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Introdução Nos dias de hoje, a rapidez, a quantidade e a velocidade de informação exigem a capacidade de adaptação e de transformação para filtrar e absorver.

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2 Introdução Nos dias de hoje, a rapidez, a quantidade e a velocidade de informação exigem a capacidade de adaptação e de transformação para filtrar e absorver o que a mídia e o mercado competitivo lançam como metas de excelência. O impacto causado pelas novas mídias e a necessidade de antever como as pessoas irão se relacionar com produtos, serviços, marcas, empresas e sociedade em um futuro próximo, deixam claro que não podemos descuidar da necessidade de educar e incentivar o desenvolvimento de valores humanos e éticos. Que valores serão importantes? Como será a política? A saúde? E o meio-ambiente? Tudo dependerá da educação. A educação é básica. A construção dos valores humanos, da qualidade política, de um mercado de trabalho equilibrado, da saúde preventiva; da preservação do meio-ambiente, tudo passa por ela. Tanto ou mais do que saber, é preciso aprender a ser. Escolhas racionais, como deter o conhecimento, conhecer as opções e ter condições de exercer seu papel social dependem de uma série de questões subjetivas. Auto-estima, reconhecimento de limitações e potenciais, capacidade de relacionamento, inteligência emocional e social podem ser citados como alguns dos aspectos relevantes que interferem na educação.

3 Realidade Atual Papel da Escola
Considerada um espaço privilegiado e importante para dar sentido à vida como um todo. Local de formação e estruturação de indivíduos - futuros cidadãos do país. Educadores e educandos interagem como protagonistas. Segundo alguns estudiosos, fatores explicativos do êxito escolar provêm da estrutura sócio-familiar e da afetividade do ambiente escolar. A escola tem sido considerada como um espaço onde a tensão e a violência institucional - tanto simbólica como física - aparecem como responsáveis diante dos fracassos da educação. A escola reflete a sociedade e a sociedade reflete a escola. Educadores no Brasil Baixa auto-estima. Sentimento de desvalorização de seu trabalho. Desorientados na sua própria formação como seres humanos.

4 SATEDUC O Instituto SATEDUC investiga a evolução da educação há anos. Seu trabalho considera a complexidade envolvida neste processo de aprendizagem, estimula a consciência dos educadores para que atuem como multiplicadores e propõe novas atitudes que transformam a maneira de reter e transmitir o saber. Como OSCIP (Organização Civil de Interesse Público), propõe que as empresas se envolvam por meio de apoio e isenção fiscal. A seguir, aprofundamos um pouco a explicação sobre o nosso projeto, mostrando como sua empresa pode se beneficiar e beneficiar a sociedade.

5 O que é Formação de profissionais de educação, para que sejam capazes de atuar em um mundo cada vez mais complexo. É, portanto, uma formação abrangente, que valoriza tanto os aspectos racionais quanto os comportamentais. Baseada no método SAT, reconhecido internacionalmente, promove o desenvolvimento integral do educador, preparando-o para agir como agente transformador.

6 Objetivos Específicos
Contribuir com a formação e a capacitação do educador para o desenvolvimento de uma educação aberta e que seja capaz de reconhecer- se como sujeito de ação e criação. Resgatar o sentido estruturante do trabalho do educador, suas possibilidades criativas e emancipatórias. Disseminar uma cultura de paz, justiça e solidariedade. Desenvolvimento da auto-estima e valorização do papel do educador. Fomentar o sentido de comunidade e facilitar as relações interpessoais entre educador, educando e comunidade social. Capacitar os educadores para que desenvolvam, no seu dia-a-dia de sala de aula, a arte do cuidado e da atenção nas relações inter e intrapessoais e no desenvolvimento do amor ao aprender.  Propiciar um espaço de reflexão e comunicação permanente e continuada sobre a educação. 

7 Por que é diferente O método consegue reunir o que há de ponta no mundo da metodologia do educar para ser, utilizando de transdisciplinariedade, interdisciplinariedade e aplicando disciplinas de forma dinâmica. Importante: quem aprende e passa pelo processo, torna-se um agente multiplicador, capacitando-se para lidar com a diversidade, os conflitos, o estabelecimento de valores, o desenvolvimento da ética, da inclusão, do conviver democrático. Assim, conseguem-se ganhos em cadeia que se auto-sustentam ao longo do tempo.

