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Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens

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Apresentação em tema: "Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens"— Transcrição da apresentação:

1 Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens
& EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando Sua Empresa Mais Competitiva BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens

2 EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando Sua Empresa Mais Competitiva
Uma das principais e mais prestigiadas assessorias técnicas do sul do Brasil no ramo de Planejamanto Estratégico e Sistemas de gestão baseados em requisitos normativos. Mais de 60 empresas atendidas e certificadas, incluindo sistema Unimed e Fecomércio Representante Oficial do BVQI e da Interact para Serras Gaúcha e Catarinense Escritório sede em Caxias do Sul / RS e bases em Bento Gonçalves/RS, Lages/SC e Rio do Sul / SC.

3 Sociedade Certificadora
Alemanha Austrália/Nova Zelândia Bélgica Brasil Canadá Coréia Dinamarca Espanha Estados Unidos França Holanda Itália Japão Reino Unido Suécia Suiça BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Pioneiro e Líder mundial na Certificação ISO 9000, ISO 14001, OHSAS, SA 8000, ISO TS 16949,....; Acreditado internacionalmente pelos mais renomados Organismos Acreditadores, em 27 Países; Presente em 44 países, nos 5 continentes, com um corpo técnico de mais de funcionários.

4 Everton José De Ros Apresentação do Palestrante
Engenheiro Eletricista (UFRGS) Pós-graduado em Robótica (Instituto Mihajlo Pupin / Yugoslávia) Pós-graduado em CLP’s (Instituto Omron / Japão) MBA em Gestão Empresarial (FGV) Auditor Líder ISO 9001 com mais de 300 Auditorias Realizadas Diretor Executivo da EJRos Representante Regional do BVQI do Brasil Representante Regional da Interact Solutions Secretário da ABNT em diversas Comissões Normativas Responsável pelo Sistema de Gestão de mais de 60 empresas em todo Brasil

5 1 – Uma Visão das Normas Disponíveis
Apresentação do Evento 1 – Uma Visão das Normas Disponíveis 2 – Como certificar minha empresa (FLUXO) 3 – Vantagens deste processo Tempo estimado: 19:30h – 21:00h Metodologia: Explanação do Assunto Dúvidas? Não deixem para depois...

6 das Normas Disponíveis
1 - Uma Visão das Normas Disponíveis

7 Objetivos Esta palestra tem por finalidade apresentar os principais sistemas de certificação disponíveis no Brasil, tanto de processos como de produtos, no intuito de orientar organizações quanto aos sistemas disponíveis, exigências mercadológicas, vantagens e desvantagens e tendências neste setor.

8 Sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados;
Conceitos Sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados; Gestão: Forma ou método de gerenciamento voltado ao resultado; Atividades: Tarefas executadas e orientadas de forma a completar etapas de um processo; Processos: Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos ou informações (entradas) em produtos ou serviços (saídas);

9 Acreditação: Credibilidade
Conceitos Certificação: É o reconhecimento (conquista de um certificado de aprovação) de um sistema de gestão ou produto em relação a sua conformidade com requisitos de uma norma ou regulamento. Acreditação: Credibilidade concedida por uma organização governamental ou não a um tipo de certificação;

10 OCP: Organismo de certificação de produto;
Conceitos OCP: Organismo de certificação de produto; OCS: Organismo de certificação de sistema; Norma / Normalização: É o processo de materialização e o estabelecimento de regras (normas) afim de garantir a sistematização de determinada atividade, considerando condições de gerenciamento, condições técnicas e operacionais, de segurança, bem estar, ....

11 Principais Normas Disponíveis
EUREPGAP ISO TS 16949 ISO 9001 ISO 27001 ISO 14001 OHSAS 18001 HACCP / APPCC SA 8000 PIF INMETRO / CE / UL / ... SASSMAQ ISO 17025 ISO 22001 ISO TRANQUALIT PBQP-H CERFLOR

12 Norma: ISO 9001 Nova Versão Chegando! Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DE QUALIDADE OBJETIVOS: Promover a adoção de um SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade dentro das organizações estabelecendo o FOCO NO CLIENTE e especial atenção na MELHORIA CONTÍNUA de seus processos. RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Qualquer tipo de organização Nova Versão Chegando!

13 Norma: ISO 10.002 Novidade! Tipo: PROCESSO Foco: GESTÃO DE CLIENTES
OBJETIVOS: Promover a adoção de um SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade focado totalmente na Satisfação do Cliente. RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Qualquer tipo de organização que queira ter processo voltados aos clientes Novidade!

