A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO O Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento com o objetivo de colonização exploratória,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO O Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento com o objetivo de colonização exploratória,"— Transcrição da apresentação:

1

2 REFLEXÃO O Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento com o objetivo de colonização exploratória, por consequências das explorações sofridas, hoje é a região mais pobre do país.

3 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA A região Nordeste apresenta os maiores índices de analfabetismo e mortalidade infantil, desigualdade social, fatos que desencadeiam outros problemas como: fome, pobreza, violência entre outros.

4 Nordeste

5 Características  Região com maior número de estados (9);  Área km²;  População hab. IBGE/2009;  Densidade 32 hab./km²;  IDH médio 0,720 médio PNUD/2005;  PIB R$ ,041 milhões IBGE/2007;  PIB per capita R$ 6.749,00 IBGE/2007.

6 Analfabetismo  Índice no Nordeste é de 19,9%;  Chega a 37,6 em alguns municípios do Piauí;  De cada dez municípios incluídos entre os que têm os piores indicadores nas primeiras séries do ensino fundamental, oito estão no Nordeste;  Quase o dobro da média nacional;  Quase o quádruplo da região Sul;  Lidera o ranking de analfabetos funcionais com 33,5%.

7

8 Mortalidade Infantil  O dobro da Média Nacional;  Média da região é de 31,6 mortes a cada mil nascidos;  No Nordeste, 39,2% das crianças menores de 6 anos vivem com rendimento familiar mensal de até ¼ salário mínimo per capita;  Sucateamento do SUS;  Alagoas (51,9‰) e Maranhão (40,7‰) continuam com as maiores taxas de mortalidade infantil, a Paraíba ocupa a terceira posição.

9

10 Pobreza  O Nordeste abriga metade da população pobre do Brasil;  A grande desigualdade é o principal fator para que haja a pobreza;  O Nordeste ainda é a região menos industrializada, o que implica na falta de empregos, fato que aumenta a miséria.

11

12 Fome  O desenvolvimento desorganizado das cidades proporciona o surgimento de favelas;  A situação do sertanejo vai de mal a pior, tanto por fatores sociais como ambientais;  Há municípios de nove estados em situação crítica;  Ajuda do governo é insuficiente para cobrir todas as necessidades;

13

14 Violência  Em Alagoas os assassinatos cresceram 50%;  Pernambuco é o estado mais violento do Brasil e Alagoas o terceiro;  Entre as vinte cidades mais violentas do país as únicas capitais foram Maceió e Recife;  O Nordeste é agora a região mais violenta.

15

16 Soluções  Maior investimento do governo federal em educação, saúde, segurança;  Conscientização dos eleitores sobres os representantes que serão eleitos;


Carregar ppt "REFLEXÃO O Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento com o objetivo de colonização exploratória,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google