A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica da Atmosfera. Fenômenos Climáticos  Efeito Estufa  Chuvas ácidas  Inversão Térmica  Ilhas de Calor  El Niño  Desertificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica da Atmosfera. Fenômenos Climáticos  Efeito Estufa  Chuvas ácidas  Inversão Térmica  Ilhas de Calor  El Niño  Desertificação."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica da Atmosfera

2 Fenômenos Climáticos  Efeito Estufa  Chuvas ácidas  Inversão Térmica  Ilhas de Calor  El Niño  Desertificação

3 Efeito Estufa O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte da radiação e do calor emitido pelo Sol seja refletido de volta para o espaço. O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte da radiação e do calor emitido pelo Sol seja refletido de volta para o espaço. Efeito Estufa O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte da irradiação volte para o espaço.

4

5 Ilhas de Calor •O que são? •Como se formam e quais as causas?

6 Ilha de Calor •O•O que é? •C•Como é causado? Problemas Urbanos

7 •c•consequências •s•soluções

8 Cidades que são “Ilhas de Calor”  Cidade do México, México  Nova Iorque, EUA  Rio de Janeiro, Brasil  São Paulo, Brasil

9 Chuvas Ácidas

10 A queima de carvão, de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água, resultando em chuvas ácidas.

11

12 Inversão Térmica

13 Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança de temperatura devido à inversão das camadas de ar frio e quente.

14 Inversão Térmica •Como ocorre? •Quais são as causas e conseqüências?

15

16 El Niño Causas: Aquecimento das águas do Oceano Pacífico (leste). A principal característica do El Niño é a mudança de sentido do vento devido à diminuição de sua intensidade, fazendo com que a corrente marinha retorne em direção à América do Sul.

17

18

19 DESERTIFICAÇÃO é a degradação do solo nas zonas áridas, semi- áridas e sub-úmidas secas, que resultam de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as ações produzidas pelo homem. O que é desertificação?

20

21 - De maneira geral, como causas da desertificação podem ser apontadas:   Sobreuso ou uso inapropriado da terra   Desmatamento   Utilização de técnicas agropecuárias impróprias   Exploração descontrolada de ecossistemas frágeis   Queimadas   Mineração   Uso excessivo de agrotóxicos   Poluição   Secas

22

23  Redução das áreas cultiváveis  Diminuição da produtividade agropecuária das áreas afetadas  Redução dos recursos hídricos  Destruição da fauna e da flora  Migração descontrolada para áreas urbanas  Crescimento da pobreza  Aumento das doenças devido a falta de água potável e subnutrição  Perda do potencial agrícola - Entre outros...

24 - A degradação das terras e a desertificação atingem cerca de 33% da superfície do planeta e 70% das regiões com problemas de aridez. A população atingida pelo processo de desertificação varia de 300 milhões a 785 milhões, podendo atingir cerca de 2,6 bilhões de pessoas. A maioria das áreas afetadas pela desertificação no mundo coincide com os maiores bolsões de pobreza nos países em desenvolvimento, onde as conseqüências são trágicas, particularmente nos países africanos.

25 Mundo e Brasil Áreas com risco de desertificação

26


Carregar ppt "Dinâmica da Atmosfera. Fenômenos Climáticos  Efeito Estufa  Chuvas ácidas  Inversão Térmica  Ilhas de Calor  El Niño  Desertificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google