformação notável”. A oficina é, portanto, um lugar de fabricação (de conhecimento), de reparação (de velhos conceitos) com muito serviço braçal e mental, com vistas à resolução de um problema. APRENDIZAGEM SERÁ UMA GRANDE DESCOBERTA – UMA AVENTURA.

27 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
QUAIS AS MUDANÇAS OU INOVAÇÕES QUE TEREMOS DENTRO DA ESTRUTURA ESCOLAR NA ABORDAGEM DAS OFICINAS DE APRENDIZAGEM?

28 1ª Mudança física 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Altera-se a distribuição do espaço na sala de aula. As carteiras são substituídas por mesas de trabalho em comum, preferencialmente redondas, partilhadas em geral por 4 a 6 alunos, que trabalham em equipe para a solução dos desafios apresentados.

29 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Sala de aula do colégio SESI Rio Negro Sala de aula do colégio SESI São José dos Pinhais

30 2ª Mudança de abordagem 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Inovação do processo ensino-aprendizagem, na convivência escolar. Envolve e requer grande quebra de paradigmas. 2.1. O trabalho permanente em equipes 2.2. Ambiente de aprendizagem 2.3. Interseriação 2.4. Aprender pesquisando e fazendo 2.5. Aprendizagem para a solução de desafios 2.6. A inter e a trandisciplinaridade 2.7. Sucesso na aprendizagem e na vida

31 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.1. O trabalho permanente em equipes Base da Proposta: O trabalho em equipes (não grupos) de aprendizagem – times de qualidade. A análise e solução serão as bases do conhecimento do aluno pela pesquisa e não mais o conhecimento transmitido pelo professor.

32 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
2.1. O trabalho em equipes Empresas: profissionais flexíveis, autônomos, com visão integrada dos processos, com alto nível de negociação, colaborativos, dinâmico, autônomo,e com um excelente desempenho no trabalho em equipe. Escola: Rede de Aprendizado: formará um aluno, futuro profissional, flexível, autônomo, bom negociador – a equipe exige trocas e informações – que aprende com os outros (peer production) , - Relações Intra e Interpessoais: desenvolvimento de seus talentos e competências junto aos outros , autoconhecimento e conhecimento do outro.

33 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
2.1. O trabalho em equipe cross functionals com funções dentro do time – questões interpessoais e intrapessoais. cross culturals (transdisciplinares – com aquisição e troca de conhecimentos). O trabalho em equipe é o grande impulsionador de redes de relacionamento permanentes .

34 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
2.1. O trabalho em equipes Equipes de Qualidade: organizam e gerenciam atividades com responsabilidade e eficiência e trabalham efetivamente no grupo para o sucesso de todos Equipes de Sucesso: Criam metas comuns, reúnem habilidades, talentos e conhecimentos e geram novas soluções para as novas exigências . Liderança para a sustentabilidade: Ambas formam líderes, que terão novas características de liderança, com responsabilidade sócio-ambiental, a empatia e o respeito pelo outro e, consequentemente , pelo mundo.

35 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
2.1. O trabalho em equipes CROWDSOURCING: O conhecimento partilhado e compartilhado, em equipes de trabalho, forma uma crowdsourcing. Vai além da relação direta entre todos os níveis da escola: alunos x alunos alunos x professores alunos x direção professores x direção parceiros e comunidade em geral Se dá também de forma virtual utilizado nos diferentes blogs dos Colégios SESI.

36 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Blog do Colégio SESI Ponta Grossa

37 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
TRABALHO COTIDIANO EM EQUIPES NOS COLÉGIOS

38 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Alunos do Colégio SESI Rio Negro Alunos do Colégio SESI Arapongas Alunos do Colégio SESI Cascavel Alunos do Colégio SESI Guarapuava

39 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.2. Ambiente Mescla do perceptível x ambiente saudável, educador. Ética será a palavra-chave nos relacionamentos, visto que as decisões são compartilhadas e o compromisso é assumido por todos. Responsabilidade total também será um grande ganho, porque a cobrança será dos pares, e não mais da “autoridade professor”.

