A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 Equipes e Processos em EaD  Etapas de Projetos em EaD  Equipes e Competências  Trabalhos em Equipe – Variáveis  Modelo de Equipe  Equipes multidisciplinares

3 Etapas de Projetos em EaD Objetivo  Identificação das Equipes de Trabalho

4 1 a Etapa Elaboração do Projeto  Definição de cronogramas do curso;  Definição de cronogramas de trabalho;  Configuração equipamentos e rede cliente;  Orçamentos / custos materiais, serviços e outros;

5 1 a Etapa (continuação) Elaboração do Projeto  Dimensionamento de Equipes de Trabalho:  Interna / permanente;  Interna / por projeto;  Externa / prestadores de serviço.

6 Equipes de Trabalho Instituição Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outro s produtor

7 2 a Etapa Produção Materiais Didáticos (MD)  Modelos p/ Produção e Distribuição de MD;  Atribuições das Equipes de Trabalho;  Procedimentos das Equipes de Trabalho;  Treinamento Equipe de Atendimento;  Produção e Distribuição de MD;  Ferramentas de Controle de todo o Processo / Custos, Prazos e Qualidade;  Validação Curso Piloto.

8 3 a Etapa Execução do Curso  Produção e Distribuição de Materiais Didáticos;  Cadastramento Usuários;  Serviços de Secretaria;  Treinamento Usuários (alunos);  Organização Encontros Presenciais;  Avaliação de Aprendizagem;  Avaliação de Processo.

9 4 a Etapa Finalização do Curso  Certificação;  Relatórios de avaliação;  Prospecção para reedição.

10 Equipes e Competências Habilidades das Pessoas  são essenciais para um ensino à distância com êxito;  podem estar presentes em pessoas com vários papéis diferentes;  atuando em circunstâncias diferentes.

11 1 a Competência Liderança Lider(es) de Projeto  Visão dos sistemas de EaD existentes;  Compreensão das necessidades de implementação da EaD;  Conhecimento do público alvo;  Acesso recursos financeiros e humanos;  Autoridade e respeito na organização.

12 2 a Competência Capacidades Administrativas Administradores no Lançamento e Manutenção de cursos  Conhecimento Logística;  Conhecimento Gestão Financeira;  Credibilidade na organização.

13 3 a Competência Desenvolvimento do Curso Conteúdistas  Especialistas Técnicos Instrucionais p/ EaD  Desenhadores Instrucionais Prestadores Serviços / Equipe Interna  Formatação e produção materiais

14 4 a Competência Ensino e Apoio Alunos Tutores  Conhecimento conteúdo;  Aptidão a aprender novas abordagens de ensino e aprendizagem na EaD;  Identificar e atender necessidades dos alunos;  Supervisionar ensino e aprendizagem da equipe.

15 5 a Competência Coordenação da Logística Administradores  Prever e Planejar necessidades;  Controle do Fluxo de Informações;  Controle de Prazos;  Conhecimento geral Sistemas Administrativos e Financeiros;  Controle de Qualidade.

16 6 a Competência Avaliação de Processo Lideres  Compreensão dos objetivos e procedimentos de ensino;  Identificação de necessidades de monitoramento constante;  Identificação de estudos e métodos de analise dos dados.

17 Encenação de Gestão Atividade! Atividade!

18 Trabalho em Equipe Variáveis Eficazes  Tempo;  Experiência e Maturidade;  Respeito mútuo;  Abertura e Flexibilidade;  Desejo de aprender, curiosidade;  Empenho;  Apoio e Encorajamento;  Sensibilidade;  Confiança;  Atenção ao poder;  Determinação e Energia;

19 Equipes de Trabalho Instituição Lideres Equipes EaD Desh. Inst. Admin. Tutor Cont. Curso A Cliente Y # Usuários # Usuários Prestadores Serviços Editores Revisores Outro s produtor

20 Equipes multidisciplinares Atividade! Atividade! Identificar:  Objetivos;  Tipos;  Atribuições;  Procedimentos

21 Atividade Encenação de gestão Instruções: Desenvolva vários cenários para fins de encenação por diferentes grupos de participantes (sortear os nomes a partir de um chapéu poderá ser a maneira mais imparcial de seleccionar os “actores” para cada papel, caso não existam voluntários). Cada “encenação” é seguida por um debate para determinar como as situações poderiam ter sido abordadas mais eficientemente por todas as partes envolvidas.

22 Encenação de Gestão Cenário Um: São necessários quatro actores para esta encenação: dois entrevistadores e dois entrevistados. Os dois entrevistadores são o chefe do departamento e o desenhador instrucional. Duas pessoas são entrevistadas separadamente para preencher um lugar de redactor de curso (escolha a matéria do curso). Antes de entrevistarem os candidatos, os dois entrevistadores precisam de determinar a natureza do trabalho e as qualidades que pretendem dos candidatos; em seguida, entrevistam cada um dos candidatos. O primeiro candidato aproveita ao máximo a entrevista. O segundo candidato faz o contrário – não responde rapidamente, não parece possuir as qualificações necessárias, hesita excessivamente, etc.

23 Encenação de Gestão Cenário Dois: Uma reunião da equipa de curso: desenhador instrucional, editor, redactor do curso e desenhador visual. O redactor do curso está atrasado no cumprimento dos respectivos prazos, e a equipa está em sério desacordo sobre o que deverá ser feito.

24 Encenação de Gestão Cenário Três: Uma reunião do departamento: o desenhador instrucional, responsável por preparar cinco cursos prontos para entrega até Setembro, tenta explicar ao chefe do departamento, ao reitor e a um professor sénior o que está a fazer.


Carregar ppt "Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD Roberto de Camargo Figueiredo Filho Pós-Graduação Eng. Produção / UFSC Especialista Mídia e Conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google