14 Norma: ISO 14001 Tipo: PROCESSO e PRODUTO
Foco: GESTÃO DE MEIO AMBIENTE OBJETIVOS: Estabelecer um SGA – Sistema de Gestão Ambiental de forma a garantir a preservação ambiental e reduzir o impacto dos processos e produtos da organização na natureza. RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Organizações cujos produtos ou processos podem produzir algum tipo de impacto no meio ambiente

15 Norma: ISO TS 16949 Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DE QUALIDADE NO SETOR AUTOMOTIVO OBJETIVOS: Garantir processos e atividades dentro das necessidades de gerenciamento e qualidade final exigidos pelas montadoras de veículos RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Sistemistas e Integradores que atende a indústria automotiva

16 Norma: ISO 17025 Tipo: PROCESSO Foco: GESTÃO DE LABORATÓRIOS
OBJETIVOS: Formalizar e padronizar um SGL - Sistema de Gestão para Laboratórios de ensaios, análises e calibração, envolvendo áreas e atividades técnicas e administrativas RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Laboratórios independentes ou pertencentes a empresas

17 Norma: OHSAS 18001 Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OBJETIVOS: Formalizar um SGSSO - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional que venha a avaliar pontos de risco à saúde e segurança dos colaboradores da organização, classificá-los e executar medidas preventivas em relação a estes pontos. RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Organizações cujos processos e atividades podem envolver riscos significativos aos colaboradores

18 Norma: ISO 20000 Novidade! Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI OBJETIVOS: Implementar um SGQ em TI - Sistema de Gestão de Qualidade para empresas de TI (Tecnologia de Informação) RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Empresas que atuam na área de TI Novidade!

19 Norma: ISO 22001 Novidade! Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS OBJETIVOS: Implementar um SGSA - Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos que garanta a qualidade dos produtos desde seu processo produtivo à mesa do consumidor RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Empresas envolvidas no processo de produção de alimentos, de qualquer tipo ou gênero Novidade!

20 Norma: ISO 27001 Novidade! Tipo: PROCESSO
Foco: GESTÃO DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES OBJETIVOS: Implementar um SGSI - Sistema de Gestão de Segurança de Informações que garanta e proteja todas as informações, em meios físicos ou eletrônicos de uma organização. RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Empresas com grande volume de transações envolvendo informações, tais como bancos e seguradoras. Novidade!

21 Norma: SA 8000 Tipo: PROCESSO Foco: RESPONSABILIDADE SOCIAL
OBJETIVOS: Determinar um SGRS – Sistema de Gestão de Responsabilidade Social que busque a integração da empresa com a comunidade, enfatizando o bem estar social de forma a aumentar a satisfação dos colaboradores e promover a organização em seu ambiente local RECONHECIMENTO: Mundial APLICAÇÃO: Organizações que queiram demonstrar o atendimento à legislação quanto as condições de trabalho, trabalho infantil e do idoso, NR’s, Diretio de Negociação, discriminação, ... (responsabilidade social)

22 Norma: SASSMAQ Tipo: PROCESSO
Foco: SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA EM LOGÍSTICA DE PRODUTOS QUÍMICOS OBJETIVOS: Implantação de um SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade com objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. RECONHECIMENTO: ABIQUIM - Brasil APLICAÇÃO: Empresas envolvidas na logística de produtos químicos

23 Norma: TRANSQUALIT Tipo: PROCESSO
Foco: SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA EM LOGÍSTICA DE PRODUTOS OBJETIVOS: Implantação de um Sistema de gestão para garantia do crreto transporte, armazenamento e logística de qualquer tipo de produto. RECONHECIMENTO: NTC - Brasil APLICAÇÃO: Empresas envolvidas na logística de produtos

24 Foco: Produtos adequados com requisitos normativos
Norma: INMETRO – CE - UL Tipo: PRODUTO Foco: Produtos adequados com requisitos normativos OBJETIVOS: Implatação de um sistema de controle que garanta a qualidade e confiabilidade de produtos – Realização de ensaios que demonstrem a conformidade de seus produtos perante a requisitos estabelecidos. RECONHECIMENTO: Depende do selo / país / bloco econômico (INMETRO = Brasil, UL = EUA, CE = UE) APLICAÇÃO: Empresas que desejam comprovar a qualidade / desempenho / segurança de seus produtos

25 Norma: PIF Tipo: PRODUTO Foco: PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS
OBJETIVOS: Qualificar a produção de frutas através do controle das atividades, particularmente técnicas, envolvidas nos processos de Pomar a Packing, buscando economia na produção (pela aplicação de técnicas de cultivo eficientes), preservação da natureza e alimentos socialmente corretos. RECONHECIMENTO: Brasil APLICAÇÃO: Empresas que queiram um selo de qualidade na fruta reconhecido e estabelecido no Brasil

26 Foco: PROTOCOLO PARA PRODUÇÃO DE FRUTAS
Norma: EUREPGAP Tipo: PRODUTO Foco: PROTOCOLO PARA PRODUÇÃO DE FRUTAS OBJETIVOS: Qualificar a produção de frutas através do controle de todas as atividades envolvidas nos processos de Pomar e Packing, com foco nos procedimentos técnicos, bem estar e segurança dos colaboradores, preservação do meio ambiente, visando alimentos mais saudáveis e seguros RECONHECIMENTO: Grupo Eurep – (Euro Retalier Produce Working Group) - Europa APLICAÇÃO: Empresas que queiram exportar seus produtos para varejistas integrantes do grupo Eurep

