A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENDARTERECTOMIA.  Endarterectomia é um procedimento realizado para remoção de placas ateromatosas na origem da carótida interna a fim de prevenir acidentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENDARTERECTOMIA.  Endarterectomia é um procedimento realizado para remoção de placas ateromatosas na origem da carótida interna a fim de prevenir acidentes."— Transcrição da apresentação:

1 ENDARTERECTOMIA

2  Endarterectomia é um procedimento realizado para remoção de placas ateromatosas na origem da carótida interna a fim de prevenir acidentes vasculares isquêmicos.  O mais importante quando se fala em endarterectomia é a indicação cirúrgica correta sendo necessário a discussão dos principais ensaios clínicos realizados até o momento.

3 NASCET  Publicado em 2001, mostrou que nos pacientes que apresentaram acidente vascular isquêmico transitório ou AVCi não incapacitante nos 120 dias anteriores a sua entrada no estudo a estenose entre 70 e 99% do lúmen da artéria documentada por angiografia cerebral a cirurgia era claramente superior ao tratamento medicamentoso para prevenir AVCi diminuindo o risco em 2 anos de 26% para 9%( p< 0,01).

4  O risco de acidente vascular em pacientes tratados clinicamente aumentava proporcionalmente ao grau de estenose assim como o benefício da cirurgia era melhor em pacientes com estenose mais acentuada.  A incidência de AVCi e morte peroperatória foi de 5,8% nos 30 dias após a cirurgia.

5 ECST  Estudo Europeu também publicado em 1991, mostrou resultados semelhantes sendo o benefício da cirurgia em pacientes com estenose de mais de 70%.  O risco total em 3 anos para todo tipo de AVC i foi de 12,3 % com o tratamento cirúrgico e de 21,9 % com o tratamento clínico. No período peroperatório o risco de AVCi e morte foi de 7,5%.

6 Estenose sintomática de 70 a 99%  A cirurgia beneficia estes pacientes com base nos estudos NASCET e ECST.

7 Estenose sintomática de 50 a 69%  No NASCET esse grupo apresentou um benefício heterogêneo.  Houve um benefício em homens comparado com mulheres.  Não houve benefícios demontráveis em pacientes com acidente vascular isquêmico de retina ou com AIT.

8 Diretrizes após análise dos estudos  A EC é efetiva para pacientes com sintomas recentes dentro dos últimos 6 meses e com estenose angiográfica de 70 a 99%. Nível A.  A EC não deve ser realizada para pacientes sintomáticos com estenose menor que 50%. Nível A.  A EC pode ser considerada para pacientes sintomáticos com estenose de 50 a 69% mas precisamos considerar os seguintes aspectos clínicos e angiográficos.

9  Mulheres sintomáticas com 50 a 69% de estenose não mostram um benefício claro.Nível C.  Pacientes assintomáticos com oclusão contralateral da carótida têm benefício da EC anulada, enquanto os pacientes sintomáticos têm o risco cirúrgico aumentado mas mantém o benefício. Nível C.  Pacientes sintomáticos com oclusão quase total tem benefício em 2 anos, mas esse benefício não é claro em longo prazo.

10  É razoável considerar EC para pacientes entre 40 e 75 anos de idade, com estenose assintomática de 60 a 99% se os pacientes têm uma expectativa de vida de 5 anos e a incidência de morte e AVCi do grupo cirúrgico puder ser confiavelmente documentada como sendo < 3%.  Não há recomendação para EC de urgência para pacientes com déficit neurológico progressivo.

11  No momento os dados disponíveis são insuficientes para afirmar se realizar a EC antes é melhor ou pior do que realizá-la concomitante com a revascularização coronariana em pacientes que têm doença oclusiva carotídea e coronariana.  Em pacientes com estenose acentuada e AIT ou AVCi de pequeno porte recente a EC deve ser realizada sem atraso, preferencialmente dentro de 2 semanas do último sintoma. Nível C.

12 CIRURGIA

13

14

15

16

17

18

19

20 Sem patch

21 PATCH

22 SHUNT

23  OBRIGADO!


Carregar ppt "ENDARTERECTOMIA.  Endarterectomia é um procedimento realizado para remoção de placas ateromatosas na origem da carótida interna a fim de prevenir acidentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google