A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que tipo de Luz eu sou? (Na minha família, no trabalho, na comunidade de fé, enfim no meio em que vivo.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que tipo de Luz eu sou? (Na minha família, no trabalho, na comunidade de fé, enfim no meio em que vivo.)"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Que tipo de Luz eu sou? (Na minha família, no trabalho, na comunidade de fé, enfim no meio em que vivo.)

4 Somos convidados/as LUZ a sermos luzes à LUZ de Cristo.

5 A vocação de cada um consiste em ser sal da terra e luz que brilha e ilumina. VAI! EU ESTOU CONTIGO! Vocação é compromisso à luz da palavra de Deus: VOCAÇÃO VOCAÇÃO = Escuta do chamado COMPROMISSO COMPROMISSO = Responder ao chamado A LUZ DA PALAVRA DE DEUS A LUZ DA PALAVRA DE DEUS = Ilumina e aprofunda chamado.

6 Deus tem vocação e se compromete com ela chamando a todos nós.

7 A vocação de Deus é o grito do povo oprimido! Deus foi chamado pelo povo sofrido e deixou que o chamado entrasse Nele. (Ex 2, 23-25)

8 INICIAfamíliaCONTINUA comunidade O Documento de Aparecida diz que o Serviço de Animação Vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus. INICIA na família, CONTINUA na comunidade cristã, dirige-se as crianças e especialmente aos jovens. Finalidade dessa pastoral é ajudar a “descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um/a, acompanhando-os em seu processo de discernimento”.

9 É importante que cada um de nós analise a própria vida, e sua vocação perfazendo os mesmos passos que Deus percorreu para dar uma resposta adequada à sua vocação:

10 1.Ouvir 1.Ouvir = Deus ouviu o clamor Aprender a escutar o grito calado do pobre, dos acontecimentos, das pessoas... 2.Lembrar 2.Lembrar = Deus se lembra da aliança com Abraão, Isaac, Jacó. A lembrança do passado ajuda a dar uma resposta coerente aos apelos que recebemos hoje.

11 4. Conhecer 4. Conhecer = Deus conheceu os sofrimentos. Conhecer, indica uma experiência prática obtida pela convivência. 3. Ver 3. Ver = Deus viu a miséria do seu povo. Vemos as coisas mas não percebemos, nos acostumamos e nos tornamos insensíveis diante dos problemas.

12 5. Descer = Deus desceu para libertar o seu povo. 6. Decidir = Deus decidiu fazê-lo subir a terra fértil e espaçosa. Deus começa agir tomando decisões concretas a partir da posição do outro.

13 7. Chamou 7. Chamou = Deus chamou Moisés e enviou para tirar o povo do Egito. A raiz da vocação de Moisés era preocupação de Deus em ser Fiel à vocação que ele (Deus) estava recebendo do povo e em atender ao chamado dos oprimidos.

14 Na Bíblia encontramos uma variedade imensa de vocações que trazem luz para iluminar a vocação que sentimos dentro de nós. A maneira de Deus Chamar as pessoas é muito variada. Nenhuma vocação se repete.

15 Abraão Abraão (Gn 12,1-3;15,1-6; 17,15-22; 22,1-18) Chamado para ser pai de um povo, ri, pois não consegue acreditar em si mesmo e em Sara, no entanto arrisca-se e confia no chamado de Deus. M oisés M oisés (Ex 3,11.13; 4, ) Chamado para libertar o povo, tem medo e arruma várias desculpas, mas acaba aceitando. Samuel Samuel (1Sm 3,1-18) Não percebe o chamado; precisa de ajuda de outra pessoa para poder percebê-lo: “Fala, Senhor, teu servo escuta!” Pessoas que receberam o seu chamado. o seu chamado.

16 Jeremias Jeremias (Jr 1,4-10) Na hora percebe o chamado, fica gago e se desculpa: “Sou apenas uma criança!”. Mesmo assim, Deus não cede e mantém o chamado. Jonas Jonas (Jn 1,3) É a imagem do profeta que não tem coragem de assumir o chamado e foge. Ele aprende dos pagãos como rezar a Deus. Ester Ester (Est. 2,,15-17; 4,12-17) Chamada a ser rainha pela beleza e arrisca da própria vida libertar seu povo.

17 Maria Maria (Lc 2,19.51; 1,26-38) Acostumada a ruminar os fatos, percebe e acolhe a palavra de Deus, trazida pelo anjo Gabriel, a ponto de encarná-la em sua própria vida. Isabel Isabel (Lc 1, ) Acreditou no chamado, concebeu e tornou-se capaz de reconhecer a presença de Deus em Maria.

18 João Batista João Batista ( Lc 1,11-17 ;1, 59-66; Mt 1,11- 7; Mc 6,17-29) Chamado desde o seio materno assume a missão com coragem. É o primeiro profeta depois de muitos séculos de silêncio. Apóstolos Apóstolos (Mc 3, 3-19) Foram chamados para estar com Jesus para serem enviados em missão. Paulo Paulo (At. 9,3-4; 9,1-19) O chamado o derruba na estrada e ele fica cego. Foi chamado num momento em que tudo indicava o contrário, pois era perseguidor.

19 Jesus (Lc 4,18-19; Is 61, 1-2) Aprofunda sua vocação convivendo com o povo pobre durante seus trinta anos em Nazaré. Assim, o filho de Deus, descobre que o pai o chama para realizar a missão de Messias.

20 Deus continua chamando Vida e Missão Salvatoriana CARISMA SALVATORIANO O CARISMA SALVATORIANO é um dom de Deus concedido ao Fundador, Pe. Jordan e a Bem- Aventurada Maria dos Apóstolos, que foi deixado a nós como herança, para a continuidade da missão de Jesus Cristo, o Salvador, que veio para dar testemunho da LUZ (Jo 1,17).

21 Carisma Salvatoriano Tornar Jesus Salvador conhecido e amado por todos, em todos os lugares através de todos os modos e meios que o amor inspirar. Missão Salvatoriana Missão Salvatoriana Somos chamadas e enviadas em missão para anunciar com o nosso modo de ser e agir a mensagem do Evangelho.

22  Tornar conhecido e amado o Salvador  Envolver outros na missão.  Enfatizar a missão do apostolado leigo.  Proclamar o Evangelho a todos os povos, por toda parte e em todos os tempos, com todos os modos e meios que o amor de Cristo inspira.  Manifestar a bondade e o amor do salvador. Elementos - chave do carisma:

23 Atuação - missão Salvatoriana  Saúde  Educação  Formação  Pastoral Paroquial, Missionária e Social

24

25

26 Acesse o blog da Animação Vocacional Salvatoriana Facebook: Twiter: Página: Animadora vocacional: Wanderleia Dalla Costa Fone: (49) Lages/SC

27 "Crê, espera, confia, ama e vá em frente". (Pe. Jordan)


Carregar ppt "Que tipo de Luz eu sou? (Na minha família, no trabalho, na comunidade de fé, enfim no meio em que vivo.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google