A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica da Atmosfera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica da Atmosfera."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica da Atmosfera

2 Fenômenos Climáticos Efeito Estufa Chuvas ácidas Inversão Térmica
Ilhas de Calor El Niño Desertificação

3 Efeito Estufa Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte  da radiação e do calor emitido pelo Sol seja refletido de volta para o espaço. O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte  da irradiação volte para o espaço.

4

5 Ilhas de Calor O que são? Como se formam e quais as causas?

6 Problemas Urbanos O que é? Ilha de Calor Como é causado?

7 soluções consequências

8 Cidades que são “Ilhas de Calor”
Rio de Janeiro, Brasil Cidade do México, México São Paulo, Brasil Nova Iorque, EUA

9 Chuvas Ácidas

10 A queima de carvão, de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água, resultando em chuvas ácidas.

11

12 Inversão Térmica

13 Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança de temperatura devido à inversão das camadas de ar frio e quente. 

14 Inversão Térmica Como ocorre? Quais são as causas e conseqüências?

15

16 El Niño Causas: Aquecimento das águas do Oceano Pacífico (leste).
A principal característica do El Niño é a mudança de sentido do vento devido à diminuição de sua intensidade, fazendo com que a corrente marinha retorne em direção à América do Sul.

17

18 Desertificação

19 O que é desertificação? DESERTIFICAÇÃO é a degradação do solo nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, que resultam de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as ações produzidas pelo homem.

20

21 Causas da desertificação
- De maneira geral, como causas da desertificação podem ser apontadas: Sobreuso ou uso inapropriado da terra Desmatamento Utilização de técnicas agropecuárias impróprias Exploração descontrolada de ecossistemas frágeis Queimadas Mineração Uso excessivo de agrotóxicos Poluição Secas

22

23 Conseqüências Redução das áreas cultiváveis
Diminuição da produtividade agropecuária das áreas afetadas Redução dos recursos hídricos Destruição da fauna e da flora Migração descontrolada para áreas urbanas Crescimento da pobreza Aumento das doenças devido a falta de água potável e subnutrição Perda do potencial agrícola - Entre outros...

24 Curiosidades... A degradação das terras e a desertificação
atingem cerca de 33% da superfície do planeta e 70% das regiões com problemas de aridez. A população atingida pelo processo de desertificação varia de 300 milhões a 785 milhões, podendo atingir cerca de 2,6 bilhões de pessoas. A maioria das áreas afetadas pela desertificação no mundo coincide com os maiores bolsões de pobreza nos países em desenvolvimento, onde as conseqüências são trágicas, particularmente nos países africanos.

25 Áreas com risco de desertificação
Mundo e Brasil Áreas com risco de desertificação

26


Carregar ppt "Dinâmica da Atmosfera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google