40 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Alunos do Colégio SESI Rio Negro Alunos do Colégio SESI Guarapuava Alunos do Colégio SESI Arapongas Alunos do Colégio SESI Toledo

41 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.3. Interseriação: Redes de relacionamento para o aprendizado Organização da escola não é mais por divisão em séries e turmas. Alunos de séries diferentes poderão estudar juntos – depende da escolha da Oficina que fizerem. Concepção de conhecimento: o aprender é um processo contínuo e ininterrupto na constante relação e troca com o meio, pela internalização e ressignificação da realidade pelo indivíduo. QUANTO MAIS RICO E DIVERSO O AMBIENTE E AS POSSIBILIDADES DE TROCA, MAIOR APRENDIZADO HAVERÁ.

42 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.3. Interseriação: Redes de relacionamento para o aprendizado LÓGICA CARTESIANA – dar aulas Alunos por série Planejamento individual por série e disciplina Conteúdos por série e disciplina Conteúdos por bimestre Foco no trabalho do professor – cumprir programa FRAGMENTAÇÃO DO TEMPO, DO TRABALHO E DO CONHECIMENTO - CONTEÚDO.

43 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Alunos realizam escolhas das oficinas de aprendizagem Alunos Colégio SESI Maringá Alunos realizam escolhas das oficinas de aprendizagem Alunos Colégio SESI Maringá

44 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprendizagem para a solução de desafios Solução de desafios: Reais: extraídos, pelo conjunto de professores, do contexto social em suas múltiplas dimensões. Também sugeridos pelos alunos, atendendo as suas necessidades. Interdisciplinares: Olhar das diferentes disciplinas, através de estudos e pesquisas, da orientação do professor, da troca de experiências entre os componentes das equipes, do uso da criatividade e do pensamento crítico. Transdisciplinares: o mundo se organiza por sistemas relacionados, onde a solução de problemas não existe isoladamente, mas no contexto das relações, através dos conteúdos das diferentes disciplinas, num ambiente de aprendizagem interdisciplinar, transcendendo as disciplinas e a própria escola.

45 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprendizagem para a solução de desafios Forma do desafio: questão em forma de pergunta, contextualizada num tema, em dimensões locais, nacionais ou internacionais. Várias soluções: perguntas que gerem muitas discussões, necessidade de visão de vários ângulos, elaboração de alternativas de soluções, que evidenciem necessidade de pesquisa e estudo para elaborar uma resposta fundamentada e mais completa possível, e que interfira, recupere ou transforme o objeto em questão. Conteúdos escolares: são ferramentas para a solução dos desafios, de forma não-linear , integrados nas disciplinas, convergindo para uma resposta criativa e transformadora.

46 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM: A sociedade moderna é cada vez mais dependente dos recursos energéticos. O desenvolvimento econômico de um país cresce à medida que se utiliza mais energia, porém nem todos os países possuem condições de extração e ou utilização destes recursos. Como permitir o acesso de toda população aos recursos energéticos, controlando os impactos sociais derivados da produção desses recursos? Oficina “Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro” – Colégio SESI CIC.

47 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Como a qualidade de vida deve ser compreendida nas suas múltiplas dimensões: trabalho, família e sociedade? Oficina Qualidade de Vida – ano de 2009 Colégio SESI Apucarana

48 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
DESAFO DA APRENDIZAGEM: Sabendo da importância do álcool na economia mundial e local, quais são as aplicações e implicações deste na sociedade contemporânea e como podemos utilizá-lo de forma sustentável? Oficina: Álcool, que mistura é essa? Ano de 2010 – Colégio SESI Arapongas

49 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Os anos 60 e 70 viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade começaram a se opor à sociedade de consumo vigente. Neste cenário, a transformação da moda, do comportamento, da música, dos estilos, das filosofias, da arte, foram radicais. O sucesso do rock and roll, das roupas unissex e da contracultura – termo utilizado para definir esse conjunto de manifestações -, foi invadido por ideologias que lançaram mão de conquistas políticas e sociais que ainda se perpetuam. Como esta época, marcada por ícones, estilos de vida, conflitos e conquistas, se reflete no séc. XXI nas ideologias que hoje se mantêm e se consolidaram ? O que este período representa para a nossa sociedade, em termos de aquisição de novas visões de mundo ? Oficina: Anos Dourados – 2009 – Colégio SESI São José dos Pinhais

50 DESAFIOS X CONTEÚDOS TRADICIONAIS
2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL DESAFIOS X CONTEÚDOS TRADICIONAIS “Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigre de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo, os tigres de dente de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dente de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia em que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também”.

