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LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS Prof. Patrícia Casadei Colégio Interação.

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1 LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS Prof. Patrícia Casadei Colégio Interação

2 QUANDO LEMOS … De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa...?...etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

3 Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

4 TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA  Skimming  Scanning  Palavras Cognatas  Afixação  Conectivos – Linking Words  Evidências Tipográficas  Conhecimento de Mundo / Prévio  Grupos Nominais

5 SKIMMING É uma leitura bem rápida do texto. Permite responder perguntas como:  Qual a sua primeira reação ao texto ?  O texto é sobre o quê ?

6 SCANNING  Leitura com o objetivo de encontrar algumas informações específicas no texto.  Busca-se as palavras chaves do texto.  Lê-se as informações ao redor dessas palavras.  Procura responder questões sobre o texto.

7 PALAVRAS COGNATAS  palavras de origem grega ou latina parecidas com as do português:  Idênticas.:cinema, social, hotel, hospital  Semelhantes: telephone, violent, republic  Distantes: activity, computer, princess, established different – infection – microbiologic – bacteria education – data – impact – concrete – phenomenon  Existem três tipos de Cognatas

8 PREFIXOS: • UN indica contrário: HAPPY  UNhappy • DIS indica contrário/não: APPEAR  DISappear • RE indica fazer de novo: TO DO  Redo prefixo RAIZ sufixo AFIXAÇÃO

9 SUFIXOS: • LY: verb  adverb: constantLY; commercialLY • NESS: adjetivo  substantivo: HAPPY:  happiNESS • TION: verb  noun: install  installaTION • MENT: verbo  substantivo: ESTABLISH:  establishMENT • ABLE (capaz de; pode ser feito): verbo  adjetivo: readABLE; presentABLE; doABLE • LESS (sem): substantivo  adjetivo • meaningLESS; endLESS

10 SUFFIXMAKINGORIGINAL WORDSUFFIXED WORD -ATION Nouns Explore (verb) Hesitate (verb) Exploration hesitation -SIONPersuade (verb) divide (verb) Persuasion division -ERTeach (verb)Teacher -CIANMusic (noun)Musician -ESSGod (noun)Goddess -NESSSad (adj)Sadness -ALArrive (verb)Arrival -ARYDiction (verb)Dictionary -MENTTreat (verb)Treatment -YJealous (adj)Jealousy -AL Adjectives Accident (noun)Accidental -ARYImagine (verb)Imaginary -ABLETax (verb)Taxable -LYBrother (noun)Brotherly -YEase (verb)Easy -FULForget (verb)forgetful -LYAdverbsHelpful (adj)Helpfully -IZE Verbs Terror (noun) Private (adj) Terrorize privatize -ATEHyphen (noun)Hyphenate ER  verb into the person or thing performing the action of the verb. Example: a teachER  teaches a killER  kills a walkER  walks a runNER  runs Etc.

11 MOST COMMON PREFIXES

12 MOST COMMON SUFFIXES

13 CONECTIVOS – LINKING WORDS  AND: She likes apples and pears.  BUT: She likes apples but not pears.  SO: She likes apples, so she possibly likes pears too.  alinhavam as ideias apresentadas no texto, ligam as orações

14 EVIDÊNCIAS TIPOGRÁFICAS LAY OUT – DIAGRAMAÇÃO São símbolos, letras maiúsculas, negrito, itálico, aspas, etc. que fornecem dicas úteis sobre o texto, assim como o formato do texto.

15 CONHECIMENTO DE MUNDO CONHECIMENTO PRÉVIO Inferir o conteúdo de um texto através de seu conhecimento prévio sobre o tema.

16 Organizar formalmente as palavras para podermos ler, escrever e identificar se uma frase está correta ou não. O MORDEU CACHORRO O HOMEM QUE É UM DÁLMATA BRAVO. O CACHORRO QUE MORDEU O HOMEM É UM DÁLMATA BRAVO. SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO Nosso primeiro aprendizado da língua acontece através:  pessoas  escola

17 SUJEITO O cachorro que mordeu o homem é um dálmata bravo. O CACHORRO QUE MORDEU O HOMEM É UM DÁLMATA BRAVO. VERBO COMPLEMENTOCOMPLEMENTO A mulher alta e magra vestiu o vestido vermelho de tafetá importado SUJEITOVERBO COMPLEMENTOCOMPLEMENTO A mulher alta e magra vestiu o vestido vermelho de tafetá importado.

