A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo. O Espírito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo. O Espírito."— Transcrição da apresentação:

1

2 No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. A seguir afirmamos solenemente que o Espírito Santo falou pelos profetas.

3 O Pentecostes é como uma NOVA CRIAÇÃO. Não é um acontecimento isolado: a acção criadora do Espírito Santo percorre todas as páginas do Antigo Testamento, como um sopro de vida que tudo renova (Sab 1,7)

4 O Espírito Santo revelou-se aos Patriarcas, manifestou-se em Moisés (Nm 11,16-25) e nos profetas.

5 O povo de Israel quebrou muitas vezes a Aliança com Deus; os profetas eram homens simples, enviados por Deus que, cheios do Espírito do Senhor e, inspirados por Ele, anunciavam a Palavra de Deus com força e poder.

6 Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois não o conseguiam. 26Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles, porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda, e começaram a profetizar no acampamento. (Números 16,25-26) O Senhor desceu na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos.

7 José (Gn 41,38-40), Moisés, Josué (Nm 27,18-22), Sansão (Jz 13,7), David (1Sam 16,12-149, Salomão … eram pessoas sobre as quais repousou o Espírito Santo.

8 “O Espírito soprará sobre os ossos ressequidos e devolver-lhe-á a vida, levantará as tumbas e vencerá a morte (Ez 37). Perdoará os pecados e curará as feridas, transformará os corações de pedra em corações de carne (Ez 36). Dará um coração novo! Deus infundirá o Seu Espírito sobre todas as criaturas (Joel 3,13)

9 34Então o espírito do Senhor apoderou-se de Gedeão; quando tocou a trombeta, toda a família de Abiézer se reuniu para o seguir. (Juízes 6,34) 29Então, o espírito do Senhor desceu sobre Jefté (Juízes 11,29) 6Apoderou-se dele o espírito do Senhor e Sansão, sem ter à mão qualquer arma, despedaçou-o como se despedaça um cabrito; mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera. (Juízes 14,6) O espírito do Senhor apoderou-se dele (Sansão) e as duas cordas que lhe ligavam os braços tornaram-se como fios de linho derretidos ao fogo, caindo-lhe das mãos as ligaduras. (Juízes 15,14)

10 o espírito do Senhor apoderou-se de Saul e ele pôs-se a profetizar no meio deles. 11Todos os que antes o haviam conhecido, vendo-o profetizar com os profetas, perguntavam uns aos outros: «Que aconteceu ao filho de Quis? (1Sam 10,3.9-11) 6 O espírito do Senhor virá então sobre ti, profetizarás com eles e tornar-te-ás outro homem….

11 Eis as últimas palavras de David: «O espírito do Senhor falou por mim, sua palavra está na minha língua.» (2Sam 23,2) 13Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de David. (1Sam 16,13)

12 1Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. 2Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor. (Isaias 11,1-2)

13 25Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados; Eu vos purificarei de todas as manchas e de todos os pecados. 26Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. 27Dentro de vós porei o meu espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos. (Ez 36,25)

14 1 O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a boa- nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; 2para proclamar um ano da graça do Senhor (Isaias 61,1-2)

15 5Então, desceu sobre mim o espírito do Senhor e disse-me: «Vós falais assim, casa de Israel, Eu conheço o que vai no vosso pensamento. (Ezequiel 11,5) 24Então, o espírito arrebatou-me e conduziu-me à Caldeia, entre os exilados, por meio de uma visão da parte do espírito de Deus; e a visão, que eu tivera em espírito, desapareceu à minha frente. 25E eu contei aos exilados todas as coisas que o Senhor me tinha feito ver. (Ezequiel 11,18) 8Eu, porém, estou cheio de força, do espírito do Senhor, da justiça e da fortaleza, para anunciar a Jacob a sua maldade, e a Israel o seu pecado. (Miqueia 3,8)

16 1«Depois disto, derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões. 2Também sobre servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu espírito. (Joel 3,1-2)

17 O espírito santo, que nos educa, foge da duplicidade, afasta-se dos pensamentos insensatos, retira-se ao aproximar-se a iniquidade. (Sab 1,5)

18 6A sabedoria é um espírito benevolente mas que não deixará sem castigo os lábios blasfemos, porque Deus é testemunha dos seus pensamentos, examina o seu coração segundo a verdade e escuta as suas palavras. 7O espírito do Senhor enche o universo, e Ele, que tudo abrange, tem conhecimento de quanto se diz. (Sabedoria 1,6-7)

19 22Com efeito, há nela (na Sabedoria) um espírito inteligente e santo, único, múltiplo e subtil, ágil, penetrante e puro, límpido, invulnerável, amigo do bem e perspicaz, 23livre, benéfico e amigo dos homens, estável, firme e sereno, que tudo pode e tudo vê, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros e os mais subtis. (Sab 7,22-23)

20 24A sabedoria é mais ágil que todo o movimento e por sua pureza tudo atravessa e penetra. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação pura da glória do Omnipotente, pelo que nada de impuro entra nela. 26Ela é um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da actividade de Deus e uma imagem da sua bondade. (Sab 7,24-26)

21 27Sendo uma só, tudo pode; permanecendo em si mesma, tudo renova; e, derramando-se nas almas santas de cada geração, ela forma amigos de Deus e profetas, 28pois Deus só ama quem vive com a sabedoria. 29Ela é mais radiante que o sol, e supera todas as constelações; comparada com a luz, sai vencedora, 30pois a luz dá lugar à noite, mas sobre a sabedoria não prevalece o mal. (Sab 7,27-30)

22 O Espírito é a presença pessoal de Deus, uma presença poderosa que estabelece ligações de comunhão entre Deus e as criaturas.


Carregar ppt "No Credo que professamos afirmamos o monoteísmo trinitário: Jesus é o Filho enviado por Deus Pai e salva-nos pela acção do Espírito Santo. O Espírito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google