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“IMPORTÂNCIA DOS PORTOS”

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Apresentação em tema: "“IMPORTÂNCIA DOS PORTOS”"— Transcrição da apresentação:

1 “IMPORTÂNCIA DOS PORTOS”
Plano Meio Norte e a “IMPORTÂNCIA DOS PORTOS”

2 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia
O Porto de Luis Correia encontra-se em níveis bastante avançados. Estima-se que até janeiro de 2011 já esteja concluído a 1ª etapa que é a de instalação dos módulos que hoje é de 8mts para assentamento do cais. Para uma outra etapa está previsto um complemento com as obras de alargamento desses módulos para uma largura de mais 4 mts. totalizando assim 12 mts. e um aterramento onde irá funcionar o pátio de conteiner do cais. O total dessas obras estão previsto para junho de 2011.

3 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia
CONCEITUAÇÃO PARA FUTURAS EXPORTAÇÃO - Mercado Promissor; - As Exportações futuras; - Produção do Estado e as Exportações; - Outros produtos que estão em eminência - Processo de aumento na escala de produção.

4 1 - Área de Influência; 2 - Geopolítica; 3 - Organizacional;
OS PORTOS Enquanto Indutor do Desenvolvimento deverão considerar suas características nas seguintes dimensões: 1 - Área de Influência; 2 - Geopolítica; 3 - Organizacional; 4 - Social; 5 - Econômica; 6 - Tecnológica e Comercial. Localizado na região Nordeste do Brasil, o Estado do Piauí é uma unidade da Federação brasileira. O território do Estado abrange uma área de , 186 km2, que abriga características específicas de relevo, clima, vegetação e hidrografia. Como podemos observar no mapa, a área de influência do Porto de Luis Correia é muito vasta, se agregada ao grande volume de produção para interagir com a dinâmica do corporativismo e da Hinterlâdia. Este laço uma vez compreendido com os modelos de logística atuais, poderá significar muito no aumento de fluxo de cargas que se destinará ao Porto. (imagem 1.)

5 Dimensão Geopolítica Fomentar as operações do comércio exterior, por meio de alianças estratégicas com países emergentes ou por meio de incentivos e programas desenvolvidos juntos as empresas atuantes. Programas desenvolvidos juntos às empresas e industrias exportadoras numa abordagem de crescimento. Relação Porto/Cidade para uma versão globalizada. Relação com os Estados vizinhos definindo a área de influência e seu zoneamento. Percebe-se, dia a dia, o propósito do poder público de fomentar as operações do comércio exterior, seja por meio de alianças estratégicas com países emergentes, seja por meio de incentivos e programas desenvolvidos junto às empresas e indústrias exportadoras e é nessa relação que se deve abordar o crescimento, tanto no porto, como na cidade para uma versão globalizada que somente será compreendida se refletida dentro da máxima de agir localmente e pensar globalmente, em face das rápidas transformações que sacodem o mundo moderno.

6 Dimensão Organizacional
1 Deve-se atuar sobre todas as dimensões aqui explicitadas, assegurando operação e expansão em bases sistêmicas, envolvendo todos os setores de produção que utilizam o porto e, particularmente, as conexões de transportes a ele vinculadas. 2 Transformar o multiplicador das atividades totais em ação efetiva, definindo o Porto como prioridade. 3 Alavancar o desenvolvimento da região para que os efeitos das interdependências justifique a sua implantação. Disponibilizar serviços públicos com atuação no porto Consolidar ação conjunta pelos órgãos intervenientes como: Receita Federal, Polícia Federal, ANVISA, Marinha, eliminando incompatibilidades de horários de trabalho, disponibilizar equipe multifuncional, reduzir retrabalho e reduzir ou eliminar custos desnecessários. Criar Centros Integrados de Negócios, no porto, onde os usuários e a comunidade portuária possam realizar toda a interface de negócios com os órgãos intervenientes, facilitando as transações comerciais.

7 Dimensão Social Geração de ofertas de novos empregos com o conseqüente aumento do Índice de Desenvolvimento Humano-IDH; Criando legitimidade para que a medida de desempenho sirva de emancipação social produzindo bens e serviços à comunidade. Promover o resgate através das ações que procuram de forma inovadora, resolver problemas sociais e expressar na definição e nas inter-relações a fim de permitir a satisfação e o alto desempenho no ambiente de trabalho. Os benefícios trazidos pelo intento das importações e exportações são incomensuráveis, na medida em que geram empregos e trazem riqueza local e para nação. O Brasil tem se destacado diante desse cenário internacional, uma vez que os seus produtos tem se tornado mais competitivos, lá fora. O investimento e o capital estrangeiro estão ingressando no País com uma freqüência cada vez maior. A importância da imediata criação de uma estrutura bem preparada e moderna para o Porto de Luis Correia tem que levar em conta os fatores que determinam a ótica sob o aspecto geográfico. A globalização econômica, da qual se derivam ou se associam as mudanças assinaladas, tem se caracterizado por um acentuado aumento dos fluxos de mercadorias que circulam por navios de um continente para outro, requer capacidade de organização e de promoção inovadora, assim como ações de logística mais articuladas

