A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 1 - Comunicação Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 1 - Comunicação Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 - Comunicação Organizacional
Bibliografia KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada . São Paulo: Summus, 2003. REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Thompson, 2002.

2 JORNALISTAS, ASSESSORES DE IMPRENSA, JORNALISTAS CORPORATIVOS
CULTURA ORGANIZACIONAL PÓS NEOLIBERALISMO ESCRITÓRIOS VIRTUAIS PRECARIEDADE DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS: USO DA PJ

3 ORGANIZAÇÃO Administração das estruturas funcionais como processos interligados e não como departamentos independentes.

4 JORNALISMO EMPRESARIAL
É o conjunto de formas jornalísticas, pois reúne as características básicas do jornalismo (atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva) para conceituar a notícia que será veiculada nos meios de comunicação internos e externos da empresa.

5 ASSESSORIA DE IMPRENSA
É o conjunto de atividades que enaltecem, pela informação jornalística, o trabalho de uma empresa, desenvolvendo, também, a imagem da organização.

6 RELAÇÕES PÚBLICAS Trabalha para ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Trabalha com valores, conceitos e princípios voltados para a construção da identidade e da imagem organizacional.

7 RELAÇÕES PÚBLICAS Uma das principais ferramentas do profissional de RP é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo. A partir da pesquisa, definem-se as estratégias e as ações básicas de comunicação. Planeja, desenvolve e organiza os eventos da empresa.

8 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A Comunicação Organizacional compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para criar e manter a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações) Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

9 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Essa imagem é transmitida para os públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública. Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

10 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
1.     O que comunicar 2.     Para quem comunicar 3.     Por que comunicar 4.     Como comunicar 5.     Quando comunicar 6.     Quanto custa comunicar 7.     Quais os resultados esperados 8.     Quem é o responsável Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

11 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
2.     Para quem comunicar COMUNICAÇÃO INTERNA COMUNICAÇÃO EXTERNA Imparcialidade/objetividade – ferramenta para elevar o índice de audiência.

12 COMUNICAÇÃO AS CULTURAS ORGANIZACIONAIS
Para compreender a complexidade do ato comunicativo é preciso estudar: as barreiras, os níveis de análise, as redes, os fluxos, os meios e as diversas modalidades comunicacionais existentes. (KUNSCH) Na busca pela metodologia, fiz paralelo com a metodologia histórica de considerar que como há 2 versões para a história também há 2 versões para o jornalismo. Tópico 2: em mais de 500 anos de história os movimentos sociais nunca tiveram a chance de se expressar. Sempre foram criminalizados.


Carregar ppt "AULA 1 - Comunicação Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google