A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C. Bento, A. Guissamulo e M. Couto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C. Bento, A. Guissamulo e M. Couto"— Transcrição da apresentação:

1 C. Bento, A. Guissamulo e M. Couto
Corvo Indiano (Corvus splendens) expande a sua distribuição e cresce numericamente na Cidade do Maputo C. Bento, A. Guissamulo e M. Couto

2 CLASSIFICAÇÃO TAXONÓMICA DO CORVO INDIANO
Classe – Aves Ordem – Passerine Familia – Corvidae Espécies – Corvus splendens

3 Corvo Indiano MHN-UEM

4 Diferenças com a espécie nativa de Moçambique
Menor g. Hábitos – Urbano. Maior g Habitat - Machambas, Savana, Urbano) Museu de História Natural - UEM MHN-UEM

5 COLONIZAÇÃO E EXPANSÃO PELO MUNDO
Durban Cape Town

6 Nacala OCORRÊNCIA EM MOÇAMBIQUE Associado aos Portos de Moçambique
Província de (nos últimos 15 anos): Nampula Nacala Porto Sofala (nos últimos 15 anos): Cidade da Beira De Ponta Gea á Macuti (ao longo da mariginal) Maputo Cidade de Maputo (nos últimos 12 anos): (Sommershield, Zona Militar, Mercado Janet, Centro Cultural Universitário e Praça Robert Mugabe) Ilha da Inhaca (Por toda a ilha; nos anos 70’s). Península de Machangulo (nos anos 70’s). Ilha dos Portugueses (nos anos 70’s). Nacala Beira Casos Confirmados Maputo Este é um caso para a Associação dos Municípios! Museu de História Natural - UEM

7 Baia de Maputo Baia de Maputo Lixeira do Maputo Aeroporto de Maputo
Praia da Costa do Sol LOCAIS DE OCORRÊNCIA DO CORVO INDIANO NA CIDADE DE MAPUTO Baia de Maputo Baia de Maputo Museu de História Natural - UEM

8 Distribuição actualizada do corvo

9 Problemas causados pelo Corvo Indiano
O Barulho e os excrementos nos locais de repouso e alimentação trazer problemas ambientais. As fezes estragam pintura das casas e desfiguram estátuas. Problema Turísticos (os turistas evitam locais com corvos) Propagam Doenças: Entamoebas Giardias Salmonella Vibriões da Cólera Danificam cabos eléctrico – provocando curto circuitos, pois os ninhos são construidos sobre os fios Ocasionalmente atacam pessoas (ex: Ilha de Inhaca). Maior ameaça a fauna urbana, pois matam espécies nativas, e bem como animais doméstico de pequeno porte (ex: Ilha de Inhaca). Por estas aves agruparem-se em bandos e as Proximidades do Aeroporto de Maputo e a lixeira poderão trazer graves problemas de colisões com aeronaves Potenciais transportadoras da Gripe das Aves.

10 Programa de controle e erradicaÇÃo do corvo indiano em MoÇambique
Programa multi-instituicional e multi-disciplinar, Deve involver voluntariamente a todos os cidadãos; Transferir a experiêcia para os outros locais do pais com o mesmo problema.

11 Objetivos Objetivo Geral Objetivos Específicos
Estabelecer um programa para a controle e erradicação do corvo indiano na Cidade de Maputo. Transmitir a experiência da Cidade de Maputo para as outras cidades Moçambicanas, também infestadas por esta peste. Objetivos Específicos Avaliar a distribuição e o tamanho da população do Corvo Indiano na Cidade de Maputo. Promover uma campanha de sensibilização. Iniciar com o desenho e implementação de um programa de controle e erradicação do corvo Fazer uma análise conjunta com as autoridades Marítimas nacionais para que navios que atraquem os nossos portos não tragam pestes como estas.

12 Material e Métodos Neste momento o método adequado para a erradicação desta peste é o envenenamento e destruição dos ninhos. Durante a campanha serão dados os seguintes passos: Uma equipe de voluntários observadores da Universidade Eduardo Mondlane e AACEM irá visitar os vários locais da Cidade de Maputo para registar a ocorrência do corvo indiano. Durante este reconhecimento o local exacto onde a ave for observada será registado, com o auxílio do GPS, assim como a actividade que esta a realizar e o tipo de habitat em que for observado. O cidadão comum também pode participar neste estudo via sms ou chamada telefónica. O grupo coordenador irá estabelecer uma linha verde de telefonia móvel.

13 Material e Métodos Os diferentes pontos onde o corvo for observado serão compilados num mapa, que mostra as principais artérias e locais da Cidade de Maputo. Com base nesta informação a área de possivel ocorrência do corvo indiano será marcado. Este trabalho será da responsabilidade do Museu de História Natural e AACEM. A informação compilada servirá de base para escolher os Bairros onde deverão ser realizadas as campanhas de sensibilização e posterior campanha de erradicação do corvo indiano. Os programas de sensibilização irão envolver muito os órgão de comunicação social.

14 Material e Métodos Criação de um panfleto sobre a campanha de erradicação do corvo indiano na Cidade de Maputo. Durante a campanha de sensibilização os citadinos irão aprender a distinguir o corvo indiano do corvo comum. Logo que os populares observarem o corvo indiano devem comunicar a equipe coordenadora via SMS ou através da chamada telefónica. Para o sucesso da campanha o conselho municipal deve colaborar na proteção e correto manuseou do lixo na cidade.

15 Muito Obrigado


Carregar ppt "C. Bento, A. Guissamulo e M. Couto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google