A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentação histórica do Estudo de usuários José Antonio M Nascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentação histórica do Estudo de usuários José Antonio M Nascimento."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentação histórica do Estudo de usuários José Antonio M Nascimento

2 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Temática pesquisasa na Ciência da Informação por mais de 60 anos.  Objetivos: estudo do comportamento informacional do usuário, avaliação de produtos e serviços de informação; fluxo de transferência da informação.  Utilização de uma grande variedade de métodos e técnicas de coleta de dados.  Estudo de usuários – fenômeno internacional que rompeu as barreiras da C.I.

3 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Mais de 7 mil estudos de usuários realizados entre  Estudo de usuários x estudo da comunidadade.  Estudo da comunidade – surgido na Inglaterra na década de 30 – interesse considerável em saber como as pessoas liam e qual a utilização que faziam das bibliotecas.  Primeiros estudos de usuários – bibliotecários associados aos docentes da Escola de Biblioteconomia da Universidade de Chicago.

4 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Diferenças entre a pesquisa de estudo de usuários e a pesquisa na área de biblioteconomia:  Identificação da demanda de informação # identificação da demanda de documentos  Relevância do meio ambiente social da biblioteca  Problemas sociais e de trabalho dos usuários são levados em conta no uso da biblioteca.  A leitura não é uma atividade social isolada. Compartilhamento de idéias.

5 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  1948 – Conferência da Royal Society – estudos que passaram a demonstrar como cientistas e técnicos utilizam a literatura em uma determinada área ou como buscam uma determinada informação;  Constatações desse período: acessibilidade e facilidade de uso são fatores primoridiais para a utilização de um serviço de informação.  Melhores serviços são aqueles que oferecem informação selecionada.  Usuários de informação preferem canais informais de comunicação. Ex: arquivos pessoais.

6 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Educação de usuários é uma área negligenciada.  Inexistência de marketing da informação.  Constatações desse período: acessibilidade e facilidade de uso são fatores primordiais para a utilização de um serviço de informação.  Acessibilidade ao documento desejado – usuário nenhum deseja somente ter acesso a referência a um documento emum sistema de informação. Problema resolvido com a Internet?

7 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  A partir da década de 70 estudos de usuários passam a ser utilizados como ferramentas de planejamento de serviços de informação.  Surgimento da noção de cliente de serviços de informação – satisfação.  Distinção entre estudos de uso e usuários  Estudos de uso – coleta de dados sistemática sobre o sistema de informação.  Estudo de usuários – entendimento das necessidades de informação e comportamento informacional.

8 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Em resumo: até o final da década de 70 os estudos de uso utilizavam técnicas quantitativas de coleta de dados – uso excessivo de técnicas estatísticas para garantir mais confiabilidade às inferências dos pesquisadores.  Tipos de técnicas quantitativos de coleta de dados: média, moda, mediana, desvio-padrão.

9 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  A partir da década de 80 – evolução da automação – uma nova retomada na concepção e planejamento de serviços de informação.  Complexa variedade de evidências na determinação do comportamento do usuário frente as suas necessidades de informação.  Teorias importadas de diversas áreas do conhecimento agregadas à CI – Marketing, da Comunicação Científica, Psicologia Cognitiva

10 Fundamentação teórica do Estudo de Usuários  Exemplo de algumas técnicas utilizadas em estudos de usuários  Questionários, entrevistas, listas de verificação, observação, análise do conteúdo, análises de contexto, grupos focais, entre outros.


Carregar ppt "Fundamentação histórica do Estudo de usuários José Antonio M Nascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google