51 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprender pesquisando e fazendo Mundo da Informação – fazer escolhas é necessário. Transformar informação em conhecimento é a diferença. Escolhas no Colégio: como escolher as respostas certas , como tratar os problemas, os desafios, entre milhares de informações que se recebe, como formular as perguntas certas, as questões importantes para gerar novas informações e os procedimentos para tratar destes novos problemas. Papel do professor: organizador e instigador do processo de aprendizagem dos alunos nas equipes. Papel do aluno: gerenciar sua própria aprendizagem, a desenvolver estratégias, a elaborar e construir conhecimento, pesquisando e estudando em pelo menos 3 bibliografias diferentes.

52 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.4. Aprender pesquisando e fazendo aprender pesquisando – em pelo menos 3 bibliografias aprender fazendo – atividades práticas, aulas de campo, transformando informações em linguagens diversas, entre outras aprender em equipe interseriadas – redes de relacionamento levando ao APRENDER A APRENDER - DESENVOLVIMEMTO DA AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

53 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Alunos do Colégio SESI União da Vitória Alunos do Colégio SESI Cascavel Alunos do Colégio São José dos Pinhais Alunos do Colégio SESI Maringá Alunos do Colégio SESI Bandeirantes Alunos do Colégio SESI União da Vitória Alunos do Colégio SESI São José dos Pinhais Alunos do Colégio SESI União da Vitória Alunos do Colégio SESI Cascavel Alunos do Colégio SESI Telêmaco Borba

54 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM 2.5. Transdisciplinaridade Transdisciplinaridade - origem natural do conhecimento. O conhecimento por si só não tem disciplina, ele emana da natureza do nosso viver. ( HAMMES, 2008). Dessa forma, o conhecimento pressupõe colaboração, complementaridade e integração dos conteúdos entre todas as disciplinas, de acordo com os princípios de Prigogine (1996). Inter e trandisciplinaridade - aprendizagem estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas, proporcionando ao aluno a realização de sínteses sobre os temas estudados. Desafio é planejado coletivamente pelos professores - comum a todas as disciplinas, integrado, com conteúdos flexíveis – inter e transdisciplinaridade.

55 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
Professores Colégio SESI Ponta Grossa

56 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
TEIA DE CONTEÚDOS OFICINA: Energia e Meio Ambiente: Soluções para o Futuro

57 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
MUDANÇA DE ABORDAGEM: 2.6. Ter sucesso SUCESSO é uma das palavras-chave para os nossos alunos e é nosso diferencial SUCESSO todo o tempo, fornecendo as melhores condições de ambiente, respeito, fazendo as perguntas certas, partilhando experiências, cuidando do nosso aluno para que ele cresça na liderança, na criatividade, no empreendedorismo e seja sucesso.

58 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
NOVA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA: Lógica sistêmica: Alunos do ensino médio – independente da série, organizados por Oficinas. Planejamento interdisciplinar para responder a um desafio sob vários ângulos e visões. Conteúdos do ensino médio – selecionados conforme o desafio da oficina e como meios para desenvolver competências e habilidades. Trabalho por competências – foca conhecimento teórico, conhecimento prático, valores, julgamentos e intuições.

59 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
NOVA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA: Lógica sistêmica: Oficina independe da série – por isso implica profundidade de conceitos e conhecimentos. Conhecimentos são redes de conceitos – inter e transdisciplinaridade, concretizadas nas teias de conteúdos. Foco – aluno aprender fazendo pela pesquisa, aprendendo com os outros e com o professor. VISÃO DE TOTALIDADE E INTERDEPENDÊNCIA DO TRABALHO DOS PROFESSORES, DOS CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DA ESCOLA COM A VIDA REAL.

