A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA

2 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Acompanhamento e Controle da Estratégia Implementação da Estratégia Reinício do Ciclo

3 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Formulação e a implementação das estratégias são complementados pela atividade de monitoramento. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA Deve ser feito com base dos mesmos indicadores que foi elaborado o Plano Estratégico.

4 Indicadores para acompanhamento e controle
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Indicadores para acompanhamento e controle Participação dos clientes e mercados no faturamento. Participação dos produtos e serviços no faturamento. Evolução e declínio das vantagens competitivas próprias e dos concorrentes. Participação no mercado e colocação em relação aos concorrentes. Evolução do faturamento. Grau de realização dos objetivos estratégicos.

5 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA O sistema tradicional de avaliação e controle, tende a enfatizar o resultado financeiro final. O que conta, nos sistemas tradicionais, é a última linha – Bottom Line, onde mostra o lucro ou prejuízo. Observa-se O sistema tradicional de avaliação, não tem capacidade de mostrar problemas que podem comprometer a organização no futuro.

6 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA As deficiências dos sistemas tradicionais e os desafios encontrados na passagem do século, foi o momento que surge uma nova visão no sistema de avaliação e controle da organização. Século XXI Esse no sistema contempla além aspectos finais os fatores que podem comprometer a organização no futuro.

7 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA - O novo sistema chama-se Balanced Scorecard, ou Balanced Business Scorecard. - Procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso. SCORECARD - Esse sistema foi criado por Kaplan e Norton, e focaliza quatro dimensões, (chamadas de perspectivas), importantes no desenvolvimento da empresa.

8 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA 1) Perspectivas do cliente. (Como o cliente nos enxerga?) PERSPECTIVAS 1 e 2 2) Perspectivas interna. (Em quais processos precisamos ser eficientes?)

9 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA 3) Perspectivas da inovação e aprendizagem organizacional. (Como podemos continuar a melhorar e a criar valor agregado?) PERSPECTIVAS 3 e 4 4) Perspectivas financeira. (Como atendemos aos interesses dos acionistas?)

10 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Outra contribuição importante para aumentar a abrangência dos sistemas de controle, foi o prêmio de qualidade, instituídos em diversos países. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA (outra medida, século XXI) O prêmio Europeu da Qualidade, também procura evidenciar as relações de causa e efeito entre diversos fatores de sucesso.

11 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
Modelo do Prêmio da Qualidade Estabelece que a satisfação do cliente, satisfação do empregado e impacto sobre a sociedade são resultados alcançados por meio de liderança, que impulsiona quatro fatores.

12 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
Política e Estratégia. Administração de Pessoas. Fatores Impulsionados Recursos. Processos. O resultado final dessa sinergia é a excelência nos resultados empresariais.

13 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
REINÍCIO DO CICLO

14 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
REINÍCIO DO CICLO Administração estratégica é um processo contínuo, sendo assim difere-se do procedimento mecânico com datas certas para começar e terminar. CICLO A qualquer momento, um fato novo pode comprometer a realização de objetivos e provocar a sua redefinição, necessitando de intervenção da administração.

15 Reinício do ciclo de planejamento
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Reinício do ciclo de planejamento Preparação do Plano Estratégico Implementação do Plano Estratégico Acompanhamento e Controle da Execução

16 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
COMPLEMENTAR

17 Ferramentas para Definir Estratégias Organizacionais
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA COMPLEMENTAR Ferramentas para Definir Estratégias Organizacionais

18 Estudo de Participação no Mercado
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Definir Estratégias Ciclo de Vida dos Produtos Estudo de Participação no Mercado BCG

19 Ciclo de Vida do Produto
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA Ciclo de Vida do Produto Introdução $ Crescimento Maturidade Declínio Volume de Vendas Receita Custo Unitários Quantidade

20 BCG (Boston Consulting Group)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) Análise de Portfólio, baseia-se no estudo da participação no mercado. A Matriz do Portfólio de Produtos ou Matriz de Crescimento e Participação, é o ponto central dessa técnica. BCG Nos permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com sua participação no mercado e a taxa de crescimento no mercado em que atuam.

