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UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA.

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1 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA Implementação da Estratégia Acompanhamento e Controle da Estratégia Reinício do Ciclo

3 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA Formulação e a implementação das estratégias são complementados pela atividade de monitoramento. Deve ser feito com base dos mesmos indicadores que foi elaborado o Plano Estratégico.

4 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Indicadores para acompanhamento e controle 1)Participação dos clientes e mercados no faturamento. 2)Participação dos produtos e serviços no faturamento. 3)Evolução e declínio das vantagens competitivas próprias e dos concorrentes. 4)Participação no mercado e colocação em relação aos concorrentes. 5)Evolução do faturamento. 6)Grau de realização dos objetivos estratégicos.

5 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Observa-se O sistema tradicional de avaliação e controle, tende a enfatizar o resultado financeiro final. O que conta, nos sistemas tradicionais, é a última linha – Bottom Line, onde mostra o lucro ou prejuízo. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA O sistema tradicional de avaliação, não tem capacidade de mostrar problemas que podem comprometer a organização no futuro.

6 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Século XXI As deficiências dos sistemas tradicionais e os desafios encontrados na passagem do século, foi o momento que surge uma nova visão no sistema de avaliação e controle da organização. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA Esse no sistema contempla além aspectos finais os fatores que podem comprometer a organização no futuro.

7 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA SCORECARD - O novo sistema chama-se Balanced Scorecard, ou Balanced Business Scorecard. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA - Procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso. - Esse sistema foi criado por Kaplan e Norton, e focaliza quatro dimensões, ( chamadas de perspectivas ), importantes no desenvolvimento da empresa.

8 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA PERSPECTIVAS 1 e 2 1) Perspectivas do cliente. (Como o cliente nos enxerga?) ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA 2) Perspectivas interna. (Em quais processos precisamos ser eficientes?)

9 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA PERSPECTIVAS 3 e 4 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA 3) Perspectivas da inovação e aprendizagem organizacional. (Como podemos continuar a melhorar e a criar valor agregado?) 4) Perspectivas financeira. (Como atendemos aos interesses dos acionistas?)

10 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA (outra medida, século XXI) Outra contribuição importante para aumentar a abrangência dos sistemas de controle, foi o prêmio de qualidade, instituídos em diversos países. O prêmio Europeu da Qualidade, também procura evidenciar as relações de causa e efeito entre diversos fatores de sucesso.

11 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Modelo do Prêmio da Qualidade Estabelece que a satisfação do cliente, satisfação do empregado e impacto sobre a sociedade são resultados alcançados por meio de liderança, que impulsiona quatro fatores.

12 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Fatores Impulsionados Política e Estratégia. Administração de Pessoas. Recursos. Processos. O resultado final dessa sinergia é a excelência nos resultados empresariais.

13 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA REINÍCIO DO CICLO

14 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA CICLO REINÍCIO DO CICLO Administração estratégica é um processo contínuo, sendo assim difere- se do procedimento mecânico com datas certas para começar e terminar. A qualquer momento, um fato novo pode comprometer a realização de objetivos e provocar a sua redefinição, necessitando de intervenção da administração.

15 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Preparação do Plano Estratégico Implementação do Plano Estratégico Acompanhamento e Controle da Execução Reinício do ciclo de planejamento

16 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA COMPLEMENTAR

17 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA COMPLEMENTAR Ferramentas para Definir Estratégias Organizacionais

18 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Definir Estratégias Ciclo de Vida dos Produtos Estudo de Participação no Mercado BCG

19 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Ciclo de Vida do Produto $ Introdução CrescimentoMaturidade Declínio Receita Volume de Vendas Custo Unitários Quantidade

20 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) BCG Análise de Portfólio, baseia-se no estudo da participação no mercado. A Matriz do Portfólio de Produtos ou Matriz de Crescimento e Participação, é o ponto central dessa técnica. Nos permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com sua participação no mercado e a taxa de crescimento no mercado em que atuam.

21 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) BCG A matriz retrata quatro fontes de lucros e resultados, que são: 1)Estrelas. 2)Pontos de Interrogação. 3)Vacas Leiteiras. 4)Vira latas ou Abacaxis.

22 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) ESTRELAS VACAS LEITEIRAS PONTOS DE INTEROGAÇÃO VIRA LATAS PEQUENA GRANDE CRESCIMENTO DO MERCADO PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

23 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) ESTRELAS PONTOS DE INTEROGAÇÃO Produtos ou Unidades de Negócios com participação elevada em mercados, com altas taxas de crescimento, portanto, tem ato potencial de lucratividade, são produtos ou unidade de negócios ganhadores de dinheiro. Produtos ou Unidades de Negócios com pequena participação em mercados, com altas taxas de crescimento, portanto, são pontos de interrogação porque precisam de dinheiro para um investimento cujo retorno é incerto

24 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) VIRA LATAS Produtos ou Unidades de Negócios com alta participação em mercados estabilizados, com pequenas taxas de crescimento, portanto, ganham dinheiro, mas não precisam de grandes investimentos. Produtos ou Unidades de Negócios com pequena participação em mercados e com pequenas taxas de crescimento, portanto, precisam de dinheiro para sobreviver e não ganham o suficiente para tanto. VACAS LEITEIRAS

25 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT Esta ferramenta se chama Matriz GUT, sigla utilizada para resumir as palavras Gravidade, Urgência e Tendência. É uma ferramenta muito importante para a gestão de problemas dentro de uma empresa, e se mostra bastante eficaz, apesar da simplicidade no desenvolvimento e manutenção. Ela está ligada, geralmente, à Matriz SWOT e sua análise dos ambientes interno e externo da empresa, onde analisa a prioridade de resolução de um problema, que pode estar dentro ou fora da empresa.

26 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT O primeiro passo para montar a Matriz GUT é listar todos os problemas relacionados às atividades que você terá que realizar em seu departamento, sua empresa ou até mesmo suas tarefas em casa. Em seguida você precisa atribuir uma nota para cada problema listado, dentro dos três aspectos principais que serão analisados: Gravidade, Urgência e Tendência.

27 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT * Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sobre alguns aspectos, como: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido.

28 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT * Urgência: Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?”.

29 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT * Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda-se fazer a seguinte pergunta: ”Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?”.

30 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT As notas devem ser atribuídas seguindo a seguinte escala crescente: nota 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores. Ou seja, um problema extremamente grave, urgentíssimo e com altíssima tendência a piorar com o tempo receberia uma pontuação da seguinte maneira: Gravidade = 5 | Urgência = 5 | Tendência = 5

31 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema.

32 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125.

33 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT Para muitos, o fato de simplesmente atribuir notas para os problemas pode parecer algo um pouco subjetivo, baseado apenas no “achismo”. Por este motivo, recomenda-se que, no momento de atribuir as notas, você pense nos fatores da seguinte maneira:

34 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT NOTAGRAVIDADEURGÊNCIATENDÊNCIA (se nada for feito...) 5 extremamente grave precisa de ação imediata... irá piorar rapidamente. 4muito graveé urgente... irá piorar em pouco tempo. 3grave o mais rápido possível... Irá piorar. 2pouco gravepouco urgente... irá piorar a longo prazo. 1sem gravidadepode esperar... não irá mudar.

35 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT ProblemaGravidadeUrgênciaTendência Grau Crítico (GxUxT) Sequência de atividades Atraso na entrega de matéria prima ° Capacitação da equipe de vendas 33193° Defeitos na produção da embalagem º Aumento no consumo de água 32164º


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