A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS PAN-AMERICANOS 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS PAN-AMERICANOS 2007."— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS PAN-AMERICANOS 2007

2 ATLETISMO Provas de pista (de velocidade, meia e longa distância, revezamento, com barreiras e obstáculos), de salto (em distância, em altura, triplo e com vara), de rua (maratonas e marchas) e combinados;

3 ATLETISMO De arremesso (de peso, de disco, de dardo e de martelo).

4 BADMINTON O badminton se parece com tênis e com o vôlei. O tempo do jogo é chamado de rally, igualzinho ao vôlei de praia. E, como no tênis, o golpe mais importante é o smash. Outra semelhança é a presença da rede que divide os dois campos. A peteca deverá ser lançada por cima dessa rede.

5 BASQUETE Os jogos são disputados por duas equipes de cinco jogadores cada e vence o time que marcar o maior número de pontos.

6 BEISEBOL As partidas são jogadas por dois times de nove jogadores que se revezam na defesa (arremessando a bola) e no ataque (rebatendo com o bastão). A cada entrada (inning) de jogo, o time que está no ataque tenta marcar pontos e é obrigado a ir para a defesa quando tem três de seus jogadores eliminados. O objetivo é marcar o maior número de pontos durante uma partida, que tem duração de nove entradas. Em caso de empate, o jogo é prorrogado até que saia um vencedor.

7 BOLICHE Os pinos modernos têm o formato de garrafa e as bolas pesam até 7kg. Também é mais recente a introdução da contagem com strikes (derrubar todos os pinos em uma só jogada) e spares (derrubar todos os pinos nas duas jogadas a que os competidores têm direito a cada rodada).

8 BOXE Os golpes permitidos são aqueles aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen. Os combates duram três rounds de três minutos cada. Há duas formas de se definir o vencedor: uma é pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; a outra é o nocaute, quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate. A modalidade é dividida em 12 categorias, segundo o peso dos atletas.

9 CANOAGEM O esporte consiste na disputa em dois tipos de barcos (canoa e caiaque) e ambientes diferentes (águas calmas para a canoagem de velocidade e águas turbulentas para a canoagem slalom). No Rio 2007, será disputada somente a canoagem de velocidade.

10 CICLISMO As modalidades olímpicas são as de pista, estrada e mountain bike. Nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, o esporte terá quatro modalidades para homens e mulheres: pista, estrada, mountain bike e BMX (bicicross).

11 ESGRIMA A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates. São elas: espada, florete e sabre. Os atletas competem em pistas de 14m x 1,5m. O objetivo é tocar o adversário com sua arma sem ser tocado.

12 ESPORTES AQUÁTICOS

13 NATAÇÃO No formato olímpico atual possui competições em piscinas de 50m e oito raias (onde são disputadas eliminatórias, semifinais e finais) provas individuais e de revezamento, nos nados livre, peito, costa e borboleta, completando distâncias que variam de 50m a 1.500m.

14 NADO SINCRONIZADO É um dos poucos esportes que apenas as mulheres participam. Elas podem competir sozinhas, em duplas ou em times de oito, fazendo figuras obrigatórias e livres numa piscina e avaliados na técnica e na criatividade por jurados.

15 POLO AQUÁTICO No pólo aquático dois times de sete jogadores, se enfrentam numa piscina, disputando a posse da bola rumo ao gol adversário, sem poder tocar os pés no chão ou a mão na borda da piscina, durante quatro quartos de sete minutos.

16 SALTOS ORNAMENTAIS Nos saltos ornamentais os atletas pulam de trampolins flexíveis ou plataformas fixas em uma piscina, de alturas que variam de um a dez metros. Durante o salto, o atleta deve realizar acrobacias e caprichar no estilo, técnica, destreza, elegância e controle dos movimentos.

17 ESQUI AQUÁTICO As três principais provas do esqui aquático são slalom, salto de rampa e truques.

18 FUTEBOL

19 FUTSAL O esporte é disputado por duas equipes de 5 jogadores cada. As equipes possuem como principal objetivo colocar a bola no gol, igualzinho ao futebol. E claro, quem marca mais gol, vence a partida.

20 GINÁSTICA ARTÍSTICA Na ginástica artística, a competição pode ser individual ou por equipes, na categoria masculina se disputam seis provas. São elas: salto, cavalo, argolas, barra fixa, paralelas e solo. Na categoria feminina se disputam quatro provas: salto, trave, paralelas e solo.

21 GINÁSTICA RÍTMICA Diferentemente da ginástica artística, que valoriza mais a força e a resistência dos atletas, a ginástica rítmica dá importância à graça e beleza dos movimentos sendo uma modalidade exclusivamente feminina, com provas individuais e de conjunto, que usam cinco aparelhos: fita, corda, maça, bola e arco.

