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Pesquisa Trimestral Intenção de Compra no Varejo Abril - Junho/ 2012 Apresentação – 11/04/2012.

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1 Pesquisa Trimestral Intenção de Compra no Varejo Abril - Junho/ 2012 Apresentação – 11/04/2012

2 Objetivos  Avaliar o desempenho do varejo global e de seus principais segmentos;  Inferir sobre o grau de confiança das famílias relativamente às possibilidades de consumo;  Identificar tendências

3 Estrutura da pesquisa Pesquisa de campo Modelagem estatística Pesquisa com compradores ecommerce

4 O consumo em diversas perspectivas

5 Pesquisa Consumidores ModelagemPesquisa ecommerce Linha branca MóveisMóveis e eletrodomésticos Eletro-eletrônicosEletroeletrônicos Material de ConstruçãoMaterial de construção InformáticaEscritório, informática e comunicaçãoInformática Cine e foto Telefonia e celulares Cama, mesa e banho EletroportáteisUtilidades domésticas Automóveis Imóveis Livros, jornais, revistas e papelaria CDs, Dvds, Livros e revistas Produtos para a casa Artigos de farmáciae medicamentos, ortopedia e perfumariaCosméticos, perfumes e saúde Viagens e turismo Tecidos, vestuário e calçadosModa e acessórios Brinquedos Veículos, motos, partes e peças Hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo Combustíveis e lubrificantes Artigos de uso pessoal e doméstico Classificação das linhas nas três pesquisas

6 Construção da análise •Pesquisa consumidores•Modelagem •E-Consumidores Conclusões

7 Dez / Dez = 15,0% Dez / Dez = 4,3% Evolução o consumo: global Aumento esperado do salário mínimo (7,5% real), desoneração de produtos da linha branca Impacto pouco significativo resultante da redução da SELIC (junho 46,1% aa. para 43,8% aa. em dezembro de 2011) Faixa ABMaior R$ ,322,529,1 CR$ 1750< R< R$750065,9105,4118,0 DEMenor R$ ,263,548,9 Índice de gini aponta (0,519) menor desigualdade mas o Brasil coloca-se entre os 12 mais desiguais

8 Impactos dos segmentos nas vendas totais Maiores variações Menores variações % produtos eletrônicos importada 2004 = 17,4% 2011 =19,8%

9 Impactos dos segmentos nas vendas totais: Acima da média Na média Abaixo da média

10 Sazonalidade T1T2T3T4NatalMédiaDP De Janeiro 03 a dezembro De Janeiro 11 a dezembro Vendas de varejo mostram vigor em janeiro 2,6%. Em relação a janeiro de 2011 crescimento de 7,3%. Natal de ,2% melhor que o Natal de 2010.

11 Previsão

12 Modelos Consumidores Internautas Os modelos apresentam em suas projeções os resultados considerando as grandes tendências (a experiência do passado). As pesquisas com consumidores e com internautas captam o estado de ânimo do consumidor final no futuro próximo (próximos três meses).

13 Variáveis determinantes da evolução do consumo Vendas Renda real Volume real de crédito Inadimplência Juros e Prazos

14 Massa salarial real na indústria Jan 2012 / Jan 2011 = 9,07% IPEADATA - Massa salarial real na indústria: índice (média 2006=100) Medidas de estímulo à indústria: desoneração da folha de pagamentos, reforço de caixa do BNDES, flexibilização das regras de acesso aos recursos do fundo de desenvolvimento

15 Prazo médio ao consumidor (em dias) Operações de crédito – recursos livres – prazo médio pessoa física (BCB Boletim/Moeda) Fev.12 / Fev.11 = 6%

16 Taxa de juros ao consumidor Operações de crédito do sistema financeiro aos setores público e privado– recursos livres – taxa de juros - pessoa física (Ipeadata) Fev.12 = 45,4% aa Fev.11 = 43,8% aa

17 Selic e Juros ao Consumidor Selic Consumidor

18 Inadimplência real e estimada out/005.3 mai/098.5 fev/115.8 fev/127.6 mai/128.1 jun/127.9 A parcela da renda destinada ao pagamento de débitos vem subindo progressivamente

19 Crescimento de 7% Junho de 2010 a Junho de 2011 Crescimento de 2,9% Junho de 2011 a Junho de 2012 Valores reais e previsão das vendas totais de varejo

20 Pesquisa de campo

21 Expectativas = Grau de Confiança Confiança manifestada por meio da disposição em comprar bens duráveis

22 Amostra 500 entrevistados entre 10 e 20 de Março de 2012 na cidade de São Paulo

23 Intenção de compra

24 Intenção de compra por categoria

25 Intenção de compra (%) e variação (%) Intenção de compraVariação 2T111T122T12 2T111T12 Linha branca7,6%9,6%10,2%34,2%6,3% Móveis9,6%5,8%6,6%-31,3%13,8% Eletroeletrônicos12,0%7,0%7,2%-40,0%2,9% Material de construção6,0%9,8%9,0%50,0%-8,2% Informática11,4%8,4%11,2%-1,8%33,3% Cine e foto11,8%5,8%6,0%-49,2%3,4% Telefonia e celulares12,8%8,0%8,2%-35,9%2,5% Cama, mesa e banho1,8%2,8%2,2%22,2%-21,4% Eletroportáteis5,8%3,4%2,4%-58,6%-29,4% Automóveis e motos6,2%9,4%5,6%-9,7%-40,4% Vestuário e calçados-15,4%21,2%-- Viagens e turismo-12,4%6,2%-- Imóveis6,2%5,4%4,0%-35,5%-25,9%