21 BCG (Boston Consulting Group)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) A matriz retrata quatro fontes de lucros e resultados, que são: BCG Estrelas. Pontos de Interrogação. Vacas Leiteiras. Vira latas ou Abacaxis.

22 BCG (Boston Consulting Group)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) PARTICIPAÇÃO NO MERCADO PEQUENA GRANDE GRANDE ESTRELAS PONTOS DE INTEROGAÇÃO CRESCIMENTO DO MERCADO VACAS LEITEIRAS VIRA LATAS PEQUENA

23 BCG (Boston Consulting Group)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) ESTRELAS Produtos ou Unidades de Negócios com participação elevada em mercados, com altas taxas de crescimento, portanto, tem ato potencial de lucratividade, são produtos ou unidade de negócios ganhadores de dinheiro. PONTOS DE INTEROGAÇÃO Produtos ou Unidades de Negócios com pequena participação em mercados, com altas taxas de crescimento, portanto, são pontos de interrogação porque precisam de dinheiro para um investimento cujo retorno é incerto

24 BCG (Boston Consulting Group)
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA BCG (Boston Consulting Group) VACAS LEITEIRAS Produtos ou Unidades de Negócios com alta participação em mercados estabilizados, com pequenas taxas de crescimento, portanto, ganham dinheiro, mas não precisam de grandes investimentos. VIRA LATAS Produtos ou Unidades de Negócios com pequena participação em mercados e com pequenas taxas de crescimento, portanto, precisam de dinheiro para sobreviver e não ganham o suficiente para tanto.

25 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT Esta ferramenta se chama Matriz GUT, sigla utilizada para resumir as palavras Gravidade, Urgência e Tendência. É uma ferramenta muito importante para a gestão de problemas dentro de uma empresa, e se mostra bastante eficaz, apesar da simplicidade no desenvolvimento e manutenção. Ela está ligada, geralmente, à Matriz SWOT e sua análise dos ambientes interno e externo da empresa, onde analisa a prioridade de resolução de um problema, que pode estar dentro ou fora da empresa.

26 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT O primeiro passo para montar a Matriz GUT é listar todos os problemas relacionados às atividades que você terá que realizar em seu departamento, sua empresa ou até mesmo suas tarefas em casa. Em seguida você precisa atribuir uma nota para cada problema listado, dentro dos três aspectos principais que serão analisados: Gravidade, Urgência e Tendência.

27 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT * Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sobre alguns aspectos, como: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido.

28 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT * Urgência: Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?”.

29 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT * Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda-se fazer a seguinte pergunta: ”Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?”.

30 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT As notas devem ser atribuídas seguindo a seguinte escala crescente: nota 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores. Ou seja, um problema extremamente grave, urgentíssimo e com altíssima tendência a piorar com o tempo receberia uma pontuação da seguinte maneira: Gravidade  = 5  |  Urgência = 5  |  Tendência = 5

31 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema.

32 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125.

33 UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA - 2013
MATRIZ GUT Para muitos, o fato de simplesmente atribuir notas para os problemas pode parecer algo um pouco subjetivo, baseado apenas no “achismo”. Por este motivo, recomenda-se que, no momento de atribuir as notas, você pense nos fatores da seguinte maneira:

34 MATRIZ GUT NOTA GRAVIDADE URGÊNCIA TENDÊNCIA 5 extremamente grave
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT NOTA GRAVIDADE URGÊNCIA TENDÊNCIA (se nada for feito...) 5 extremamente grave precisa de ação imediata ... irá piorar rapidamente. 4 muito grave é urgente ... irá piorar em pouco tempo. 3 grave o mais rápido possível ... Irá piorar. 2 pouco grave pouco urgente ... irá piorar a longo prazo. 1 sem gravidade pode esperar ... não irá mudar.

35 Sequência de atividades
UNISANT'ANNA – CAMPUS LEOPOLDINA MATRIZ GUT Problema Gravidade Urgência Tendência Grau Crítico (GxUxT) Sequência de atividades Atraso na entrega de matéria prima 4 3 48 Capacitação da equipe de vendas 1 9 Defeitos na produção da embalagem 5 125 Aumento no consumo de água 2 6


Carregar ppt "ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google