60 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
GESTÃO INOVADORA: Currículo com conteúdo em bloco único – sem divisão por séries e bimestres. Professores selecionando os conteúdos pelo significado diante dos desafios a serem resolvidos e também diante das exigências legais básicas – flexibilidade e processo. Alunos escolhendo e monitorando o que pretendem estudar independente da série em que estão matriculados – autonomia e responsabilidade. Alunos aprendendo pela pesquisa e pelo fazer, em equipes de estudo, independente da série – aluno ativo, aprendizagem dialógica, aprender fazendo.

61 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
GESTÃO INOVADORA: Professores instigando o aprendizado, facilitando o processo, orientando os caminhos e mediando o aprendizado – professores mestres. A cada bimestre os alunos escolhem oficinas diferentes e estudam com equipes diferentes - autonomia e responsabilidade, interação e aprendizado. Reedição de algumas Oficinas de Aprendizagem com conteúdos significativos para que todos os alunos possam cursar – garantia do currículo básico.

62 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO COLÉGIO SESI ENVOLVE: gerenciamento de sala de aula escolhas e projetos lidar com a inovação respeito negociação relações visão sistêmica sucesso na aprendizagem sucesso da instituição ESCOLA

63 2º NOSSA PROPOSTA EDUCACIONAL
DEPOIMENTOS DE PROFESSOR E ALUNOS COLÉGIO SESI RIO NEGRO

64 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS

65 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
COLÉGIO SESI CASCAVEL OFICINA: Que negócio é este? Contexto e justificativa: Oportunizar aos alunos uma visão sistêmica de qualquer negócio, concretizado, no caso, pelo pão, permitindo que eles possam desenvolver o empreendedorismo. Desenvolver a percepção de que são capazes de criar e inovar, tendo visão crítica de qualquer negócio aliando conhecimentos científicos e cotidianos. Desafio Proposto Sabendo que nos mercados o pão é também um motivador para outras compras, e que há outros fatores vinculados ao sucesso das padarias, como fazer deste um negócio rentável, dinâmico, com valor agregado para a clientela? Como criar um novo conceito de padaria em pleno século XXI?

66 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Oficina Cascavel

67 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
FILME: Ratatouille Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

68 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
LIVRO: Quem mexeu no meu queijo? Uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso - a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.

69 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
ATIVIDADES EM COMUM: Trabalho de campo pelas equipes em panificadoras da cidade Palestra com um profissional do SEBRAE sobre abertura de negócios próprios Concurso Cultural SIPCEP – Sindicato da Panificação: - Elaboração de receita de um novo sanduíche - Redação “ Pão e Sustentabilidade”

70 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO QUAL: Plano de negócio de uma padaria COMO: Os alunos elaborarão, em equipe, PLANO DE NEGÓCIO de uma padaria, nos moldes do plano de negócio do SEBRAE/PR: - plano de marketing planta baixa cardápios em 3 línguas e demais informações acerca do empreendimento. FORMA: Entrega do plano de negócio por escrito Apresentação criativa para uma banca especialmente composta (gerente SESI, SEBRAE, Setor de panificação local ou sindicato);

71 ATIVIDADES DE CASCAVEL
3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS ATIVIDADES DE CASCAVEL QUE NEGÓCIO É ESSE?

72 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
COLÉGIO SESI UNIÃO DA VITÓRIA OFICINA: Cidadania: qual é meu papel? Contexto e justificativa: Tendo em vista a formação do caráter cidadão dos jovens, faz-se necessário abordar o tema CIDADANIA de maneira integrada, para que compreendam seu papel na sociedade, seus direitos e garantias, previstos na Constituição Federal e como podem cobrar esses direitos, caso sejam de alguma forma lesados, bem como observar e cumprir com seus deveres e responsabilidades sociais, para melhorar as perspectivas de nosso país. Desafio proposto Constatamos todos os dias por meio da mídia um grande índice de injustiças sociais na sociedade em que vivemos: pessoas pobres em situação de risco, desemprego e má distribuição de renda. Situações que descaracterizam um Estado de Direitos e faz emergir questões tais como: Será que no Brasil todos podem se dizer verdadeiramente cidadãos? Quais são os direitos e deveres sociais e garantias para efetivação da cidadania plena para todos? Como posso contribuir com isso?

