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Sequência de resolução de equações

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Apresentação em tema: "Sequência de resolução de equações"— Transcrição da apresentação:

1 Sequência de resolução de equações
Em geral , para se resolver qualquer equação de º grau com uma incógnita aconselha-se a que se sigam as seguintes etapas: Desembaraçar de parêntesis, se existirem; Desembaraçar de denominadores, se existirem; Agrupar num membro os termos dependentes, no outro membro os termos independentes e reduzir os termos semelhantes; Determinar a solução (ou as soluções) da equação; Indicar o conjunto solução. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

2 Sequência de resolução de problemas com equações
Para resolver um problema em particular através de uma equação, podes seguir as seguintes etapas: 1. Identificar a incógnita: perceber o que é pedido no problema; 2. Equacionar o problema: traduzir o enunciado do problema por intermédio de uma equação que relacione a incógnita com os dados do problema; 3. Resolver a equação: encontrar a solução (ou soluções); 4.Responder ao problema: de acordo com o questionado dar resposta ao problema, tendo em conta as unidades de medida, tempo, etc. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

3 Problema 26 do papiro de Rhind
Uma quantidade e a sua quarta parte somadas perfazem 15. Qual é a quantidade? (adaptação ) Para equacionar o problema: Designar por x a quantidade desconhecida; representa a sua quarta parte Logo, a equação que descreve o problema é 𝑥+ 1 4 𝑥=15 1 4 𝑥 Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

4 O problema das Abelhas A quinta parte de um enxame de abelhas pousou numa flor da kadamba, a terça parte numa flor de silinda. O triplo da diferença destes dois números, ó bela com olhos de gazela, voa sobre a flor da krutaja. A abelha que sobra, atraída pelo perfume dum jasmim e dum pandanus, paira desorientada no ar; diz me amada, o número de abelhas de abelhas. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

5 O problema das Abelhas A quinta parte de um enxame de abelhas pousou numa flor da kadamba, a terça parte numa flor de silinda. O triplo da diferença destes dois números, ó bela com olhos de gazela, voa sobre a flor da krutaja. A abelha que sobra, atraida pelo perfume dum jasmin e dum pandanus, paira desorientada no ar; diz-me amada, o número de abelhas. Objetivo do problema: descobrir o número de abelhas Designando-as por a; 𝟏 𝟓 𝒂 representa a sua quinta parte; 𝟏 𝟑 𝒂 representa a terça parte do enxame; 𝑎− 1 5 𝑎 representa o triplo da diferença destes dois números Logo, a equação que descreve o problema é Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

6 O problema das Abelhas 𝑎− 1 5 𝑎− 1 3 𝑎−3 1 3 𝑎− 1 5 𝑎 =1
A quinta parte ………………………..; diz-me amada, o número de abelhas. 𝑎− 1 5 𝑎− 1 3 𝑎− 𝑎− 1 5 𝑎 =1 Trata-se de uma equação do 1º grau com uma incógnita, usando parêntesis e denominadores. Assim o enxame tem 15 abelhas. Ação de Formação " O ENSINO QUE FUNCIONA COM OS NOSSOS ALUNOS" Margarida Grilo Novembro 2011 a Março 2012

7 Características das equações
Itens comparados 1 2 3 4 5 Semelhanças Diferenças


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