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Plano Meio Norte e a “IMPORTÂNCIA DOS PORTOS ”.   O Porto de Luis Correia encontra-se em níveis bastante avançados. Estima-se que até janeiro de 2011.

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1 Plano Meio Norte e a “IMPORTÂNCIA DOS PORTOS ”

2   O Porto de Luis Correia encontra-se em níveis bastante avançados. Estima-se que até janeiro de 2011 já esteja concluído a 1ª etapa que é a de instalação dos módulos que hoje é de 8mts para assentamento do cais.   Para uma outra etapa está previsto um complemento com as obras de alargamento desses módulos para uma largura de mais 4 mts. totalizando assim 12 mts. e um aterramento onde irá funcionar o pátio de conteiner do cais. O total dessas obras estão previsto para junho de Plano Meio Norte Porto de Luis Correia

3  CONCEITUAÇÃO PARA FUTURAS EXPORTAÇÃO - Mercado Promissor; - As Exportações futuras; - Produção do Estado e as Exportações; - Outros produtos que estão em eminência - Processo de aumento na escala de produção. Plano Meio Norte Porto de Luis Correia

4 OS PORTOS Enquanto Indutor do Desenvolvimento deverão considerar suas características nas seguintes dimensões: 1 - Área de Influência; 2 - Geopolítica; 3 - Organizacional; 4 - Social; 5 - Econômica; 6 - Tecnológica e Comercial.

5   Fomentar as operações do comércio exterior, por meio de alianças estratégicas com países emergentes ou por meio de incentivos e programas desenvolvidos juntos as empresas atuantes.   Programas desenvolvidos juntos às empresas e industrias exportadoras numa abordagem de crescimento.   Relação Porto/Cidade para uma versão globalizada.   Relação com os Estados vizinhos definindo a área de influência e seu zoneamento. Dimensão Geopolítica

6 1 Deve-se atuar sobre todas as dimensões aqui explicitadas, assegurando operação e expansão em bases sistêmicas, envolvendo todos os setores de produção que utilizam o porto e, particularmente, as conexões de transportes a ele vinculadas. 2Transformar o multiplicador das atividades totais em ação efetiva, definindo o Porto como prioridade. 3Alavancar o desenvolvimento da região para que os efeitos das interdependências justifique a sua implantação. Dimensão Organizacional

7 Dimensão Social   Geração de ofertas de novos empregos com o conseqüente aumento do Índice de Desenvolvimento Humano-IDH; Criando legitimidade para que a medida de desempenho sirva de emancipação social produzindo bens e serviços à comunidade.   Promover o resgate através das ações que procuram de forma inovadora, resolver problemas sociais e expressar na definição e nas inter- relações a fim de permitir a satisfação e o alto desempenho no ambiente de trabalho.

8 Dimensão Econômica Para garantir o desenvolvimento é necessário que: • Se estimulem investimentos rentáveis os quais Utilizem ao máximo as potencialidades locais em termos de recursos de produção: insumo; tecnologia; capital; mão-de-obra; e capacidade empresarial.

9 Dimensão Tecnológica Contar com conexões marítimas e terrestres bem projetadas e operadas. Desenvolver instrumentos técnicos e científicos para elaboração de políticas, programas e projetos logísticos de transportes. O PORTO deve:

10   Como não basta a um porto ofertar somente infra-estrutura sem dar a conhecer a gama e qualidade dos serviços ofertados, um vigoroso trabalho de comercialização e marketing é vital, demonstrando as vantagens econômico- financeiras de se instalarem no porto. Dimensão Comercial

11  OUTRAS OBRAS IMPORTANTES - A reativação da ferrovia ligando Luís Correia a Teresina. - A importância da Hidrovia do Parnaiba. - As Rodovias no cruzamento da hinterlândia para o escoamento da produção. - Os recursos hidricos do uso da água para agricultuura - Exploração das Bacias Litorâneas. - Convênios firmados entre a UFPI/SEP/PR para elaboração de estudos e projetos. Plano Meio Norte Porto de Luis Correia

12  A Secretaria de Portos, criada pela Lei nº 11,518, de 5 de setembro de 2007, com a missão de assessorar direto ou indiretamente o Presidente da República:  Na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor portuário;  Na promoção, execução e avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura e da superestrutura dos portos e terminais portuários marítimos outorgados às Companhias Docas. POLÍTICAS DIRETRIZES PORTUÁRIAS

13  A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS Vale ressaltar, a importância de analisar alguns aspectos da atividade portuária, já no aspecto laboral, inclusive, mesmo que brevemente, ao considerar a sua origem histórica, é bom que se comente que a aplicação da Lei 8.630/93, que, entre outras coisas, regula este tipo de atividade. Vale ressaltar, a importância de analisar alguns aspectos da atividade portuária, já no aspecto laboral, inclusive, mesmo que brevemente, ao considerar a sua origem histórica, é bom que se comente que a aplicação da Lei 8.630/93, que, entre outras coisas, regula este tipo de atividade. Plano Meio Norte Porto de Luis Correia

14 Administração Portuária • Localização • Humanos • informação • informática Acesso ao Mercado Práticas Comerciais Embalagens e Rotulação Estrutura de Comercialização Regulamentação Importação e Exportação Direção e Origem do Comércio Exterior Embarque e Desembarque Área de Influência Meio-Econômico Setor Produtivo Grupo de Produtos Hinterlândia/Produtos Localidades/Distânci a Vias de Acessos Rodoviário Ferroviário Hidroviário Marítimo Corporativismo Avaliaçã o

15 Plano Meio Norte Porto de Luis Correia   ZPE- Zonas de Processamento de Exportação   As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.   As finalidades das ZPEs são:   a) Atrair investimentos estrangeiros;   b) Reduzir desequilíbrios regionais;   c) Fortalecer o Balanço de Pagamentos;   d) Promover a difusão tecnológica;   e) Criar empregos;   f) Promover o desenvolvimento econômico e social do país;   g) Aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

16 Muito Obrigado Carlos Antonio Silveira-(55-61)


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