A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imagem, dress code e etiqueta profissional. Imagem Pessoal • Tipo de comunicação não verbal • 55% (visual roupas, acessórios, cabelos) • 38% ( tom de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imagem, dress code e etiqueta profissional. Imagem Pessoal • Tipo de comunicação não verbal • 55% (visual roupas, acessórios, cabelos) • 38% ( tom de."— Transcrição da apresentação:

1 Imagem, dress code e etiqueta profissional

2 Imagem Pessoal • Tipo de comunicação não verbal • 55% (visual roupas, acessórios, cabelos) • 38% ( tom de voz, gestos, posturas, expressões faciais ) • 7% (conteúdo/conhecimento) • 30 segundos • Estilo e imagem - primeira impressão • Estilo – expressão da personalidade (quem somos). – estilos ( tradicional, elegante, moderno, criativo, romântico, esportivo e sexy ). – Tipo físico ( Ampulheta, pêra, triangulo invertido, oval, retângulo) – Idade

3 Visagismo e Coloração pessoal

4 Que imagem você quer passar?

5 DRESS CODE PROFISSIONAL • Conforme o grau: – de formalidade ou casualidade do local de trabalho; – Função ou cargo que exerce e – Pessoas que têm contato • Ministério Público – Lei 6.174/1970 – Art. 279, • XIII – apresentar-se decentemente trajado em serviço ou com uniforme que for destinado para o caso; – Decente – 1. que fica bem; correto. 2. que tem bons costumes, bons modos. » DE HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque. Dicionário da Lingua Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 2011.

6 Dress Code Profissional •Muito formal: Ambientes sisudos. •A imagem deve projetar: seriedade, sobriedade e credibilidade. •exemplos: –diplomatas, ministérios, escritórios de advocacia - tradicionais, grandes corporações; • Mulheres: usar modelos clássicos de tailleurs e terninhos.

7 Dress Code Profissional

8 Formal • ambientes um pouco menos sisudos, mas ainda formal; • Exemplos: escritórios de advocacia; departamentos públicos (município, estado e união), Ministério Público, Poder Judiciário. • Imagem deve projetar: • seriedade, credibilidade e receptividade. • Mulheres: terninhos e “tailleurs” de tons médios ou escuros, lisos, risca de giz ou com texturas discretas. • Vestidos de cores neutras.

9

10 DRESS CODE - formal

11

12

13 • Semi-formal: • Ambientes mais descontraídos ou os profissionais não ficam tão expostos à presença de clientes. • Imagem deve passar: • credibilidade, capacidade de decisão, discrição e receptividade • Exemplo: pessoas que trabalham internamente em escritórios • Mulheres: Calça alfaiataria com camisa/blusa de tricoline, saia com camisa/blusa, vestidos estampas miúdas, jeans com camisas/blusas. Sapatos de saltos médios, sapatilhas. • Homens: • camisa com calça social sem gravata; • Calça cáqui ou jeans escuro e camisa. • Bom cinto

14 DRESS CODE – semi-formal

15

16

17 DRESS CODE - casual • Casual: ambiente descontraído e de criatividade. • Profissionais da área de criação. Ambientes informais (Publicidade/propaganda, arquitetura, design, professores, vendedores, caixas, etc) – IMAGEM DEVE PROJETAR • Criatividade - Descontração - Flexibilidade - Credibilidade – Mulheres: • terninhos modernos e de tecidos casuais, calças, saias, pantalonas, camisas e blusas de tecidos descontraídos (jeans escuro, algodão, tricoline). Peças de alfaitaria com blusas de malha, jaqueta jeans escura. – Homens: • Calça Jeans escuro / brim / sarja, com camisa xadrez / listra (pequenas); camisa polo;

18 DRESS CODE - casual

19 Dress Code - casual

20

21 Dress Code - ERRADO

22 Dress Code •

23 ERRADO

24

25

26

27

28

29

30 DRESS CODE - uniformes

31 “CASUAL DAY” Criado nos EUA – década 70 Somente: SEXTA-FEIRA E VÉSPERA DE FERIADO Para quem usa terno e gravata nos demais dias Homens: Jeans escuro com paletó, camisas mais esportivas; calças de veludo, sarja grossa; blazers de veludo ou sarja; jaquetas de lã ou tecido; mocassins; sapatos de amarrar e botas de couro discreta; relógio esportivo. Mulheres: Blusas informais, com calça jeans escuro/sarja, vestidos (exceto frente única, tomara que caia ou mini); blazers de sarja; casaquinhos; jaquetas; tricôs; sapatilhas; botas; peep-toes Acessórios maiores NA REALIDADE É O DIA SEM GRAVATA E SEM SALTO ALTO

32 Dress Code – casual friday

33

34

35 DICAS • Aparentar mais alto(a): – usar looks monocromáticos, listras na vertical; • Aparentar mais magro (a): – looks monocromáticos de cores mais escuras, listras na vertical, decotes em “V”; • Abdomen saliente: – Não usar peças volumosas na região da barriga, blusas e camisas mais escuras e usadas para fora da calça, evitar blusas/vestidos justos ou largos, evitar roupas de malhas. • Quadris largos: – Calças e saias de tecidos bom caimento, nem muito largos e nem justos, casacos, blusas que cubram o quadril, chamar a atenção para a parte de cima. • Seios grandes: – Sutiãs de boa sustentação, usar blusas, camisas, blazers em “U” ou “V”, mais escuras que a parte de baixo.

