A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL

2 A educação vicentina é uma educação em valores, que visa à excelência na qualidade de ensino e o compromisso social. Nesse processo educativo, são desenvolvidas habilidades e construídas competências a serem colocadas a serviço da vida em toda a sua plenitude. (Ideário Educativo Vicentino do Rio de Janeiro página 11) IDENTIDADE

3 EUOUTRO MUNDO DEUS Fé Amor Trabalho Verdade Subjetividade Convivência Ação sobre o mundo Sentido Transcendente

4 Como chegamos até aqui? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

5 Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial IndicadoresSociedade Pré-IndustrialSociedade Industrial Geração de Riqueza Terra; Mão de Obra. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Modelo de agrupamento humano Agrupamento por atividade econômica; Família Patriarcal, numerosa. Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Educação da População Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada.

6 Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial IndicadoresSociedade IndustrialSociedade Pós-Industrial Geração de Riqueza Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Modelo de agrupamento humano Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Educação da População Preocupada com as ne- cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: - Aprender a ser; - Aprender a conviver; - Aprender a fazer; - Aprender a aprender.

7 Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud

8 De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”.

9 Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA

10 Transformações na SUBJETIVIDADE

11 ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...

12 Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar vicentina? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

13 EXPRESSIVO- COMUNICATIVA ESPECIALIDADE TÉCNICO- PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL SUBJETIVIDADE

14 A Dimensão Expressivo-comunicativa Qual é o CONTEÚDO daquilo que expresso e comunico... Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos conteúdos com que trabalho?

15 A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE esses elementos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.

16 A Dimensão Técnico- Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS FAZER COTIDIANO - Planejar - Desenvolver - Controlar - Avaliar Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural POSICIONAMENTO ÉTICO - Mediar - Articular - Coordenar - Formar-se e ajudar a formar

17 A Dimensão da Subjetividade DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Sentido da Vida Memória e Projeto Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard

18 Interdisciplinaridade Contextualização O Aluno como parte ativa CRISE PERIGO OPORTUNIDADE E as novas exigências postas ao trabalho docente????

19 EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL O desafio é dar o primeiro passo atrever-se mudar !!!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google