A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 31/07-02/08 – João Pessoa-PB AUTORES: ERICK JOSÉ DE MORAIS VILLAR FRANCISCO MARCELO BRAGA JOÃO MARCELO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 31/07-02/08 – João Pessoa-PB AUTORES: ERICK JOSÉ DE MORAIS VILLAR FRANCISCO MARCELO BRAGA JOÃO MARCELO."— Transcrição da apresentação:

1 XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 31/07-02/08 – João Pessoa-PB AUTORES: ERICK JOSÉ DE MORAIS VILLAR FRANCISCO MARCELO BRAGA JOÃO MARCELO W. CADETE JUSSARA L. VIDAL DE NEGREIROS KIARA M.A.F. LISBOA

2 OBJETIVO z APRESENTAÇAO DE CASO RARO: z MELANOMA CUTÂNEO MALIGNO PRIMÁRIO DO MAMILO E ARÉOLA

3 RELATO DE CASO z M.S.A.P., 55 anos, feminino, branca, natural e procedente de Patos-PB. z Procurou ambulatório de ginecologia oncológica do HNL, referindo lesão preta em mamilo da mama direita, z Nevos melanocítico começou a crescer 3 meses após começar TRH... Paciente fumante, GIII/PII/AI. Sem antecedentes de neoplasia na família

4

5

6

7 RELATO DE CASO z IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA z Definindo o diagnóstico através de exames clínico de melanoma maligno.

8 RELATO DE CASO z EXAMES SOLICITADOS  USG das mamas: nódulo cutâneo aréolo-papilar direito, sem extensão para planos profundos ao USG. Prolongamentos axilares livres.  Raio X do Tórax: dentro da normalidade.

9 RELATO DE CASO z EXAMES SOLICITADOS  AP de fragmento tecidual:  Revelou melanoma maligno extensivo superficial em fase vertical de crescimento, nível III de Clark. Um dos limites laterais estava comprometido. Breslow não realizado.

10 RELATO DE CASO z TRATAMENTO CIRÚRGICO (17/07/01)  Mastectomia tipo Madden-Auchincloss

11

12

13 RELATO DE CASO z EXAME ANÁTOMO-PATOLÓGICO  Gordura axilar: melanoma maligno metastático para um linfonodo dissecado na gordura axilar sem transposição da cápsula (1/14).  Mama: Melanoma maligno nível II de Clark com espessura de 3,3mm (índice de Breslow). Neoplasia medindo 2 cm de diâmetro em fase de crescimento radial e vertical. Margens cirúrgicas livres de neoplasia.

14 RELATO DE CASO z TRATAMENTO CLÍNICO  7 ciclos de QT com DTIC (início:14/09/01-término:30/04/02)

15 RELATO DE CASO z EVOLUÇÃO  21/07/01: alta hospitalar  14/08/02: RX de tórax dentro da normalidade.  21/08/02: USG de abdome total dentro dos padrões normais.

16 REVISÃO DA LITERATURA

17 z Tumor de pele com maior índice de mortalidade. Desenvolve-se a partir de melanócitos atípicos epidérmicos. z O melanoma é um dos tumores mais comuns que se metastizam para parênquima mamário. O melanoma cutâneo primário na pele sobrejacente da mama é infrequente, sendo muito raro sobre o mamilo e aréola. É mais freqüente no dorso, MMSS e MMII.

18 REVISÃO DA LITERATURA z Crescimento rápido e grande potencial de metástase. O extensivo superficial é o tipo histológico mais comum e está associado a nevus. z Lesões cutâneas pigmentadas da mama que apresentam mudança de tamanho e de pigmentação, ulceração, sangramento, são sugestivos de melanoma. z Clinicamente mostra-se como lesão enegrecida, com áreas de tons de castanho e com irregularidades nas bordas.

19 REVISÃO DA LITERATURA z O tratamento é essencialmente cirúrgico. É importante o exame histopatológico para avaliar a profundidade de invasão, ou seja, os Níveis de Clark e Breslow, a fim de orientar a margem cirúrgica, a probabilidade de metástase e avaliar a sobrevida. z O nível de Clark mostra até que profundidade ocorre a invasão, variando de nível I (epiderme) até nível V (subcutâneo). O nível de Breslow mede a profundidade de invasão em milímetros.

20 REVISÃO DA LITERATURA z Para estadiar um melanoma, se o nível de Clark e de Breslow não coincidirem, este último tem preferência. z Segundo o Bland, o Melanoma Maligno do Mamilo e da aréola tem melhor prognóstico que o de mama e menor incidência de metástases. Bland, K.Y.; Copeland, E.M.. A mama. São Paulo: Manole, p. z Prognóstico depende do diagnóstico precoce e do tratamento em fase inicial.


Carregar ppt "XXIII JORNADA PARAIBANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 31/07-02/08 – João Pessoa-PB AUTORES: ERICK JOSÉ DE MORAIS VILLAR FRANCISCO MARCELO BRAGA JOÃO MARCELO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google