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“Mobilizando a sociedade e promovendo a saúde”

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Apresentação em tema: "“Mobilizando a sociedade e promovendo a saúde”"— Transcrição da apresentação:

1 “Mobilizando a sociedade e promovendo a saúde”
Projeto AMIGOS DO TRANSITO “Mobilizando a sociedade e promovendo a saúde”

2 Os acidentes de trânsito são responsáveis, dentre as causas externas, pelo maior número de internações, além de representar altos custos hospitalares, perdas materiais, despesas previdenciárias e grande sofrimento para as vítimas e seus familiares, demonstrando o significativo peso econômico e social desse problema. Sabe-se, no entanto, que somente medidas preventivas não são suficientes para o enfrentamento da violência no trânsito. Por isso, a necessidade da elaboração de uma proposta de intervenção de caráter mais inovador e transformador, que estimule a construção de ambientes favoráveis à saúde e à qualidade de vida.

3 Trânsito é muito mais do que isso:
O QUE É TRÂNSITO? Trânsito é muito mais do que isso: O inalienável “Direito de Ir e Vir” Nosso modelo rodoviário Tudo o que produzimos e consumimos Nem todos têm avião, barco ou carro Todos somos pedestres DIREITOS e DEVERES É O MAIOR AMBIENTE SOCIAL

4 DEFINIÇÃO DE ACIDENTE Um evento não desejado, que resulta em lesões às pessoas, danos à propriedade ou perdas ao processo 4

5 PARA PENSAR: “O dono do veículo julga-se com muito mais direito à circulação do que os demais participantes do trânsito, o que está ligado às características autoritárias da nossa sociedade e da falta de conscientização sobre os direitos do cidadão, que faz com que os motoristas ocupem o espaço viário com violência. O pedestre, por sua vez, assume o papel de cidadão de segunda classe, numa cidade que é cada vez mais o habitat do veículo e o antihabitat do homem.” (Vasconcelos, 1985)

6 Causas dos acidentes Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes, Trafegar em velocidade inadequada, Inexperiência e falta de conhecimento, Falta de atenção e falha de observação. Sinalização inadequada.

7 Estatísticas

8 ESTATÍSTICAS DO TRÂNSITO
O trânsito brasileiro: Mata uma pessoa a cada 11 min. 130/DIA Atropela uma pessoa a cada 7 min. 205/DIA Fere uma pessoa a cada 2,8 min. 514/DIA Produz um acidente a cada 31 seg /DIA Faz 30 mil vítimas fatais/ano (LOCAL DO ACIDENTE) FENASEG/DPVAT indeniza 40 mil/ano 1 AVIÃO/DIA

9 863 2011 Óbitos por Causas Externas - Brasil
Óbitos p/Ocorrênc por Grupo CID10 e Ano do Óbito Unid.Federação: Mato Grosso do Sul Grande Grupo CID10: V01-V99 Acidentes de transporte Período: 2011 Mortos em acidentes de transporte 2011 Acidentes 863 ... Pedestre traumatizado em um acidente de transp 128 ... Ciclista traumatizado em um acidente de transp 75 ... Motociclista traumat em um acidente de transpo 282 ... Ocupante triciclo motorizado traumat acid tran ... Ocupante automóvel traumat acidente transporte 221 ... Ocupante caminhonete traumat acidente transpor 32 ... Ocupante veíc transp pesado traumat acid trans 41 ... Ocupante ônibus traumat acidente de transporte 5 ... Outros acidentes de transporte terrestre ... Acidentes de transporte por água 1 ... Acidentes de transporte aéreo e espacial 3 Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM Data de coleta na Internet: 01/07/2013

10 MUNICIPIO TOTAL AMAMBAI 14386 AUTOMOVEL 6215 MOTOCICLETA 3403 CAMINHONETE 1658 MOTONETA 1342 CAMINHAO 703 CAMIONETA 280 SEMI-REBOQUE 273 REBOQUE 182 CAMINHAO TRATOR 160 UTILITARIO 63 ONIBUS 56 MICRO-ONIBUS 25 CICLOMOTOR 19 TRICICLO 4 SIDE-CAR 2 OUTROS 1

11 ESTATÍSTICOS COMPARATIVOS ENTRE OS MESES DE
DADOS ESTATÍSTICOS COMPARATIVOS ENTRE OS MESES DE JANEIRO/JULHO DOS ANOS 2012/2013 Fonte: P-3 3ª CIPM 11