73 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Teia de conteúdos

74 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
LIVRO: Cidadania para principiantes, de Carlos Eduardo Novaes. O autor volta à cena com seu estilo bem-humorado, ao lado do cartunista César Lobo, para desvendar os passos da evolução (e do retrocesso) da cidadania no Brasil e no mundo. Desde a antiguidade até os dias atuais, a história dos direitos humanos, que em muitos casos deixaram o homem de lado.

75 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
FILME: O Menino do pijama listrado Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.

76 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
ATIVIDADES EM COMUM: Aulas de campo: Conhecer o bairro Rio D’Areia, filmar e fotografar questões sócio-ambientais. Visitas: Visita a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa/ PR Seminário: Palestra 1: Direitos Humanos Fundamentais Palestra 2: Legislação de Trânsito Parcerias: Prefeitura Municipal Universidade do Contestado / SC / Curso de Direito

77 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO: QUAL: 1. Documentário da cidade 2. Folder explicativo de direitos e deveres sociais COMO: 1. Apresentação do documentário para autoridades públicas convidadas 2. Palestra e entrega do folder para alunos e professores do colégio e posteriormente pais e comunidades.

78 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Trabalho de campo na cidade Trabalho de campo na cidade

79 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
VÍDEO DO COLÉGIO UNIÃO VITÓRIA

80 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Apresentação do documentário sobre a cidade e discussão de propostas com a Secretária de Ação Social da cidade Encontro com o Deputado Estadual Rossoni e apresentação do quadro pesquisado em União da Vitória Visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

81 UM COLÉGIO INOVADOR REQUER O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS INOVADORES
3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS UM COLÉGIO INOVADOR REQUER O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS INOVADORES

82 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
UM COLÉGIO INOVADOR E SEUS PROGRAMAS INOVADORES: Empreendedorismo – Junior Achievement HPI – Hotel de Projetos Inovadores – SENAI Mostra Inova SESI/SENAI Projetos de Inovação – Edital SESI Nacional Projetos Sociais Parcerias com as comunidades locais das cidades

83 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PARCERIA COM A JUNIOR ACHIEVEMENT

84 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Alunos de S.J.Pinhais – miniempresa Arte Mania / Mostra em shopping da cidade

85 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Alunos Colégio SESI Ponta Grossa - miniempresa / Empresários desde 2008 Empresa: Magia e Luz Produto: Criação de abajures personalizados Fonte de Inspiração: Metodologia do Colégio SESI e programa Economia Pessoal e Mini-empresa da Junior Achievement

86 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Aluno Andrey Vilseque – formado em 2009 / Colégio SESI Rio Negro Hoje empresário por influência da metodologia do Colégio SESI

87 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Empresa “Digimaster Web” Fonte de Inspiração: projeto desenvolvido na oficina Ser Social intitulado “Pequenas empresas grandes conhecimentos”, Ideia inicial: empresa de designer gráfico para automóveis Ideia ampliada: empresa de comunicação visual que prestaria serviços de desenvolvimento e manutenção de sites. Empresa em atuação: serviços de desenvolvimento e manutenção de web sites, logotipos, impressos, cartões de visitas, baners, flyers, cartões de visita, artes gráficas, hospedagens de sites, arte e design em geral. Local: Cidade de Rio Negro-PR Clientes atuais: Cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais Perspectivas futuras: breve uma uma filial na cidade de Timbó – SC.

88 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Aluno Thiago Burnatt - formado em 2009 – Colégio SESI Rio Negro

89 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Ramo: Comércio de Celulares Fonte de Motivação: vivenciado uma experiência motivadora dentro da oficina “Pequenas Empresas, Grandes Conhecimentos”, aliado ao desejo da família de entrar para o ramo do comércio de celulares. Empreendedor: Thiago se posicionou e tomou a frente dos negócios, no ano em que cursava a terceira série no Colégio SESI. Após formado, passou a dedicar-se integralmente aos negócios, estando hoje com loja estruturada na cidade de Mafra/SC, contando, além de Thiago, com mais dois funcionários.

