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Seminário Internacional “Mega-tendência Quadros Nationais de Qualifições (QNQ) – Oportunidades, Desafios e Lições Aprendidas A Perspectiva da OIT Alessandra.

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1 Seminário Internacional “Mega-tendência Quadros Nationais de Qualifições (QNQ) – Oportunidades, Desafios e Lições Aprendidas A Perspectiva da OIT Alessandra Molz Centro Internacional de Formação da OIT (CIF-OIT)

2 Estructura •OIT e a investigação da OIT na área dos QNQ •Evidência derivada da investigação da OIT •Algumas implicações importantes relativas aos QNQ •Lições aprendidas e recomendações 03/07/20142

3 CIF-OIT Turím Formação e compartilhar conhecimentos OIT Sede Principal Genebra Normas Internacionais & Recomendações, assesoria para os parceiros e Estados Membros da OIT, investigação, cooperação internacional, Escritório Regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório sub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Sub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Nacional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório sub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório ub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório sub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório Regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica Escritório sub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica OIT: Quem somos? Escritório ub-regional Assesoria aos constituintes e co-operaçao técnica

4 A investigação da OIT relativa aos QNQ: Estudo sobre 16 países •Ponto de partida: Alto investimento de recursos para um mecanismo de política que: –em grande medida não foi experimentado nem verificado –foi pouco investigado –Ainda não há conhecimento sobre os impactos 03/07/20144

5 A investigação da OIT relativa aos QNQ: Questoes principais e limitações QUESTÕES 1.) Até quê ponto os QNQ alcançam os objetivos previstos? 2.) Quais são os modelos e enfoques mais apropriados para a implementação de QNQ? LIMITAÇÕES •QNQ são relativamente novos •Mais informação achada sobre a questão 1 •Difícil de obter evidência sobre mudanças concretas causadas pelos QNQ  Não ha recomendações ou conclusões simples  Importante partir de suposições realístas: recursos, tempo, financiamento  Ter cuidado, avaliar as próprias prioridades

6 Exercicio individual Por favor reflectir durante 2 minutos sobre a seguinte questão: •O quê acha – a sua opiniao pessoal: Quais são os 3 problemas mais importantes da formação profissional em Angola? 03/07/20146

7 Constatações: Altas expectativas & objetivos de política ambiciosos •Mais comunicação: Educação – FP – Educação Académica •Mais comunicação: FP / Educação – Mercado de trabalho •Reduzir desarticulações: demanda e oferta de competências •Maior transparência das qualificações •Mobilidade de formandos e trabalhadores: –Entre sectores /indústrias –Voltar a e progredir na educação (formação ao longo da vida) –Reconhecimento da formação préviamente adquirida e adquirida de maneira informal •Melhorar a qualidade da formação •Incluir a indústria na formulação de normas / padrões / estándares •Incrementar a flexibilidade no fornecimento da educação & formação •Incrementar o estatuto da formação profissional •Aumentar a transparência e “permeabilidade” dos sistemas de formação •Desenvolvimento de novas qualificações •Reforma do sistema de formação profissional •Mobilidade entre países 03/07/20147

8 Constatações: Desenvolvimentos internacionais e “emprestar políticas” •142 paises tem adoptado um QNQ, estão em processo de desenvolver um QNQ ou estão a considerar de desenvolver um QNQ •Efeito de “contágio” •Papel dos doadores e das agências internacionais de desenvolvimento •“Construção” e decisão política •Problema: copiar / “emprestar” o sistema de outro país – não baseado nas necessidades, problemas e características nacionais. 03/07/20148

9 Constatações : Uso dos resultados da aprendizagem Propósito: •Definir os níveis dentro do QNQ •Comparação de qualificações através de sectores •Facilitar a mobilidade entre ocupações •Normas/padrões para o desenvolvimento do proceso de aprendizagem e avaliação 03/07/20149 Resultados de aprendizagem (competências / descritores de niveis)

10 Constatações: Uso dos resultados da aprendizagem 03/07/ •Introdução e desenho de muitas qualificações novas e qualificações parciais –Muitas qualificações não vem usadas –Pouca aceitação por parte dos empregadores •Falta de participação dos empregadores / sector privado •Dificuldades de comparação e nivelação através de diferentes indústrias •Cada indústria tem uma lógica própria inerente •Mal-entendidos metodológicos: Sobre-especificação, números excessivos de sub-componentes •Insuficiente compreensão e aplicação dos “resultados da aprendizagem” (Desenho do currículum e instrutores) •Reconhecimento das competências préviamente adquiridas: pouca aplicação •Desarticulação entre demanda e oferta de compêtencias: poucos resultados Problemas achados

