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Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 Sequência de resolução de equações Em geral,

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1 Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 Sequência de resolução de equações Em geral, para se resolver qualquer equação de 1º grau com uma incógnita aconselha-se a que se sigam as seguintes etapas: 1.Desembaraçar de parêntesis, se existirem; 2.Desembaraçar de denominadores, se existirem; 3.Agrupar num membro os termos dependentes, no outro membro os termos independentes e reduzir os termos semelhantes; 4.Determinar a solução (ou as soluções) da equação; 5.Indicar o conjunto solução.

2 Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 Sequência de resolução de problemas com equações Para resolver um problema em particular através de uma equação, podes seguir as seguintes etapas: 1. Identificar a incógnita: perceber o que é pedido no problema; 2. Equacionar o problema: traduzir o enunciado do problema por intermédio de uma equação que relacione a incógnita com os dados do problema; 3. Resolver a equação: encontrar a solução (ou soluções); 4.Responder ao problema: de acordo com o questionado dar resposta ao problema, tendo em conta as unidades de medida, tempo, etc.

3 Uma quantidade e a sua quarta parte somadas perfazem 15. Qual é a quantidade? (adaptação ) Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 Problema 26 do papiro de Rhind

4 A quinta parte de um enxame de abelhas pousou numa flor da kadamba, a terça parte numa flor de silinda. O triplo da diferença destes dois números, ó bela com olhos de gazela, voa sobre a flor da krutaja. A abelha que sobra, atraída pelo perfume dum jasmim e dum pandanus, paira desorientada no ar; diz- -me amada, o número de abelhas. de abelhas. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 O problema das Abelhas

5 A quinta parte de um enxame de abelhas pousou numa flor da kadamba, a terça parte numa flor de silinda. O triplo da diferença destes dois números, ó bela com olhos de gazela, voa sobre a flor da krutaja. A abelha que sobra, atraida pelo perfume dum jasmin e dum pandanus, paira desorientada no ar; diz-me amada, o número de abelhas. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 O problema das Abelhas

6 A quinta parte ………………………..; diz-me amada, o número de abelhas. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012 O problema das Abelhas Assim o enxame tem 15 abelhas.

7 Característic as das equações Itens comparados Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças Semelhanças Diferenças


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