26 Intenção de compra comparada Valores extremos (%) Linhas de ProdutosMenor Maior Linha branca3,3 10,2 17,6 Móveis2,86,6 15,9 Eletroeletrônicos2,5 7,2 14 Material de construção2,59 20,3 Informática1,7 11,2 16,4 Cine e foto0 6 14,4 Telefonia e celulares5,48,2 17 Cama, mesa e banho02,2 21,8 Eletroportáteis1,22,4 5,8 Automóveis0,55,6 17,9 Vestuário e calçados15,4 21,2 Viagens e turismo6,2 12,4 Imóveis4 8,6

27 Intenção de gasto (R$) e variação (%) Intenção de gasto (R$)Variação 2T111T122T12 2T111T12 Linha branca ,7%6,7% Móveis ,3%-14,2% Eletroeletrônicos ,5%15,3% Material de construção ,0%-14,9% Informática ,7%0,0% Cine e foto ,2%81,5% Telefonia e celulares ,7%5,8% Cama, mesa e banho ,2%87,8% Eletroportáteis ,4%69,1% Automóveis ,9%45,4% vestuário e calçados viagens e turismo Imóveis ,0%-15,6%

28 Intenção de gasto comparada Valores extremos (R$) Linhas de ProdutosMenor Maior Linha branca Móveis Eletroeletrônicos Material de construção Informática Cine e foto Telefonia e celulares Cama, mesa e banho Eletroportáteis Automóveis e motos Vestuário e calçados Viagens e turismo Imóveis Obs. Valores atualizados pelo IPCA

29 Composição das intenções de compra e gastos médios para o 2º trimestre de 2012 em relação ao 1º trimestre de 2012 Telefonia e celulares Cine e foto Cama mesa e banho Informática Eletroportáteis Eletroeletrônicos Linha branca Imóveis Material de construção Automóveis Móveis Queda significativa Crescimento Crescimento significativo Queda O mercado de imóveis residenciais R$13.3 bilhões 2011 queda real de 15,3% em relação a 2010

30 Composição das intenções de compra e gastos médios para o 2º trimestre de 2012 em relação ao 2º trimestre de 2011 Eletroeletrônicos Imóveis Telefonia e celulares Cine e foto Eletroportáteis Cama mesa e banho Linha branca Móveis Material de construção Automóveis Informática Queda significativa Crescimento significativo Crescimento Queda

31 Intenção de compra na internet - Amostra 5103 respostas entre 22 e 29 de Março de 2012 Renda Familiar $

32 Intenção de compra na internet

33 Intenção de compra na internet categorias

34 Intenção de compra (%) e variação (%) na internet Intenção de compraVariação 2T111T122T12 2T11 1T12 Linha branca19,2%23,5%21,0%9,4%-10,6% Eletroeletrônicos33,1%38,0%33,1%0,0%-12,9% Informática29,2%31,0%29,2%0,0%-5,8% Telefonia e celulares27,6%27,8%27,5%-0,4%-1,1% Produtos para casa20,6%22,1%22,4%8,7%1,4% CDs, DVDs, livros e revistas21,6%21,4%19,5%-9,7%-8,9% Cosméticos, perfumaria e saúde16,6%17,9% 7,8%0,0% Brinquedos9,4%9,7%9,6%2,1%-1,0% Utilidades domésticas9,6%10,9%10,3%7,3%-5,5% Viagem e turismo14,7%17,5%15,5%5,4%-11,4% Moda e acessórios11,4%13,3%14,9%30,7%12,0% Serviços4,8%6,7%6,2%29,2%-7,5% Outros produtos9,6%9,1%10,3%7,3%13,2% Não pretende comprar nada15,0%13,6%14,2%-5,3%4,4%

35 Intenção de utilização de crédito

36 Gastos familiares 17,6% da renda familiar está comprometida com crediários e sobra 11,4% para outras despesas

37 Gastos familiares (R$) 1T112T113T114T111T122T12 Alimentação Habitação Vestuário Transporte Saúde e cuidados pessoais Educação Crediário Quanto sobra Total

38 Conclusão Os resultados provenientes das simulações com dados secundários indicam forte desaceleração das vendas totais de varejo (junho de 2010 a junho de 2011 expansão de 7% e de junho de 2011 a junho de 2012 crescimento de apenas 2,9%). Adicionalmente com base no cenário atual, em que pesem as ações para estimular o consumo, aponta-se para uma retração significativa das vendas de bens duráveis até meados do ano. A inadimplência também só deverá manifestar sinais de arrefecimento a partir de junho.


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