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Workshop sobre Electronic Flight Bag (EFB) Experiência da Azul com EFB Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2013.

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1 Workshop sobre Electronic Flight Bag (EFB) Experiência da Azul com EFB Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2013

2 Compartilhar com o público presente no Workshop a experiência da Azul Linhas Aéreas com o EFB, enfocando os seus benefícios para a empresa, o processo de certificação junto à ANAC, bem como as tendências para o futuro. OBJETIVO

3 ROTEIRO 1.Motivação; 2.Funcionalidades; 3.Benefícios; 4.Processo de certificação; 5.Demonstração; 6.Futuro;... Espaço para Perguntas.

4 Filosofia da empresa: Baixo custo, Tecnologia Intensiva MOTIVAÇÃO PAPERLESS

5 • ADDOCS (Biblioteca eletrônica da empresa); • Performance (Pouso, Decolagem, Subida e Descida); • Peso e Balanceamento. FUNCIONALIDADES Versões • ADDOCS (Biblioteca eletrônica da empresa); • Performance (Pouso, Decolagem, Subida e Descida); • Peso e Balanceamento; • Cartas ADC, PDC, SID, EO-SID, STAR, IAC, GMC, VAC (exceto ARC e ENRC). Classe I Classe II

6 BENEFÍCIOS • Fator Humano – Redução da carga de trabalho no cockpit; – Qualidade de documentação de voo. • Fator Material – Maior agilidade na atualização de documentos de voo; – Redução do custo de atualização e reposição de publicações à bordo. • Eficiência Operacional e Performance – Precisão nos cálculos de performance, peso e balanceamento com otimização do uso do Motor e Flap na decolagem; – Facilidade e agilidade nas alterações de última hora; – Redução do consumo de combustível em voo; – Redução de peso a bordo: R$ 200 mil / ano.

7 BENEFÍCIOS Reduced Thrust Takeoff (dados da GE) Laptop Tool effect on Thrust Reduction

8 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO • Processo pioneiro no Brasil; • Referências: – ICAO Anexo 6 – Proposta de emenda SP 59/4-09/62 – FAA AC B • Adequação de Manuais e Treinamento (MGO, MEL, PTO... etc); • Avaliação em voo (Classe I – EMI, Classe II – Fabricante, Classe I / II - Estatística); • Duração total do processo: 2 anos e 1 mês.

9 FUTURO • Tablet; (RETIRAR ESSE SLIDE E LEMBRAR OS TÓICOS NO PRÓXIMO) • EFB sob responsabilidade do piloto; • Soluções de conectividade (Wi-fi, 3G, 4G,...); • Diário de Bordo digital; • Technical Logbook; • Interface com outros sistemas da aeronave (ARINC 424, impressora); • Novo software que inclui as cartas ARC e ERC com moving map; • Aplicações para comissários.

10 FUTURO

11 DEMONSTRAÇÃO 1.Manuseio de cartas 2.Acesso a manuais (Airport Briefing e Revisão Temporária do SOP) 3.Softwares embarcados: o Decolagem de intersecção; o NOTAM de restrição; o Item MEL; o Geração de Load Sheet.

12 PERGUNTAS

13 Obrigado!


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