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GESTÃO DO DESEMPENHO Profª Tais Brenner Oesterreich.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DO DESEMPENHO Profª Tais Brenner Oesterreich."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO DESEMPENHO Profª Tais Brenner Oesterreich

2 O que é desempenho? Para Souza (2005), “desempenho é uma ação que pode ser verificada e mensurada”. O desempenho humano individual é afetado pelo desempenho da organização, dos processos e da equipe onde se encontra.

3 Avaliação do Desempenho A avaliação é o instrumento de medição da prontidão de um colaborador em relação à excelência de um cargo, objetivando: Possibilitar a visualização dos diferentes níveis de desenvolvimento dos colaboradores de uma equipe. Possibilitar ao colaborador a visualização do seu nível de desenvolvimento e de suas oportunidades de melhoria. Gerar parâmetros para programas de desenvolvimento, recrutamento e seleção de Recursos Humanos. Ser a base para a definição da remuneração vinculada ao cargo.

4 Critérios para avaliação FATORCRITÉRIO Requisitos de Entrega RESPONSABILIDAD ES Nível de desenvolvimento  Análise do domínio e da autonomia do avaliado na execução de determinada atividade. Requisitos de Competência HABILIDADES ATITUDES Nível de desenvolvimento  Análise do domínio e da autonomia do avaliado na aplicação de determinada habilidade / atitude. CONHECIMENTOS Nível de conhecimento  Análise ou testagem do conhecimento do avaliado em de determinado conhecimento técnico. Educação FORMAÇÃO Nível de formação do avaliado em relação ao definido como excelência no Perfil de Competências.

5 NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO = ANÁLISE DO RESULTADO / DOMÍNIO E DA AUTONOMIA DO AVALIADO NA EXECUÇÃO DETERMINADA RESPONSABLIDADE / HABILIDADE / ATITUDE / CONHECIMENTO RESULTADO / DOMÍNIO = grau de conhecimento do avaliado em relação à determinada ação, medindo o quanto este domina da teoria e da prática necessárias para a sua realização em grau de excelência. AUTONOMIA = grau de atuação do avaliado em relação à supervisão recebida em determinada ação, medindo o quanto este atua com a desenvoltura e a independência necessárias para a realização da ação em grau de excelência.

6 Evolução

7 Graus de proficiência Consiste nos estágios de desenvolvimento do profissional quanto à aplicação das responsabilidades, conhecimentos, habilidades e atitudes. As proficiências evoluem em quatro graus, que servirão como base para a avaliação do profissional.

8 Matriz de proficiência NÃO ATENDE 0 BÁSICO 25% MÉDIO 50% ATENDE 75% SUPERA 100% RESPONSA BILIDADES Ainda não realiza a atividade definida (mas deveria fazê-la) Atinge resultados mínimos Necessita direção e acompanhamento integral Atinge resultados oscilantes Necessita direção e acompanhame nto parcial Atinge os resultados esperados Necessita de apoio em situações complexas Supera os resultados Total delegação CONHECIMENTOS Não possui o conhecimento Fase inicial da aquisição do conhecimento (em treinamento) Fase de aplicação do conhecimento Fase de domínio e aprimoramento do conhecimento Fase da referência conceitual Age como multiplicador HABILIDADES ATITUDES Não possui a habilidade / atitude Fase de desenvolvimento da habilidade Dificilmente demonstra a atitude esperada Demonstra a habilidade / atitude em situações eventuais (oscilante) Utiliza a habilidade / atitude dentro dos parâmetros desejados É referência Serve como modelo de comparação


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