36 Guarda-roupa Básico de Trabalho • MULHERES: – 01 terninho/tailleur (cor escura), – 01 calça social alfaiataria preta e 02 de outra cor, – 01 saia preta, 01 vestido preto, 01 jeans escuro, – 01 blazer azul marinho, – 05 camisas de boa qualidade, – 03 blusas básicas, – 01 twin-set, – 01 trench-coat; – 01 scarpin preto;

37 Guarda-roupa Básico de Trabalho • HOMENS: – 02 a 03 conjuntos de paletó e calça, – 01 preto, para reuniões, – 02 que podem ser grafite e marinho, – 05 camisas, – 04 a 05 gravatas, – 01 jeans escuro; – 01 par de sapato preto e 01 marrom.

38 Traje Esporte (pouco casual) •Eventos simples e informais; •Ex.: almoços de fim de semana, churrascos, aniversários, exposições. •MULHERES: –Peças avulsas (calça/saia e blusa) de cores claras, blazers com mangas curtas, camisa com saia, vestidos de alcinhas, calça de gabardine, jeans... –Maquiagem/cabelo/acessórios discretos. –Sapatos baixo, anabela, sapatilha. Bolsas maiores. •HOMENS: –Camisa sem gravata ou suéter de malha, camisa pólo, calça de sarja, brim, cáqui, jeans. –Mocassins / sapatênis / sapatos de amarrar com solado mais grosso.

39 Esporte (pouco casual)

40

41 TRAJE PASSEIO/ESPORTE FINO/ALTO ESPORTE • Eventos - Importantes, mas com estilo mais descontraído. • Ex: teatros, conferências, vernissagens, colação de grau, concertos, reuniões de negócios, chás de panela, festa de noivado, entrevista de emprego, jantares restaurantes porte médio, festas de trabalho. • Mulheres: – Vestidos, tailleurs, blusa e calça/saia (tecidos melhores), pantalonas, terninhos, se for após às 18hs, o “pretinho básico” cai bem. – Scarpin salto médio, bolsa menor, bijouterias/jóias/maquiagem discretas, pouco brilho, cabelo escovado. • Homens: – calça clara c/ blazer escuro sem gravata. Após as 18hs terno escuro com gravata. – Sapato: mocassin preto e marrom.

42 Passeio / esporte fino / alto esporte

43

44 TRAJE PASSEIO COMPLETO • Eventos: casamentos, coquetéis, formaturas, óperas, jantares comemorativos/dançantes, festa de 15 anos, grandes eventos. – Tecidos mais nobres: tafetá de seda, crepe de seda, organza, tule. • MULHERES: – Vestidos (longos/curtos), terninhos, tailleurs, pantalonas, top e saia. – Acessórios: Sandália/sapato salto alto, bolsa menor, bijouterias/jóias com brilho, enfeites na cabeça. – Maquiagem bem feita, penteados. • HOMENS: – Terno escuro com camisa branca e gravata discreta. – Sapato social de couro de amarrar ou mocassins mais formais. – Cinto combinando com o sapato.

45 Passeio completo

46

47 Traje black-tie Gala ou Rigor Sofisticação e glamour • Eventos: noites de gala, bailes de formaturas, grandes premiações, tapetes vermelhos e festas luxuosas de casamento. produção sofisticada. • MULHERES: – Vestidos sofisticadíssimos (longos ou curtos), como renda francesa, tafetá de seda, zibelinas, brocado. Usa-se muita transparência, fendas, decotes, pedrarias, bordados. – Sapatos/sandálias salto bem altos, casaquinhos luxuosos. • HOMENS: – Smoking (gravata borboleta e faixa sempre preta). – Sapato: lisos de verniz preto.

48 Black tie / Gala / Traje a rigor

49 Black tie

50 Jantares com chefes de estados, bailes de gala, Prêmio Nobel... Mulheres: Vestido longo é obrigatório, bainha abaixo do tornozelo e muito bordado. Jóias sofisticadas. Homens: Smoking ou casaca (em desuso no Brasil)

51 ETIQUETA EMPRESARIAL Conjunto de regras que harmonizam o relacionamento entre as pessoas. • Pontualidade; • Cumprimentar os colegas; • Elevador/escada; • Não usar óculos escuros/bonés em ambientes fechados; • Celular/telefone; • Perfume; • Fumo – Não jogar bitucas no chão e plantas;

52 ETIQUETA EMPRESARIAL • Aperto de mão firme – olhos nos olhos; observar distância 50 cm; Não tocar na pessoas enquanto fala; • O mais jovem é apresentado ao mais velho; • O homem é apresentado à mulher; • O menos importante na hierarquia é apresentado ao mais importante; • A iniciativa do aperto da mão é sempre da mulher; • As pessoas devem ser apresentadas com nome e sobrenome (não se apresenta, por ex. “esta é minha ex-mulher”.., nem os títulos • Gentileza, Bom humor, Tolerância; • Palavras: “Desculpe”, “por favor”, “Muito obrigado”.

53 COMO VOCÊ QUER SER VISTO?

54


Carregar ppt "Imagem, dress code e etiqueta profissional. Imagem Pessoal • Tipo de comunicação não verbal • 55% (visual roupas, acessórios, cabelos) • 38% ( tom de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google