27 Foco: PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Norma: APPCC / HACCP Tipo: PRODUTO Foco: PRODUÇÃO DE ALIMENTOS OBJETIVOS: Avaliar perigos potenciais e variantes de higiêne de forma a determinar critérios de controles para garantia de produção segura de alimentos RECONHECIMENTO: APPCC – Brasil (Portaria do MS e Portaria 046 do MAPA) / HACCP - Mundial APLICAÇÃO: Empresas produtoras / transportadoras / transformadoras / distribuidoras / ... enfim, que operem na cadeia alimentar

28 Norma: CERFLOR Tipo: PRODUTO Foco: FLORESTAS
OBJETIVOS: Garantir a correta exploração e a sustentabilidade dos recursos naturais RECONHECIMENTO: Brasil APLICAÇÃO: Empresas reflorestadoras / plantadores independentes

29 Norma: PBQP-H Remodelado! Tipo: PROCESSO
Foco: QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL OBJETIVOS: Programa Brasileiro de Qualidade e produtividade na Habitação. Estabelecer uma sistemática de trabalho dentro de critérios de excelência para empresas de construção civil. RECONHECIMENTO: Brasil APLICAÇÃO: Construtoras e Incorporadoras Remodelado!

30 2 – Etapas para Certificação
Normas Disponíveis 2 – Etapas para Certificação

31 Etapas para Certificação
4 Etapas devem ser desenvolvidas para a implantação e posterior certificação de qualquer sistema pretendido por uma organização: 1 ADEQUAÇÃO 2 CONFORMIDADE 3 VERIFICAÇÃO 4 CERTIFICAÇÃO

32 ADEQUAÇÃO - É a primeira etapa a ser realizada por uma empresa que queira enquadrar-se em algum esquema de certificação. Consistem em interpretar os requisitos da regra / regulamento e estabelecer um sistema ADEQUADO, SISTEMATIZADO e DOCUMENTADO definindo COMO a empresa atenderá cada requisito da regra / norma e quais a evidências que serão disponibilizadas para demonstrar a conformidade do requisito. Como passos desta etapa: Ler e entender a regra / Montar uma equipe de trabalho / Buscar treinamento e Apoio especializado / Desenvolver Manual, procedimentos, instruções e rotinas de trabalho.

33 É a segunda etapa a ser realizada.
CONFORMIDADE É a segunda etapa a ser realizada. Consiste em ser colocado em prática tudo o que foi definido pela organização na etapa de adequação, isto é, aplicar o que foi estabelecido. Como passos desta atividade podem ser destacados: Aplicação prática dos conceitos da regra ou norma / Comunicação e Treinamento de toda equipe / Ajustes finais e correções no sistema tornando a prática adequada com a documentação estabelecida.

34 É a terceira etapa a ser realizada.
VERIFICAÇÃO É a terceira etapa a ser realizada. Consiste em realizar inspeções e auditorias internas (pelos membros da própria organização) para determinar em que grau o sistema adotado está atendendo aos requisitos da regra ou norma escolhida pela empresa. Como passos desta atividade podem ser destacados: Formação de uma equipe multidisciplinar para realização de auditorias / Busca de falhas e pontos de melhoria no sistema adotado / Tomada de Ações corretivas para realizar ajustes na documentação ou aplicação desta / Treinamento aos envolvidos

35 CERTIFICAÇÃO É a quarta etapa a ser realizada.
Consiste em contratar um organismo certificador credenciado e realizar as etapas de auditoria A etapa de certificação segue o seguinte fluxo:

36 1 Contato Inicial 2 Questionário 3 Proposta Comercial 4 Pré-Auditoria 5 Aceitação 6 Manual da Qualidade ? 7 Ação Corretiva N 8 Auditoria Certificação ? 9 Relatório de NC’s N 10 Ação Corretiva 11 Follow Up 12 Certificação 3 anos 13 Auditorias Semestrais

37 3 – Vantagens da Certificação
Normas Disponíveis 3 – Vantagens da Certificação

38 INTERNAS: > Organização e Limpeza; > Esclarecer Objetivos; > Definir papéis e responsabilidades; > Desenvolver ações; > Melhorar o desempenho organizacional; > Capacitação da equipe; > Promover o Crescimento e o fortalecimento da empresa; > Prevenir falhas e interrupções indevidas nos processos; > Reduzir custos e aumentar a produtividade. EXTERNAS: > Reconhecimento do mercado; > Credibilidade; > Maior satisfação dos clientes; > Preferência e Diferencial; > Fidelização dos clientes; > Facilidades de Crédito.

39 CONCLUSÃO A certificação de sistemas e produtos, através de regulamentos ou pela exigência dos clientes, passou a se configurar num importante instrumento de organização, trabalho e marketing dentro das empresas. Quando estrategicamente definido e implementado, auxilia determinantemente a organização na busca dos seus objetivos.

40 CONCLUSÃO A utilização de selos e certificados em todos os tipos e ramos de atividade configura, indiscutivelmente, uma tendência mundial.

41 Esta apresentação pode ser obtida no site:
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42 OBRIGADO !


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