90 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES HPI – Hotel de Projetos Inovadores Programa de incubação de projetos pelo SENAI Decorre de editais específicos e seleção criteriosa por banca especializada. Abriga ideias inovadoras de desenvolvimento de novos produtos Presta auxilio e orientação técnica através de tutores especializados

91 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES HPI – Hotel de Projetos Inovadores Alunos Colégio SESI/SENAI - Maringá / Eletromecânica Contexto: Maringá – cidade arborizada. Problema: árvores em término de ciclo vital.

92 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES IDEIA INCUBADA DESDE 2008: Criação de uma Plantadeira - Broca perfuratriz É um dispositivo para perfurar troncos de árvores cortadas. Existem em Maringá muitos tocos de árvores que podem ser aproveitados, melhorando o meio ambiente na cidade. A função da Perfuratriz é fazer um buraco no tronco cortado e fixado no solo, servindo de vaso natural. Em seguida planta-se muda de outra árvore ou de uma planta própria para espaços públicos. É o replantio de mudas. Os nutrientes da árvore velha servirão de alimento para a nova planta. FASE ATUAL: “Plano de Negócios” - viabilidade da máquina na prestação de serviços.

93 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Mostra INOVA SESI / SENAI: Evento público do Sistema FIEP Editais específicos e seleção criteriosa por banca especializada. Mostra de projetos inovadores (produtos, processos e serviços) desenvolvidos por alunos e docentes SESI / SENAI.

94 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Parcerias com a comunidade / Colégio SESI - CIC

95 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Criação de um novo modelo de carrinho de coleta de lixo

96 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Projeto Manta Térmica - 1º LUGAR NO PRÊMIO ESCOLA SOLIDÁRIA – 2008 Fundação Itaú Social e Rede Bandeirantes de Rádio

97 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES MANTA TÉRMICA – Colégio SESI Londrina Oficina: Amazônia Conhecer e compreender o porquê da Amazônia se constituir numa das maiores riquezas do Brasil e motivo de grandes conflitos futuramente sob várias perspectivas. Disciplina de Física: Conhecer e aplicar os conhecimentos de Termologia, analisando problemas climáticos encontrados no planeta, no país, região e até mesmo em suas casas e, por fim, concluir sobre a função da Amazônia para o mundo, nessa perspectiva. Conclusão: Os problemas climáticos atingem todos sem restrição, e que pessoas de baixa renda são as que mais sofrem as consequências, pela impossibilidade financeira de aquisição de aparelhos que minimizam os problemas de temperatura em suas residências, fato observado na própria cidade. Proposição: Deveria ser algo viável economicamente e que expressasse conceitos de relevância social atual como “ecologicamente correto” e “desenvolvimento sustentável”, a fim de não se criar mais problemas de cunho ambiental. Produto Inovador: Mantas térmicas são isolantes térmicos, acústicos e estruturais, construídas a partir da transformação de caixas de leite longa vida para residências de famílias de baixa renda.

98 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
ASSISTA AO VIDEO DA MANTA TÉRMICA

99 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Criando aquecedor solar / Testando uma nova idéia Colégio: São José dos Pinhais Oficina de Aprendizagem: POLÍTICA E CIDADANIA, Atuação:social: em um trabalho conjunto com as disciplinas de Biologia e Física construíram o Aquecedor Ecológico, um equipamento artesanal feito com material reutilizável projetado pelo Sr. José Alcino Alano, um aposentado da cidade de Tubarão em Santa Catarina que idealizou uma alternativa para o aquecimento de água a baixo custo para beneficiar comunidades carentes. A idéia do Sr. José Alcino está percorrendo o Sul do país e há centenas de equipamentos instalados. Ação: construir modelos do aquecedor que utiliza basicamente garrafas PET, embalagens de leite longa vida e canos de PVC. A economia mensal pode chegar a 40% na conta de luz. A garrafa PET funciona como estufa e retém os raios solares infravermelhos, deixando a água quente. Perspectiva: estudo detalhado e análise do material para divulgação na cidade local.

100 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Criando aquecedor solar

101 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETO INOVADOR MENARCA: Projeto em parceria com a SOGIPA (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Paraná) nos escritórios locais. É um programa da SESI JOVEM VIDA que consiste em utilizar o método do protagonismo juvenil para realizar ações de prevenção à gravidez na adolescência, DST e ADIS. Os encontros acontecem com alunas do Colégio SESI ensinando alunas das escolas públicas sobre Educação Sexual, saúde reprodutiva e valorização da mulher.

