A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções da Linguagem CASDVest 2013. Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções da Linguagem CASDVest 2013. Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento."— Transcrição da apresentação:

1 Funções da Linguagem CASDVest 2013

2 Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

3 Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

4 Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

5 Função Emotiva Meus oito anos “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! (...)” Casimiro de Abreu Das negativas (...) Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semi-demência do Quincas Borba. (...) Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

6 Função Apelativa Navio Negreiro Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus?! Castro Alves; Navio Negreiro ‘Güenta o relance, Izé!’ João Guimarães Rosa; São Marcos “Dedicação total a você”

7 Função Poética Iracema Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; José de Alencar Vaso Chinês Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado. (...) Alberto de Oliveira

8 Função Referencial O uso da linguagem na função referencial ou denotativa transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade.

9 Função Metalinguística Autopsicografia O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. (...) Asseverar verbo transitivo direto e bitransitivo 1. declarar (algo) com segurança; assegurar; afirmar Exs.: os biólogos asseveram ser preciso preservar a natureza

10 Função Metalinguística O senão do livro (...) o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... Joaquim Maria Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

11 Função Fática

12 A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, Predomina no texto a função da linguagem a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem, d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

13 O trecho dado é exemplo de qual função da linguagem? a)Fáticac) Metalinguística b) Cinematográficad) Referencial “O filme Cinema Paradiso é uma película que fala do próprio cinema”


Carregar ppt "Funções da Linguagem CASDVest 2013. Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google