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SOBRAEP Plano de Negócios 2012/2013 Preparação: Edson de Souza Lima Junior Coordenação e Supervisão: João Onofre P. Pinto.

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1 SOBRAEP Plano de Negócios 2012/2013 Preparação: Edson de Souza Lima Junior Coordenação e Supervisão: João Onofre P. Pinto

2 A SOBRAEP 22 Anos de existência:  Crescimento da comunidade científica;  Consolidação como grande "instituição" de eletrônica de potência no País;  Realização de grandes eventos;  Integração nacional e internacional – PELS (IEEE), SBPC;  Publicação da Revista Eletrônica de Potência - Qualis B

3 A SOBRAEP Consequências do Crescimento: PPerda de pessoalidade na relação com os associados; PPouca atratividade na afiliação; MMarketing obsoleto e de pouco impacto; CCrescimento contínuo da inadimplência.

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6 ANÁLISE DE MERCADO

7 Membros ( Clientes) em potencial:  Estudantes de Engenharia Elétrica  Professores e pesquisadores  Outros profissionais  Empresas

8 ANÁLISE DE MERCADO Estudantes de Engenharia Elétrica  Procuram ingressar no mundo científico;  Participação em congressos e seminários;  Publicação de artigos.

9 ANÁLISE DE MERCADO Professores e Pesquisadores  Atualizar-se sobre o desenvolvimento da Eletrônica de potência no País e no mundo;  Divulgar as próprias pesquisas;  Busca por parâmetros e métodos de ensino.

10 ANÁLISE DE MERCADO Outros Profissionais  Aumentar sua rede de relacionamentos;  Busca por empregos;  Divulgação de seu trabalho autônomo ou micro- empresa.

11 ANÁLISE DE MERCADO

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13 DESAFIO: ATENDER A TODOS ESSES INTERESSES!

14 NOVIDADES:  Divisão em subáreas  Construção de um portal bem estruturado  Envio periódico de uma Newsletter

15 PLANO DE MARKETING

16 Principais Estratégias:  Newsletter – Notícias, curiosidades, artigos informativos em eletrônica de potência e áreas afins  Portal Interativo Online - Notícias, informações, banco de vagas, página pessoal para associados, sistema de envio de artigos, etc.  Mala Direta – Captação de novas empresas, manutenção da relação com sócios corporativos, etc.

17 PLANO DE MARKETING Principais Estratégias:  marketing – Manutenção do contato com associados, estratégia eficiente de divulgação de eventos e atividades (Design)  Identidade Visual - Ligação da organização às suas cores, formas e símbolos.

18 PLANO OPERACIONAL

19 Contratações necessárias:  1 Editor do Newsletter e do Portal Online  1 Responsável por responder e encaminhar s, organizar a editoração e revisão da Revista Eletrônica de Potência

20 PLANO OPERACIONAL Departamento de comunicação terceirizado, resultando em uma abordagem mais eficiente na comunicação.

21 Serviços de comunicação terceirizados:  Elaboração e montagem do newsletter;  Elaboração e envio de s marketing;  Elaboração de malas-diretas;  Manutenção de perfis em redes sociais (cerca de 60% dos associados são estudantes de engenharia e jovens, com perfis em redes sociais);  Manutenção das notícias no portal da instituição;  Venda de publicidade no newsletter.

22 PLANO FINANCEIRO

23  Investimentos pré-operacionais DESCRIÇÃOVALOR Criação de portal interativo e perfis em redes sociais R$ 9.000,00 Despesas com publicidadeR$ 1.200,00 TotalR$ ,00

24 PLANO FINANCEIRO  Estimativa de custos anuais com mão-de-obra FUNÇÃOREMUNERAÇÃO BibliotecárioR$ ,00 Editor do Newsletter e PortalR$ ,00 TotalR$ ,00

25 PLANO FINANCEIRO  Estimativa de custos operacionais anuais DESCRIÇÃOVALOR Manutenção do site e redes sociaisR$ 2.400,00 Despesas com publicidadeR$ 1.000,00 Editoração, impressão e envio da RevistaR$ ,00 Editoração, impressão e envio da NewsletterR$ 8.000,00 TotalR$ ,00

26  Estimativa de faturamento anual DESCRIÇÃOVALOR UNIT.QUANT.TOTAL Anuidades de sócios aspirantes R$ 25,00200R$ 5.000,00 Anuidades de sócios efetivosR$ 80,00250R$ ,00 Anuidades de sócios corporativos R$ 700,0010R$ 7.000,00 Lucro do COBEP (em média)// R$ ,00 Anúncios no Newsletter (em média) R$ 300,0024R$ 7.200,00 Assinaturas da Revista Eletrônica de Potência R$ 20,00100R$ 2.000,00 Assinaturas da Revista Eletrônica de Potência / Corporativo R$ 150,007R$ 1.050,00 Recursos do CnPq// R$ ,00 Total// R$ ,00

27  Estimativa de faturamento anual  A estimativa para número de sócios baseia-se na perspectiva de captação de sócios inadimplentes, “resgatados” pelas novas ações da SOBRAEP.

28  Resultado financeiro no primeiro exercício DESCRIÇÃOVALOR ANUAL (+) Saldo da gestão anteriorR$ ,00 (+)Total de receitasR$ ,00 (-)Custos operacionaisR$ ,00 (-)Custos fixos com mão-de-obraR$ ,00 (-)Investimentos pré-operacionaisR$ ,00 Saldo ao fim do primeiro exercícioR$ ,00 Retorno de quase 70% dos investimentos pré- operacionais logo no primeiro exercício.

29 RESULTADOS

30  Relacionamento mais próximo com os Associados  Maior visibilidade na sociedade  Maior interesse por parte de empresas na afiliação


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