A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidades Digitais ABASE Business Plan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidades Digitais ABASE Business Plan"— Transcrição da apresentação:

1 Cidades Digitais ABASE Business Plan
Quem visita uma das cidades digitais brasileiras, se surpreende com o impacto que o acesso à internet provoca no desenvolvimento local, e especialmente na qualidade do ensino

2 Introdução: As cidades Conectadas
Os projetos ainda são poucos, mas começam a se espalhar. Os modelos das redes, normalmente híbridas, também não são uniformes. Início: Tiradentes (MG), Rio das Flores (RJ), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ) e ... uma especial ... Macaé(RJ) Nelas, a rede conecta TODA a administração municipal, pontos de acesso públicos, telecentros, etc. Os projetos, quase todos, dão muita ênfase ao uso das tecnologias para a inclusão social. Daí, a preocupação especial com a educação. Surpreende encontrar escolas públicas instaladas em distritos de baixa renda, com sala de informática. Os projetos também têm o objetivo de alavancar a economia local, com ênfase no aproveitamento do pessoal local e estímulo para novas frentes de trabalho.

3 Introdução: As cidades Conectadas
A experiência brasileira é muito recente, enfrenta problemas não resolvidos, mas já demonstra que esse pode ser um caminho a ser perseguido. É na sustentabilidade que está o ponto mais frágil das experiências. À exceção de dois ou três casos, todos os demais dependem de recursos federais e/ou estaduais, e de apoio da iniciativa privada. Não conseguem levar a frente o projeto só com os recursos orçamentários porque, pela legislação em vigor, só podem prestar serviço de acesso à internet usando faixas de freqüência não licenciadas, se não cobrarem por ele. Podem até cobrar (de quem pode pagar), se tiverem uma licença da Anatel de Serviço de Comunicação Multimídia.

4 Introdução: As cidades Conectadas
Mas, para isso, têm que ter uma empresa ... E manter uma empresa custa caro para uma prefeitura pequena. A Anatel já buscou soluções para contemplar a demanda das prefeituras, mas não conseguiu resolver a questão do pagamento, porque esbarra na legislação. Mais fácil e rápido do que mudar a lei, talvez seja a criação de uma empresa pública por consórcios de prefeituras para colocar as pequenas cidades brasileiras na Sociedade da Informação ou ... a iniciativa privada entrar na operação com infra estrutura e exploração dos serviços. E fazer a revolução do ensino, da saúde, da administração e da cidadania.

5 O que fazer ... O PROJETO CONSISTE EM:
- aproveitar receitas de gastos de serviços obsoletos - realinhar necessidades com novas tecnologias e numa rede metropolitana - globalizar as necessidades com eficiência (as novas tecnologias, antes inatingíveis, viabiliza o projeto) - mudanças de paradigmas com os “novos tempos” - diminuir o tempo e o espaço entre as várias comunidades - implementar serviços on-line ÁREAS DE ATUAÇÃO: - Educação - Saúde - Administração

6 Por Setor ... por onde se vai ...
Educação Implantação de três redes virtuais na infovia para a Educação (ADM, Laboratório, Acadêmica) Implantação de um sistema de gestão escolar (opcional) Treinamento de uso pedagógico da internet (opcional) Saúde Implantação de duas redes virtuais na infovia para a Saúde (ADM, Prontuário Eletrônico) Implantação de um sistema de Prontuário Eletrônico (opcional) Administração Implantação de redes virtuais na infovia para a ADM (depende dos órgãos da PM) Implantação de um sistema de Ponto Eletrônico para todas as secretarias (opcional) Implantação de sistema de sites para prestação de serviços a população com atualização on-line e controle local (por secretarias, setores ou centralizado)

7 É só o começo ... A evolução é natural com o aperfeiçoamento dos sistemas surgirão novos pontos de interligação e/ou integração e a infovia é o caminho natural quando se fala em CONVERGÊNCIA DIGITAL.

8 DETALHANDO EDUCAÇÃO Alguns lembretes sobre os projetos educacionais - Não se faz mudanças sem se levar em conta o legado - Não existe transição e sim evolução - Comprar computador é até fácil o duro é ver o que fazer com ele com praticidade e eficiência O nosso diferencial é a implementação de serviços na rede e sua sustentabilidade A proposta não é “montar uma rede internet” ... e sim termos uma infovia para o conhecimento, aperfeiçoando os processos, encurtando distâncias e com ferramentas para o uso da informação. É preparar o jovem para a vida e o mercado de trabalho.

9 DETALHANDO SAÚDE Alguns lembretes sobre os projetos de automação para a área de saúde - Com informação on-line de cada paciente, elimina-se operações repetitivas - Montar uma rede é até fácil ... o principal é colocar serviços que agregam qualidade no atendimento facilitando o dia a dia da população de forma igualitária O desafio é muito grande para chegarmos a um nível aceitável de atendimento para a população em geral A proposta não é “montar uma rede internet” ... e sim termos uma infovia para que as informações on-line proporcionem melhorias nos processos, encurtando distâncias e com ferramentas para o aperfeiçoamento constante visando o bem estar da população.

10 O PROJETO ... REDE PRIVADA MUNICIPAL com CONEXÃO INTERNET Projeto

11 A REDE PRIVADA MUNICIPAL
OBJETIVO A REDE PRIVADA MUNICIPAL REDE METROPOLITANA Sede ABASE  ERBs Secretarias Telecentros (opcional) Escolas ERBs PAs Pontos Remotos (Garagens, Almoxarifados, ...) Descrever a conexão da rede interna da PM (Sede, Secretarias, Orgãos Municipais, etc.) à REDE METROPOLITANA (banda full), especificando os serviços que poderão ser agregados a esta Rede e suas vantagens competitivas em relação às redes existentes mais a REDE INTERNET com banda controlada.

12 TOPOLOGIA ... Os pontos de presença estarão em Edifícios ou torres e que serão escolhidos estrategicamente para atender as conexões SM (Módulo dos Pontos). Os rádios são Wireless 5.7 Ghz – Motorola – Canopy. ESCOLA P. DE SAÚDE No ponto de acesso aos Serviços (SEDE) também utilizaremos Rádios Wireless 5.7 Ghz para backbone (de 20Mbps). GARAGEM SEDE PREFEITURA

13 MÓDULO DA CENTRAL E DO CLIENTE
ENLACES ... MÓDULO DA CENTRAL E DO CLIENTE O sinal é distribuido pelas repetidoras (CMM) O Cliente recebe através de uma conexão assim ...

14 Quando há necessidade de instalação mais remota coloca-se refletor.
ENLACES ... Quando há necessidade de instalação mais remota coloca-se refletor.

15 Uma base REPETIDORA TOPOLOGIA ...
Nas bases repetidoras tem-se equipamentos para, com GPS integrado CMM (Módulo Central de Controle) manter a rede sem interferências (via satélite). No pulso de sincronismo, referência obtida através desse receptor de GPS, é que o sistema Canopy baseia as suas transmissões garantindo que sistemas Canopy não se interfiram (interferência interna).

16 Hoje, melhor do que ontem amanhã, melhor do que hoje
Business Plan CONCLUSÃO ... ABASE Hoje, melhor do que ontem amanhã, melhor do que hoje


Carregar ppt "Cidades Digitais ABASE Business Plan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google