A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Cultura O conceito de cultura é algo bastante instigante, pois é algo que quanto mais se tenta conceituar, mais se esvai pelas pontas de nossos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Cultura O conceito de cultura é algo bastante instigante, pois é algo que quanto mais se tenta conceituar, mais se esvai pelas pontas de nossos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceito de Cultura O conceito de cultura é algo bastante instigante, pois é algo que quanto mais se tenta conceituar, mais se esvai pelas pontas de nossos dedos. Muitos autores se aventuraram nesta perspectiva, limitando o termo a alguma interpretação. No entanto, ninguém como Terry Eagleton conseguiu expressar bem o significado deste termo, a partir de uma reflexão dialética, apresentando formas contraditórias, para parti-la daí termos de uma síntese do que poderia ser cultura, num determinado contexto, sem, no entanto, conceituar.

3 Terry Eagleton Aluno de Raymond Williams em Cambridge, Terry Eagleton (1943-) é uma das forças matrizes da grande tradição britânica de crítica cultural materialista. Tributária de uma linha de pensamento oposicionista que vincula a produção artística às condições materiais da sociedade.

4 Cultura A palavra “cultura” designa num primeiro momento “cultivo”, “plantação”, algo que nasce e se desenvolve naturalmente. Aqui já aparece uma das grandes discussões: qual a diferença entre natureza e cultura, se uma existe sem a outra, etc. No entanto, uma vem da outra e ambas se complementam. Desta maneira, a cultura transfigura a natureza, parafraseando Terry Eagliton. Ou, citando Cuche “A cultura torna possível a transformação da natureza”.

5 Complexidade da Cultura Portanto, cultura está aí, se refazendo momentaneamente, indo e vindo, produzindo e reproduzindo artefatos, manifestado em ações, gestos e obras culturais, bem como nas instituições que as produzem. Cultura nunca poderá se limitar a um conceito haja visto sua complexidade e imensidão.

6 Nós, a Cultura e a Natureza Nós, uma vez envolto e essa intelligentsia, enquanto aqueles que possuem o mínino de conhecimento, para refletir a cultura, sabem que não estamos isentos das ideologias, ou seja, visões conservadoras, como também de utopias, ou melhor, mudanças. Fazemos parte da constituição da cultura, que é realizada a cada momento. Dessa maneira, estudar a cultura é pensar sobre nossa condição de seres humanos.

7 Nós, a Cultura e a Natureza Nossa auto-definição enquanto seres que ao mesmo tempo em que recebe nossa estrutura da natureza, muito dela é apropriada pela cultura. É muito interessante pensar sobre isso. Até que ponto nossas ações são resultados de livres escolhas? Ou tudo que fazemos são resultados desta gama de relações que é a cultura?

8 Muitas Questões Ficam Sem Respostas! O fato é que a cultura é esta gama de relações, de interesses, como dizia Willians, que envolve a todos, nos fazendo adentrar no meio e sendo modificado por ele.

9 Trabalho de Sociologia Nome: Iago Mendes Lopes Nº: 11 Turma: 1007 Data: 27/09/2011 Profª: Vera


Carregar ppt "Conceito de Cultura O conceito de cultura é algo bastante instigante, pois é algo que quanto mais se tenta conceituar, mais se esvai pelas pontas de nossos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google