22 HANDEBOL O handebol é parente do futebol. As partidas, divididas em dois tempos de 30 minutos cada, são disputadas por duas equipes de sete atletas, que agarram, arremessam, passam e quicam a bola com as mãos. Tudo com uma vontade clara: marcar o maior número possível de gols para chegar à vitória.

23 HIPISMO Saltos é a categoria mais conhecida e, dependendo da competição, ganha quem consegue percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível, derrubar o menor número de obstáculos ou somar o maior número de pontos.

24 HÓQUEI SOBRE GRAMA As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por dois times de 11 jogadores. O objetivo é marcar o maior número possível de gols.

25 JUDÔ A técnica do judô consiste basicamente em usar a força do oponente para derrubá-lo. Não são permitidos chutes ou socos, e as lutas duram cinco minutos.

26 KARATÊ Para que pudesse ser praticado como um esporte de competição, foram formuladas regras de combate simulado, evitando que chutes e socos causem ferimentos graves nos atletas.

27 LEVANTAMENTO DE PESO O objetivo do levantamento de peso é bastante simples: quem levantar mais peso ganha. Em caso de empate, a decisão vai para a balança: quem pesar menos vence. Se a igualdade persistir, ganha quem tiver levantado primeiro o peso vencedor.

28 LUTA GRECO-ROMANA A greco-romana, só se pode usar os braços e o tronco. Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

29 PATINAÇÃO Na patinação artística, homens e mulheres, individualmente ou em duplas mistas, executam, em uma pista, figuras caracterizadas por graça e leveza, que recebem notas de juízes. A patinação de velocidade é praticada por homens e mulheres, individualmente e por equipes (revezamento), a pode ser disputada em pistas ou circuitos de rua.

30 REMO Cada remador conta com um ou dois remos (na prova de skiff) e os barcos competem lado a lado, em águas calmas, para ver quem é o mais rápido.

31 SOFTBOL O softbol tem as mesmas regras básicas do beisebol. Mas as suas diferenças principais estão no tamanho da bola, que no caso do softbol, é maior, no tamanho do campo, que é menor, e também no tempo de jogo, que cai de nove para sete entradas. O objetivo é marcar o maior número possível de pontos para vencer o jogo.

32 TAEKWONDO Nos combates, os atletas somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os chutes podem ser dados em qualquer ponto do corpo acima da cintura. Já os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de três minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente; somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

33 TÊNIS Um ou dois competidores ficam de cada lado de uma quadra aberta ou coberta, usando raquetes para jogar uma pequena bola para o outro lado da rede. Cada um tem o direito a deixá-la quicar no solo uma vez, tentando evitar que o oponente consiga rebatê-la.

34 TÊNIS DE MESA Um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede disputam sets de 11 pontos e rebatem bolas leves com pequenas raquetes. O objetivo é fazer com que a bolinha pingue do seu lado da mesa, passe sobre a rede, pingue na mesa adversária e passe longe do alcance do adversário. Pode ser disputado individualmente ou em duplas.

35 TIRO ESPORTIVO Hoje o tiro tem quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Nas categorias pistola, alvo móvel e carabina, os atiradores têm por objetivo acertar um alvo que está dividido em círculos concêntricos, cada uma valendo uma pontuação diferente. Quem somar mais pontos vence.

36 TIRO COM ARCO O tiro com arco é disputado em duas categorias, individual e por equipes, na distância de 70m em relação ao alvo, que tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos*. O círculo mais central, a “mosca”, vale dez pontos; cada círculo seguinte perde um ponto em valor. Para vencer, o competidor tem de somar o maior número possível de pontos.

37 VELA As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem entre si. Ao todo, são 11 categorias diferentes de disputa, variando de acordo com o tipo de embarcação. Os competidores não podem queimar a largada ou atrapalhar a navegação de um adversário sob pena de punição. O vencedor é quem soma os melhores resultados nas regatas de cada competição.

38 VOLEI O vôlei é disputado por duas equipes de seis atletas, separadas por uma rede por cima da qual a bola deve passar na disputa dos pontos. Cada jogo é uma melhor de cinco sets.

39 VOLEI DE PRAIA O vôlei de praia é jogado em duplas. A forma de marcar pontos também é igual à do vôlei de quadra mas, na praia, as disputas são em melhor de três sets. Os dois primeiros vão até 21 pontos (em caso de empate em 20, a disputa é prorrogada até que uma dupla abra dois pontos de vantagem) e o último vai a 15 (valendo a mesma regra em caso de empate em 14).


Carregar ppt "JOGOS PAN-AMERICANOS 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google