8 Dimensão Econômica Para garantir o desenvolvimento é necessário que:
Se estimulem investimentos rentáveis os quais Utilizem ao máximo as potencialidades locais em termos de recursos de produção: insumo; tecnologia; capital; mão-de-obra; e capacidade empresarial. A par de todos os benefícios econômicos que o Porto pode proporcionar, é notável, em todos os portos, à sua capacidade de inclusão social, porque gera empregos, renda e exige mão de obra de crescente qualificação, em face do desenvolvimento continuado da tecnologia que utiliza. O porto que se almeja será aquele possuidor de características de sustentabilidade, pela preservação do ambiente no qual será edificado, um porto que sirva de link do Piauí com o mundo, por meio da intermodalidade que reúne os processos da cadeia de produção, criando novas escalas de rotas marítimas em virtude do aumento da capacidade física e operacional dos navios. Nessa perspectiva, a articulação e conexão modal, como a cabotagem, são fundamentais ao trânsito mercantil, no sentido de assegurar o processo sistêmico de integração e circulação de mercadorias.

9 Dimensão Tecnológica O PORTO deve: Contar com conexões marítimas e terrestres bem projetadas e operadas. Desenvolver instrumentos técnicos e científicos para elaboração de políticas, programas e projetos logísticos de transportes.

10 Dimensão Comercial Como não basta a um porto ofertar somente infra-estrutura sem dar a conhecer a gama e qualidade dos serviços ofertados, um vigoroso trabalho de comercialização e marketing é vital, demonstrando as vantagens econômico-financeiras de se instalarem no porto.

11 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia
OUTRAS OBRAS IMPORTANTES A reativação da ferrovia ligando Luís Correia a Teresina. A importância da Hidrovia do Parnaiba. As Rodovias no cruzamento da hinterlândia para o escoamento da produção. Os recursos hidricos do uso da água para agricultuura Exploração das Bacias Litorâneas. Convênios firmados entre a UFPI/SEP/PR para elaboração de estudos e projetos.

12 POLÍTICAS DIRETRIZES PORTUÁRIAS
A Secretaria de Portos, criada pela Lei nº 11,518, de 5 de setembro de 2007, com a missão de assessorar direto ou indiretamente o Presidente da República: Na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor portuário; Na promoção, execução e avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura e da superestrutura dos portos e terminais portuários marítimos outorgados às Companhias Docas.

13 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS Vale ressaltar, a importância de analisar alguns aspectos da atividade portuária, já no aspecto laboral, inclusive, mesmo que brevemente, ao considerar a sua origem histórica, é bom que se comente que a aplicação da Lei 8.630/93, que, entre outras coisas, regula este tipo de atividade.

14 Avaliação Grupo de Produtos Corporativismo Hinterlândia/Produtos
Setor Produtivo Grupo de Produtos Hinterlândia/Produtos Localidades/Distância Vias de Acessos Rodoviário Ferroviário Hidroviário Marítimo Corporativismo Área de Influência Meio-Econômico Acesso ao Mercado Práticas Comerciais Embalagens e Rotulação Estrutura de Comercialização Regulamentação Importação e Exportação Direção e Origem do Comércio Exterior Embarque e Desembarque Avaliação Administração Portuária Localização Humanos informação informática

15 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia
ZPE- Zonas de Processamento de Exportação  As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As finalidades das ZPEs são: a) Atrair investimentos estrangeiros; b) Reduzir desequilíbrios regionais; c) Fortalecer o Balanço de Pagamentos; d) Promover a difusão tecnológica; e) Criar empregos; f) Promover o desenvolvimento econômico e social do país; g) Aumentar a competitividade das exportações brasileiras. As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As finalidades das ZPEs são: a) Atrair investimentos estrangeiros; b) Reduzir desequilíbrios regionais; c) Fortalecer o Balanço de Pagamentos; d) Promover a difusão tecnológica; e) Criar empregos; f) Promover o desenvolvimento econômico e social do país; g) Aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

16 Muito Obrigado Carlos Antonio Silveira-(55-61)9676-5412


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