18 GRUPOS NOMINAIS SUBSTANTIVO  dá nome às coisas:  animadas (homem, cachorro, laranjeira), ou inanimadas (casa, lápis, pedra),  reais (sol, automóvel) ou imaginárias (Júpiter, sereia),  concretas (casa) ou abstratas (pureza). ADJETIVO  caracteriza o substantivo •qualidade: A menina é bela. •estado: O trânsito está confuso. •origem: O povo carioca sofre com as enchentes.

19  artigo definido: o(s), a(s)  artigo indefinido: um(s), uma(s) ARTIGO  individualiza a coisa: PRONOME (PRO = em lugar de)  substitui um nome VERBO  carrega a ideia de ação: andar, correr, viver. ADVÉRBIO   Andou rapidamente ontem.  Ela canta muito bem. modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio

20 PREPOSIÇÃO  • Casa de José. (posse) • Saí com os amigos (companhia) liga dois termos estabelecendo uma relação de sentido entre eles. CONJUNÇÃO  liga orações estabelecendo uma relação entre elas:  João estudou muito..... foi mal na prova.  A criança chorou..... o pai foi embora.

21 ORAÇÕES EM INGLÊS SUJEITOVERBOOBJETOCOMPLEMENTO Peterboughta new red imported caryesterday The catis drinkinghot milkin a bowl now Theyrelaxedon the sofa after work GRUPOS NOMINAIS (NOMINAL GROUPS) • formados de um núcleo  um substantivo • acompanhados de um ou mais modificadores  adjetivos, substantivos ou advérbios. • POSIÇÃO NA FRASE: sujeito ou objeto/complemento do verbo. • Em português os modificadores: DEPOIS • aparecem DEPOIS do núcleo  escândalos financeiros • Em inglês: ANTES • quase sempre aparecem ANTES do núcleo  financial scandals

22 Importante:  o núcleo será sempre a última palavra do grupo nominal TheprettygirlreadanewHistorybooklastmonth ARTIGOARTIGO Grupo Nominal VERBOVERBO ARTIGOARTIGO MOD.NÚCMOD.NÚCMODNÚC. AdjSubs = noun Adj Subs = noun AdjSubs = noun  é por ele que começamos a leitura do grupo nominal

23 THE SCIENCE RESERCH SYSTEM Popular Science Real costs A VERY EXPENSIVE BEAUTIFUL IMPORTED CAR Medical Equipament Technologist International Monetary Fund Special reserve Scottish whiskey AMERICAN DOLLARS A famous and celebrated artist The giant annual convention Video store Brazil’s total population 3-D film

24 Começamos a traduzir pela ‘coisa possuída’ GENITIVE CASE ('s) ('s) GENITIVE CASE ('s) ('s) Expressa posse entre dois substantivos, referindo-se a pessoas ou animais. Possuidor 's + ‘Coisa Possuída’ The play of Shakespeare Shakespeare‘s play Some

25 Pronomes Pessoais Possessivos + Subs GRUPO NOMINAL Insere-se entre: PONTUAÇÕES. ; ? ! This = esse, essa These = esses, essas That = aquele, aquela Those = aqueles, aquelas This, these That, those The = o, a, os, as A, An = um, uma The – A, An Verbo Preposições Números Quantificadores (some, any) That – Which – When – Where – What

26 ENGLISH PRONOUNS

27 ABOUT sobre (assunto) aproximadamente AROUND ao redor, aproximadamente AFTERdepoisBEFOREantes AGAINSTcontra AMONGentre (mais que 2)BETWEENentre (2) ALONGao longo de AT, IN, ONemFORpara AT THE no, na, nos, nas TOpara ON THEBY por, pelo, pela IN THEOFde (posse) BUTmasOF THEdo, da, dos, das (posse) WITHcomFROMde (origem) IN FRONT OFna frenteBEHINDatrás UNDERembaixoOVERacima BELOWabaixoABOVEacima NEAR perto de FAR FROMlonge de CLOSE TO INdentroOUTfora INSIDEdentroOUTSIDEfora HOWEVERentretanto, porémALTHOUGHembora DESPITE, IN SPITE OF apesar deACCORDING TOde acordo com EVEN THOUGHemboraASconforme, como LIKEcomo (semelhança)EACHcada DURINGDuranteTHATque (liga duas frases, 2 períodos)

28 RELATIVE & INTERROGATIVE PRONOUNS

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