102 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Grupo de alunas voluntárias aplicando o programa no próprio Colégio São José dos Pinhais Projeto MENARCA Grupo de voluntárias Colégio SESI Guarapuava

103 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Revitalizando horta na comunidade / Projeto CASA VERDE Colégio SESI São José dos Pinhais

104 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Revitalizando horta na comunidade / Projeto CASA VERDE Colégio SESI São José dos Pinhais Colégio: São José dos Pinhais Oficina de Aprendizagem: Caçadores de Mitos Atuação social: conduziram o Projeto Mais Verde na Casa Verde - Parceria com a Casa Verde – uma comunidade carente da cidade de São José dos Pinhais, assistida pelos alunos do Colégio SESI Ação: os canteiros, que estavam desativados, foram revitalizados e receberam os devidos cuidados durante todo o bimestre. Diariamente, após a plantação de alface, agrião, beterraba, couve e chuchu, os canteiros foram regados e receberam ainda um espantalho para afastar os pássaros que estavam alimentando-se das mudas. Perspectiva: Quando estiverem no tempo certo de colheita, as hortaliças serão distribuídas para os alunos da Casa Verde. O projeto horta terá continuidade, onde pretende-se manter a produtividade.

105 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Projeto Câmara Jovem de Cascavel Alunos do Colégio SESI Cascavel atuam na Câmara Jovem da Cidade de Cascavel/PR

106 Alunos do Colégio São José dos Pinhais na Câmara Municipal da Cidade
Alunos do partido PHE, vencedor das eleições no Colégio, apresentaram suas propostas diretamente aos vereadores.

107 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES FREE HUGS - campanha do abraço grátis cidade de Cascavel A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é uma campanha iniciada em 2004 em Sydney, Austrália, por Juan Mann e amplamente divulgada mundialmente em 2006 através de um videoclip no YouTube. Envolve pessoas que oferecem abraços para estranhos em locais públicos apenas para alegrá-las e incentivá-las a fazer o mesmo com outros. O Colégio SESI, após reflexão sobre sentimentos e humanidade, realizou a campanha em 20/07/09, na cidade.

108 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES

109 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
Recursos financeiros Recursos financeiros para bolsas de DTI – Desenvolvimento Tecnológico e Industrial Ministério da Ciência e Tecnologia

110 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Promover pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) nos DRs do SENAI e do SESI em parceria com empresas, para o desenvolvimento de processos, produtos e tecnologias sociais inovadoras nos temas sociais, ambientais, produção e produtividade. SESI Paraná Unidade regional da CIC Colégio SESI CIC Empresa Bosch Instituto Robert Bosch Projeto “Jovens em Ação” Tecnologia Social

111 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES PROJETO: A relação escola indústria e comunidade na ressignificação do currículo do ensino médio regular para a formação do futuro trabalhador da indústria. PRODUTO: Tecnologia Social manualizada: fundamentação teórico-conceitual resultados da pesquisa metodologia e replicabilidade

112 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
PROJETOS INOVADORES Conhece neste evento a mostra INOVA Cidades Inovadoras: CATEGORIA SERVIÇOS PROJETO Colégio SESI - Pato Branco Inovando Aprendizagem com brincadeiras de reciclagem Colégio SESI -Pato Branco Pilhas e Baterias em CPU Colégio SESI - Toledo Avenidas da Incerteza CATEGORIA PRODUTOS PROJETO Colégio SESI - Carambei Claridade da Luz Colégio SESI - Londrina Bico 4 jatos direcionados CATEGORIA PROCESSO PROJETO Colégio SESI - Maringá Mobiliário Urbano

113 3º CONHECENDO NOSSOS RESULTADOS
VÍDEO DE PATO BRANCO

114 Contatos: Lilian Luitz Gerente de Operações Inovadoras Colégio SESI
Márcia C. Rigon Consultora Colégio SESI Rosilei Ferrarini Analista Técnica Gerência de Operações Inovadoras Colégio SESI

115 OBRIGADA!


Carregar ppt "Educação Inovadora para Cidades Inovadoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google