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Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula 6 1 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com.

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1 Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

2 Agenda  Conclusão sobre estratégias de E-marketing  marketing  Marketing Viral  Pesquisa online  Publicidade online  Monitoramento  Definições e uso:  Tecnologia da Informação  Sistemas de Informação  Plano de E-makerting  Bibliografia 2 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

3 Marketing  E-Marketing é a aplicação das técnicas de marketing através dos novos canais online, ou seja, o conjunto de esforços desenvolvidos por uma organização através da internet, redes móveis ou de outros meios interativos, com o objeitvo de comunicar, promover e vender seus produtos e serviços. 3 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

4 Marketing  Código de Autorregulamentação para Prática de Marketing [2009]  Tem que respeitar a privacidade do usuário  Tem que ter opção de descadastramento  Tem que ser direcionado  Tem que ter relevância  Mais informações disponiveis no comite Gestor da Internet no Brasil  autoreg‐ -marketing.pdf 4 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

5 Marketing  Fabricantes  Easy Mailing (Dinamize)  iContact  ConstantContact  UolHost  VerticalResponse  Marketing (Locaweb)  Carteiro Express  Mail Chimp 5 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

6 Marketing Viral  É a disseminação de uma informação de forma espontânea, o próprio publico recebe a mensagem e envia para sua lista de contatos, sempre provoca sensações no usuário que o fazem passar Adiante. 6 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

7 Marketing Viral  Conjunto de ações de marketing digital que visam criar um buzz, um boca a boca.  Alvo grande numero de pessoas, propagação na maior escala possivel.  Na Internet o Marketing Viral consiste em difundir a informação através das redes existentes, sejam elas , blogs, Orkut, Facebook, Twitter, e outras, de forma a que a mensagem se espalhe e “contamine” os usuários 7 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

8 Marketing Viral  Seis princípios básicos segundo Ralf Wilson, 2012,  Distribuir gratuitamente produtos e serviços.  Oferecer meios sem esforço de envio para outros.  Tornar escalável do pequeno para o muito grande.  Explorar as motivações e comportamentos comuns.  Utiliza redes de comunicação já existentes.  Tirar proveito de recursos de terceiros. 8 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

9 Marketing Viral  Exemplo – Cerveja Bud Light é famosa por seus comerciais do Super Bowl, criou um viral com um vídeo on-line especial, intitulado Ian Up - para o que der e vier.  O participante recebe uma cerveja Bud light e é questionado se esta preparado para o que der e vier, ai a históia se desenrola. 9 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

10 Pesquisa online  Recolhe informação para identificação e definição de oportunidades.  Concebe, revê e avalia as ações de marketing  Monitora a performance.  O que procura :  Dimensão do mercado por segmento ou país  Dinâmica dos mercados  Comportamento do consumidor e sua opnião  Onde fazer promoção 10 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

11 Pesquisa online  Recolhe informação para identificação e definição de oportunidades.  Concebe, revê e avalia as ações de marketing  Monitora a performance.  O que procura :  Dimensão do mercado por segmento ou país  Dinâmica dos mercados  Comportamento do consumidor e sua opnião  Onde fazer promoção 11 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

12 Pesquisa online  O que Pesquisar:  Mídias  Fontes de informação e conteúdo: blogs, sites, portais e mídias sociais  Opinião  Posição do consumidor sobre: mercado, concorrentes, produtos, a sua marca.  Concorrentes  O posicionamento online dos seus concorrentes: posição nas buscas, qualidade do site, relevância, links patrocinados, ações online 12 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

13 Monitoramento  Aprender com o comportamento online do consumidor  Conhecer o retorno do investimento (R.O.I. – Return of Investiment)  Corrigir rumos da campanha  Trazer informações novas sobre o mercado e o consumidor 13 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

14 Monitoramento  Por que monitorar?  Cada expressão digital de uma marca (campanhas, site, widgets, presença nas redes sociais) pode e deve ser sempre mensurada.  Mensurações e análises confirmam a ficiência das estratégias.  Balizam ajustes no planejamento.  Permitem corrigir o rumo 14 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

15 Monitoramento  Clipping de notícias  Versões online de jornais, revistas etc.  Gratuitos: Google News, Google Alert  Pagos: Clipping Express  Foco no que sai na imprensa  Útil para a comunicação empresarial e RP.  Mídias sociais  Acompanha redes sociais e blogs  Útil para o marketing digital  Foco nos consumidores 15 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

16 Monitoramento  É feito em 3 etapas: • Mensuração – O que está acontecendo • Análise – Como está acontecendo; extrai a inteligência dos dados. • Ação – Realizada por estrategistas e gestores, altamente qualificados, envolve riscos /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

17 Tecnologia da Informação  Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI), é uma área que utiliza computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar e usar diversas informações /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

18 Tecnologia da Informação  A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:  Hardware e seus componentes;  Software e seus meios;  Sistemas de telecomunicações;  Gestão de informações e de dados /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

19 Sistemas da Informação  Dentro de TI temos os Sistemas de Informação ou SI, usados na gestão de informações e dados 19 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

20 Plano de E-makerting 20 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com

21 Bibliografia 15/08/2013 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com 21 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais. 9ª ed. São Paulo: Pearson, LIMEIRA, T. A. V. E-marketing: o marketing na Internet com cases brasileiros. São Paulo: Saraiva, REEDY, J.; SCHULLO, S. Marketing eletrônico. São Paulo: Thomson Learning, 2007 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 SAFKO, L.; BRAKE, D. A Bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher, STRAUSS, J.; FROST, R. E-Marketing. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, TELLES, A. A Revolução das Mídias Sociais. São Paulo: M.Books, TORRES, C. A Bíblia do marketing digital 1ª ed. São Paulo: Novatec, VAZ, C. A. Google Marketing. 3ª ed. São Paulo: Novatec, 2010


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