12 Acidente de Trânsito

13 Blitz de Trânsito Janeiro– Março – 2012 Total Janeiro – Março– 2013
25 133 Aumento de 432 % comparado ao mesmo período do ano de 2012 Abril – Julho – 2012 Total Abril– Julho– 2013 Blitz 12 31 Aumento de 61,30 % comparado ao mesmo período do ano de 2012

14 CUSTO Custo total dos acidentes em rodovias: R$ 24,6 bi / ano
IPEA e Denatran 2006 (base 2004/2005) Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras Custo total dos acidentes em rodovias: R$ 24,6 bi / ano Acidente com vítima fatal: R$ 421 mil Prejuízos diretos = US$ 4 bilhões / ano (IPEA 2004) É o 2º. lugar no ranking de problemas de saúde (IPEA 2004) 50% leitos hospitalares ocupados (IPEA 2004) Até onde pode chegar (David Duarte Lima - IST): R$ /dia para determinados politraumatizados

15 QUAL O CUSTO SOCIAL? De uma criança que perde sua mãe ou pai num acidente? De um homem ou mulher que adquiriu uma doença grave? Conclusão do estudo: Acidentes afetam a saúde da familiar, comprometendo ou fortalecendo a rede social para o enfrentamento do problema A vítima, a família, os atendentes, precisarão de suporte psicológico para ajudar a reestabelecer “o sentido de suas vidas”

16 Custo com veículo Custo com acidentado

17 Danos ao mobiliário urbano e propriedade de terceiros

18

19 CUSTOS  Danos à propriedade – veículos, equipamento urbano, sinalização de trânsito, propriedade de terceiros  Custos médico-hospitalares – resgate, tratamento médico e reabilitação  Perda de produção - Perdas econômicas das pessoas resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito (mercado formal e informal)  Outros custos – atendimento policial e de agente de trânsito, remoção de veículos, congestionamento, outros meios de transporte, processos judiciais, previdenciário, impacto familiar

20 Custo da perda de produção
 Perdas econômicas das pessoas resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito.  Aplica-se a pessoas inseridas nos mercados formal e informal.  No caso de assalariado, a perda equivale ao custo necessário para sua substituição durante o tempo não trabalhado.

21 SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

22 Nenhuma rua ou avenida deveria ser asfaltada e aberta ao tráfego de veículos antes de dispor de calçadas e de sinalização para pedestres, se necessária. Na periferia de nossas cidades é muito comum se asfaltarem ruas e antigas estradas de terra, sem preocupação com a construção de calçadas. Como resultado, aumenta o número de atropelamentos, já que o pedestre é obrigado a disputar espaço na pista com o veículo.

23 Para isso, é preciso assegurar à sinalização horizontal os princípios a seguir descritos:
Legalidade Código de Trânsito Brasileiro – CTB e legislação complementar; Suficiência permitir fácil percepção, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade; Padronização seguir padrão legalmente estabelecido; Uniformidade situações iguais devem ser sinalizadas com os mesmos critérios; Clareza transmitir mensagens objetivas de fácil compreensão; Precisão e confiabilidade ser precisa e confiável, corresponder à situação existente; ter credibilidade; Visibilidade e legibilidade ser vista à distância necessária; ser interpretada em tempo hábil para a tomada de decisão; Manutenção e conservação estar permanentemente limpa, conservada e visível;

24 Falta de sinalização é responsável por 10% dos acidentes de trânsito
21/05/ h31 - Atualizado em 21/05/ h31 Falta de sinalização é responsável por 10% dos acidentes de trânsito Em alguns cruzamentos faltam placas de parada obrigatória. 'Investimentos não acompanharam o crescimento', diz especialista. Do G1 PI

25 Má sinalização de trânsito pode gerar indenização
Direito Administrativo Má sinalização de trânsito pode gerar indenização O órgão de trânsito que se responsabiliza pela colocação de sinais, conservação das vias e visualização da sinalização é responsável por danos causados em decorrência do funcionamento deficiente do serviço, podendo até mesmo ser condenado ao pagamento de indenização pelos danos materiais e morais sofridos em decorrência de acidente de trânsito por má sinalização em via pública. A indenização poderá ser arcada até mesmo pelo Poder Público municipal, estadual ou federal, pois será sempre destes a obrigação de prestar esses serviços nas suas respectivas áreas de competência, mesmo que sejam delegados a alguma empresa, através de concessão ou permissão. Acidente de veículo - Falta de sinalização - Regras do CTB “Inexistindo sinalização na via pública, devem ser observadas pelos condutores de veículos automotores, nos cruzamentos, as regras de preferência previstas no CTB, competindo a culpa pelo acidente a quem deixar de cumpri-las, devendo reparar os danos causados.” (Turma Recursal de Uberlândia - Rec. nº 1.315/01 - Rel. Juiz Antônio Coletto - Julg.30/11/01).Boletim nº 50