11 Constatações: Implementação •Sequënciar a introdução do QNQ •QNQ como parte de um sistema mais amplo •QNQ é complementar a outras instituições existentes •Melhorar as capacidades institucionais •Participação dos empregadores, sindicatos e associações profissionais no desenvolvimento dos resultados da aprendizagem •Enfoque flexível para aplicar resultados da aprendizagem •NQF não é um substituto dum sistema ou duma reforma da formação prof. •Não-partecipação dos empregadores e dos sindicatos (instituições e diálogo social fracos) •Instituições de educação e formação fracos •Estruturas de governabilidade fracas: –Falta de funções claramente definidas e de ligações entre diferentes entidades do governo –Pouca compreensão dos papeis dos parceiros e das dif. instituições –Prazos e orçamentos pouco realistas –Não se podem produzir cambiamentos “da noite à manha” 03/07/ Factores de vantagemProblemas

12 Implicações: O papel importante dos empregadores •Contratação da mão-de-obra –Eles são “clientes” do sistema de formação profissional –Criam oportunidades de emprego •Sabem quais são as qualificações e competencis que precisam –Eles deveriam desenhar resultados e qualificações •Precisam compreender e confiar nas qualificações –Senão o QNQ vai ter utilidade limitada 03/07/ Empregadores

13 Implicações: dispositivos institucionais 03/07/ QNQ Formulação dos Resultados de AprendizagemDesenho Curricular Proceso de Formação/ instituições Avaliação & Reconhecimento Certifica- ção Financia- mento Manutenção & actualização Identificar necessidades do mercado de trabalho Normas / padrões da indústria

14 Recomendações •Poucos resultados comprovados que os QNQ estão a atingir os objetivos pre-definidos –Demaisado ambiciosos, expectativas muito altas •Não existe um modelo único “correcto” de QNQ –Cada QNQ deve ser formlulado em função das circunstáncias nacionais. •QNQ não são “soluções rápidas” –Insumos: Tempo, dinheiro, outros recursos –Processo “incremental” (quadros a nivel de industria / sector)? •QNQ não são uma solução simples para problemas complexos –Sem política e sistema operativo e instituições fortes um QNQ será limitado, nem pode solucionar estos problemas •O impacto e a função dos QNQ na reforma dos sistema de formação profissional está a ser sobre-estimado

15 Perguntas importantes antes de desenhar um QNQ PROPÓSITO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO •O quê pretendem vocês de atingir? –Problema / necessidade específica? –Como pode um QNQ contribuir para solucionar este problema? •Qual sería a função do QNQ dentro do vosso sistema de de formação? •Quê setores na área da educação e formação devem ser incluidos no QNQ? ESTRATEGIA •Até quê grau o QNQ deveria ser unificado e centralizado? •Quê medidas adicionais serão necessárias para atingir os objetivos do QNQ? •Quais são as pre-condições necessárias para estabelecer um QNQ? –Prazos? Recursos? •Como organizar a gestão e a governabilidade do QNQ? –Papel dos empregadores? –Papel dos sindicatos? –Papel do governo? 03/07/201415

16 Perguntas importantes antes de desenhar um QNQ DESENHO & IMPLEMENTAÇÃO •Como devem ser desenhados os diferentes níveis? •Como assegurar a qualidade? •Como gerir o processo de consultação com os paceiros? •Como desenhar e manter as qualificações? OUTROS ASSUNTOS •As qualificações devem ser definidas em base de resultados da aprendizagem? •Qual seria o sistema de avaliação e certificação a ser usado? •As qualificações deVem ser modulares? Como aplicá-los para a aprendizagem? •Precisa-se De um sistema de “pontos de crédito”? 03/07/201416

17 Exercicio inicial: os 3 problemas mais importantes na formação •Desarticulação entre demanda e oferta no mercado de trabalho •Accesso, abrangença •Competitividade •Responder ás necessidades de formação do mercado de trabalho •Economia informal •Desemprego de jovens •Baixo estatuto da formação •Não existem dispositivos para a formação contínua •Não tem ligações entre a formação profissional e o sistema de educação académica 03/07/ •Qualidade •Instituições de formação profissional: falta de financiamento e de equipamentos •Instrutores: insuficiente quantidade e atualização •Baixos niveis de educação dos formandos •Desemprego •Falta de financiamento •Falta de particpiação da indústria / do sector privado na formação

18 Exercicio inicial: os 3 problemas mais importantes na formação •Um QNQ pode solucionar todos estos problemas? •Podem estes problemas ser atendidos com outras medidas? Sem QNQ? •Quais destes problemas podem ser atendidos com um QNQ e quais não? •Como pode um QNQ atender alguns destes problemas? –O quê deve ser feito? Quanto custaria? Quê prazo sería realista? •Como tratar dos problemas que não podem ser atendidos com um QNQ? –O quê deve ser feito? Quanto custaria? Quê prazo sería realista? •Quais são os problemas e as prioridades mais urgentes? Onde focalizar os recursos? 03/07/201418


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