A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.andremaiabio.com.brwww.andremaiabio.com.br FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS Biologia Profº André Maia Biologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.andremaiabio.com.brwww.andremaiabio.com.br FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS Biologia Profº André Maia Biologia."— Transcrição da apresentação:

1 FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS Biologia Profº André Maia Biologia

2 PlatelmintosPlatelmintos Os platelmintos são vermes com o corpo achatado dorsoventralmente. Podem ter vida livre, vivendo no solo, no ambiente marinho ou dulcícola. Alguns platelmintos causam doenças, ou seja, são parasitas.

3 PlatelmintosPlatelmintos  Características Gerais:  São vermes dotados de corpo geralmente achado dorsoventralmente.  São destituídos de sistemas respiratório e circulatório.  São animais triblásticos – possuem os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) – a mesoderme aparece pela primeira vez na escala evolutiva. Esse folheto substitui o mesênquima dos poríferos e a mesogleia dos Celenterados.  São acelomados – Não apresentam a cavidade geral do corpo.

4 PlatelmintosPlatelmintos  Características Gerais:  Apresentam simetria bilateral – o corpo pode ser dividido longitudinalmente em duas partes iguais.  São dotados de grande capacidade regenerativa.  A excreção (eliminação de resíduos do metabolismo) é feita por células flageladas denominadas células-flama (solenócitos ou protonefrídios).  Existem espécies monóicas (espécies com dois sexos) e dióicas (espécies com um só sexo).

5 ClassesClasses Filo dos Platelmintos ClasseClasse Característica s ExemplosExemplos TubellariaTubellaria TrematodaTrematoda CestodaCestoda vida livre; corpo simples com epiderme ciliada; sistema digestivo incompleto. parasitas; corpo simples; epiderme com cutícula protetora; sistema digestivo incompleto. parasitas; corpo metamerizado; epiderme com cutícula protetora; sistema digestivo ausente. Dugesia tigrina (planária) SchistosomamansoniSchistosomamansoni Taenia solium Taenia saginata Taenia latus Taenia solium Taenia saginata Taenia latus

6 Classe Tubellaria Os principais representantes são as planárias, como a Dugesia tigrina. São todos organismos de vida livre, aquáticos ou terrestres.

7 RegeneraçãoRegeneração Partes Regeneradas Partes Regeneradas Reprodução assexuada: as planárias podem se reproduzir assexuadamente por fissão transversal. As planárias têm grande capacidade de regeneração.

8 Reprodução Sexuada Reprodução sexuada: as planárias são hermafroditas com fecundação cruzada para que haja a troca de gametas. A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto. Aumento da variabilidade genética

9 MorfologiaMorfologia 1.Nutrição => 2.Respiração => 3.Circulação => 4.Locomoção => 5.Excreção=> 6.Nervos => Boca Cutânea Ausente Cílios Protonefridios Glâglios e Cordão

10 Classe Trematoda Os representantes desse grupo têm o corpo achatado e revestido por uma cutícula. A Fasciola hepática e o Schistosoma mansoni fazem parte dessa classe.

11 EsquistossomoseEsquistossomose  Verme: Schistosoma mansoni  É causador da “barriga d’água” (extravasamento do plasma sanguíneo para a cavidade abdominal).  A fêmea (15 mm) é mais comprida que o macho (10 mm).  O macho exibe um canal longitudinal (canal ginecóforo), onde aloja a fêmea na cópula.  Os parasitas adultos hospedam-se nos vasos do sistema porta-hepático.  Provocam hemorragia e inflamações no intestino, no fígado, no baço, e outros.

12 Ciclo do Schistosoma Eliminação do caramujo ► com “caramujicida” ou com inimigos naturais, como a tilápia (peixe). Ferver a água ► onde não existe estação de tratamento, pois a mesma pode conter cercárias que perfuram a mucosa bucal. Evitar o contato com a água parada de lagos e poças e de rios contaminados. Adotar hábitos de higiene, utilizando instalações sanitárias adequadas.  Profilaxia:

13 EsquistossomoseEsquistossomose

14 Classe Cestoda Cestoda é uma classe do filo Platyhelminthes que se caracterizam pela ausência do sistema digestório. Os alimentos são absorvidos pela pele que têm revestimento semelhante aos dos trematódeos. Todos os representantes desta classe são parasitas internos.

15 TeníaseTeníase  Há Três tipos de tênias que parasitam o ser humano: a Taenia saginata, transmitida pela carne bovina, e a Taenia solium, menor que a outra e transmitida pela carne suína e a menor de todas a Taenia latus, transmitidas pela carne dos peixes;  São parasitas digenéticos ou heteróxenos;  Pode chegar a medir 12 metros de comprimentos.

16 MorfologiaMorfologia  O escólex (cabeça) da Taenia solium tem quatro ventosas e ganchos na parte superior, com os quais o verme se fixa no intestino do hospedeiro, já Taenia saginata não possui ganchos e a Taenia latus possui forma de lamina.

17 CicloCiclo

18 HidatidoseHidatidose

19 CisticercoseCisticercose  Acontece quando o ser humano ingere os ovos da tênia. Nesse caso, são os ovos que se desenvolvem dentro do seu corpo, mas só até a fase de larva. Na cisticercose, as larvas da tênia, isto é, os cisticercos, se espalham pelo organismo da pessoa. Dependendo de onde eles se instalam, pode não acontecer nada; porém, se eles se fixam no cérebro, no coração ou em algum outro órgão vital, podem ocorrer problemas sérios e até a morte da pessoa.

20 CisticercoCisticerco

21 CisticercoseCisticercose

22  Uma das medidas mais importantes para a prevenção da teníase é a construção de fossas ou redes de esgotos, para impedir que o solo seja contaminado por ovos de solitária. É preciso também que haja uma fiscalização rigorosa de frigoríficos e açougues. Não convém comermos carne mal cozida se não conhecemos a sua procedência. Como evitar?


Carregar ppt "Www.andremaiabio.com.brwww.andremaiabio.com.br FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS FILO PLATYHELMINTHES OU PLATELMINTOS Biologia Profº André Maia Biologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google