26 ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM ACIDENTE
O HOMEM, o VEÍCULO e o AMBIENTE O Homem é parte ativa no acidente Acidente não é por acaso

27 Homem – Distúrbios emocionais - frustração, e medo ansiedade, desatenção, efeito de álcool, droga DIREÇÃO PERIGOSA Ambiente – Más condições das estradas e de assistência aos acidentados, etc. Veículos – Fora das normas de segurança como pneus, faróis, freios, cintos de segurança etc.

28 RESPONSABILIDADE DO MUNICIPIO
O trânsito acontece nas ruas, nas avenidas, nos logradouros, nos caminhos, nas passagens, nas estradas e nas rodovias, nas praias abertas à circulação pública, nas vias internas pertencentes a condomínios horizontais, enfim em todas as vias terrestres e que o uso dessas vias deve ser regulamentado pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre elas, de acordo com as características locais

29 Municipalização de trânsito é discutida em Amambai
O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Amambai realizou esta semana uma audiência pública para debater com a comunidade a municipalização do trânsito.  O evento aconteceu com a participação do prefeito Sérgio Barbosa, a presidente do Detrat, Vilma Menezes Moreira, a presidente do legislativo municipal, Jaqueline Raymundo, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, 1º tenente Jidevaldo de Souza Lima, chefe do Detran de Amambai, Ramão Fernandes, comandante do 17º RC Mec, tenente coronel Caio Túlio Salgado de Oliveira, e o presidente do Cetran / MS - Conselho de Trânsito do Mato Grosso do Sul, Nei Sant’Ana de Carvalho.  Também participaram da audiência taxistas, moto-taxistas, representantes de entidades, secretários municipais, vereadores, diretores de escola e comunidade em geral. A abordagem principal sobre o tem ficou sob a responsabilidade do presidente do Cetran / MS, Nei Sant’Ana de Carvalho, que apresentou as estatísticas nacionais sobre o trânsito e os aspectos que envolvem a municipalização. RMT Online 17/08/2005

30 Por que municipalizar o Sistema Viário?
O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política. Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições (Art. 24 CTB). Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito. No Estado de Mato Grosso do Sul já existem 35 municípios, além da Capital, Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, são eles: MUNICÍPIO UF ÓRGÂO AMAMBAI  MS  DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO 

31 Informações para integração do Município ao Sistema Nacional de Trânsito 
Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do CTB e Resolução nº 106/99-CONTRAN, com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística. Conforme o porte do município, poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse do prefeito.

32 SOLUÇÕES Os três “E”s do trânsito E D U C A Ç Ã O Adultos Jovens
Crianças E N G E N H A R I A Responsabilidade Fiscalização de projetos e obras Manutenção * Educação para os “engenheiros”* E S F O R Ç O L E G A L Legislação Fiscalização * Educação para os administradores”

33 QUE CIDADE DESEJO PARA VIVER ?
O papel da comunidade O que podemos fazer? QUE CIDADE DESEJO PARA VIVER ? Como atuar de forma eficaz? Não existe uma solução imediata e simples para se reduzir a agressão do trânsito a nosso meio ambiente, seja ferindo e ceifando vidas.

34 Buscar o engajamento dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nos três níveis de Governo, e da sociedade civil na redução dos acidentes e violência no trânsito; Estabelecer parcerias bilaterais e multilaterais, com a inclusão da iniciativa privada, para realização de campanhas educativas e implementação de ações conjuntas; Promover reuniões sistemáticas com órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais para implementação de ações sinérgicas; Estabelecer metas de redução de acidentes nas vias urbanas ;

35 ATIVIDADES QUE O PROJETO SE PROPÕE A REALIZAR
  1.    Para as crianças:   Aulas educativas de comportamento no trânsito. Aulas para colocar em práticas conhecimentos da sinalização. Apresentação de vídeo apropriado para as crianças sobre o trânsito. Apresentação de teatro. Distribuição de cartilhas, livrinhos, panfletos e brindes que falem sobre segurança no trânsito para ler e lavar para os pais. Exercitar a matéria educação artística com desenhos e pinturas relacionadas a trânsito. Exercitar a matéria portuguesa com realização do prêmio de melhor redação que fala sobre o trânsito da sua cidade. Após um período o projeto volta a escola para reavaliação dos ensinamentos da aula anterior.       

36 TRÂNSITO NA ESCOLA Educação para o trânsito
No campo da educação devemos dar especial atenção às crianças, não esquecendo que elas nos imitam e que a melhor forma de influir positivamente sobre seu comportamento é comportando-nos corretamente no trânsito. Educação para o trânsito Trabalhar com a criança para atingir a família A criança como agente multiplicador: não há agente multiplicador mais eficiente do que a criança Sensibilizando a criança = atingimos a família

37 Crianças são o PRESENTE e o FUTURO Hoje: efeito imediato
Por que as crianças? Crianças são o PRESENTE e o FUTURO Hoje: efeito imediato Auto-preservação Influência na família Amanhã: efeito prolongado Futuro cidadão Futuro condutor PÚBLICO ALVO Crianças de 06 á 17 anos de idade, devidamente matriculada em escolas municipais, estaduais e particulares, por conseqüência os pais serão envolvidos pelo projeto tendo em vista que uma criança educada tende a corrigir eventuais erros que seus pais venham praticar no trânsito. O “Projeto Amigos no Trânsito” realizará palestras educativas, filmes e/ou teatros em escolas, vilas de moradores, associações. Cada escola cobrará o conteúdo e deverá integrar atividades educacionais de acordo com a escolaridade de cada criança.

38  2.    Para o público adulto: Palestras nos centros comunitários e empresas. Apresentação de alguns artigos do código de trânsito brasileiro. Estatitísca de acidentes de trânsito. Vídeos que retratam acidentes de trânsito e como evita-los. Distribuição de cartilhas, informativos e adesivos. Blitz educativa em vias públicas.

39 COMPROMISSO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conscientizar os motoristas para necessidade de reduzir violações às de leis de trânsito e consequentes acidentes automobilísticos que, anualmente contabilizam, mortes, feridos e sequelados, além de perdas financeiras.

40 PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
Será realizadas panfletagens nas principais ruas da cidade com informações atuais sobre os acidentes de trânsito em nossa cidade, tanto com vitimas e/ou colisões. As mesmas informações deverão ser divulgadas pelos meios de comunicações da cidade. Demonstrar através de cartazes no centro da cidade o número de acidentes em cada mês. Sinalizar ruas com placas de trânsito bem como com faixa de pedestres. Marcar no asfalto o local onde ocorreu acidente com vitimas o símbolo do I.E.D.L, com o intuito de impactar a sociedade, marcar pelas ruas e avenidas alertando a população sobre a gravidade e abrangência dos acidentes de trânsito em nossa cidade. As marcas impressas no asfalto sinalizam que nos locais onde passamos todos os dias, muitas vidas poderiam ser ADOTE UMA PLACA DE SINALIZAÇÃO. Empresas, Pessoas fisicas, colaborando financeiramente com a AQUISIÇÃO de uma ou mis PLACAS DE SINALIZAÇÃO.

41 Motorista ajude a educar o trânsito.
Motorista dê o seu exemplo. Prudência no trânsito salva vida até a sua Você bate o seu carro e paga para consertar? Faça da sua viagem um motivo de prazer Dê atenção a você, dirija com alegria O que é a vida? Observe o seu lado bom.

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43 O projeto por ser voluntário por não dispor de recursos financeiros para custear gastos com logística, materiais eletrônicos para exibição de vídeos, materiais gráficos como: cartazes, livrinhos, informativos, adesivos e outros. Portanto se faz necessário o apoio e parcerias dos governos (municipal, estadual e federal), assim como das entidades do sistema nacional de trânsito, empresas privadas e toda sociedade através de doação, tendo em vista que o objetivo desse projeto é de interesse de todos. 

44 COMO PODE SER AS PARCERIAS E DOAÇÃO
1- A parceria pode ser feita da seguinte forma: a) O parceiro pode mandar confeccionar os materiais gráficos como, por exemplo, cartazes, livrinhos, adesivos, cartilhas, banes, faixas e brindes com assuntos relacionados à educação e informação para o trânsito. b) Também pode ser feita doação ou convênios com o Instituto Educardo Dutra Lescano. c) O parceiro poderá pagar os custos de aluguel do projetor multimídia para exibição dos vídeos, assim como deslocamentos dos voluntariados irem aos locais das aulas e palestras. Observação: Você que torna um parceiro do projeto terá a marca de sua empresa nos materiais gráficos que serão distribuídos com a população e será devidamente anunciada nos locais das apresentações como uma empresa amiga do trânsito e que participa de ações sociais.

45 É preciso ter mais atenção no trânsito, o que aconteceu comigo, não quero que aconteça com você.


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