8 Ser ou não ser Educar para aprender a ser. O pilar da Unesco é o fundamento do SATEDUC. A Unesco (1998), em seu relatório Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, enfatiza os quatro pilares para um novo tipo de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Morin, 2002). Pensar em uma educação e na formação de seus educadores e educandos passa, necessariamente, por estes quatro pilares. Com a Constituição de 1988 do Brasil e a LDB (Leis de Diretrizes e Bases), houve mudanças significativas no que diz respeito à educação. Porém, a legislação, por si só, não tem força para mudar qualitativamente um sistema, embora a sociedade civil tenha contribuído com muitas iniciativas para transformá-la. Talvez o maior desafio colocado à educação seja o de transformá-la em um espaço de educação para ser.  Após reunir dados e pesquisar a situação da educação, o SATEDUC notou que existe um profundo abismo entre o que se pratica e o ideal. Educadores com baixa auto-estima, desmotivados, sem saber se expressar e agir no presente são uma constante. Como lidar com limites, indisciplina, questões sociais, violência familiar se, muitas vezes, o próprio educador não tem tudo isso resolvido dentro de si? “As idéias de Naranjo sobre a educação se baseiam na tradução de pensadores como Rousseau, Dewey, Montessori ou Steiner. Ele propõe uma educação nova, ‘uma educação da pessoa integral para um mundo total’ para ‘entendermos o que nos acontece e o que acontece à nossa volta’. Um dos pontos centrais que encontramos nas idéias do mesmo é a necessidade de desenvolver uma educação que possa integrar as pessoas e o mundo em que vivem”. Juan Cassassus Funcionário Internacional Especialista Principal da Unesco para a América Latina e o Caribe

9 Transformar O Instituto SATEDUC incentiva valores universais e a aplicabilidade de um conhecimento ético para a formação e o bem estar próprio da sociedade e, principalmente, do educando e do educador. O Instituto SATEDUC no Brasil é dirigido pela Dra. Maria de Fátima Fernandes Caldas e tem sua origem no trabalho desenvolvido pelo psiquiatra Cláudio Naranjo, em Berkeley, desde os anos 70. É uma vertente da Escola SAT, dirigida por Alaor Passos.

10 Claudio Naranjo Claudio Naranjo nasceu no Chile em 24 de novembro de Estudou medicina, música e filosofia neste país, onde fez residência médica em clínica psiquiátrica, supervisionado por Matte-Blanco. Foi professor de psicologia da arte e psiquiatria social e exerceu o cargo de diretor do centro de estudos de antropologia médica. Nos EUA, foi um dos integrantes do Instituto Esalen desde o seu início, onde chegou a ser um dos três sucessores de Fritz Perls. É considerado um dos pioneiros da sicologia transpessoal e um integrador entre psicoterapia e espiritualidade, buscando despertar, no indivíduo, aspectos do self que transcendem o plano psicológico. Sua insatisfação pessoal e profissional o levaram a uma peregrinação intensa, chegando a receber ensinamentos de diversos mestres como Swami Muktananda, Idries Shah, Suleyman Dede, S. S. El Karmapa XVI e, mais decisivamente, de Tarthang Tulku Rinpoché. Foi investigador adjunto do Instituto de Evolução da Personalidade na Universidade de Berkeley e associado de Raymond Cattell no Instituto para a Evolução da Personalidade e Habilidades. Ensinou Religião Comparada no Instituto de Estudos Asiáticos da Califórnia, Psicologia Humanista na Universidade da Califórnia em Santa Cruz e Meditação no Instituto Nyngma de Berkeley. Claudio Naranjo é Presidente Honorário do Instituto de Gestalt, membro do Instituto de Investigação Cultural de Londres e da Associação Clube de Roma nos EUA. É considerado um dos pioneiros do movimento para o potencial humano e um mestre integrador dos conhecimentos da sabedoria tradicional e do conhecimento científico acerca do ser humano. Atualmente, dedica-se à educação integradora e transpessoal de psicoterapeutas e educadores em diversos países europeus e sul–americanos, através do programa SAT.

11 Fátima Caldas Médica especializada em Neurologia pelo Departamento de Neurociências do Hospital das Clínicas da USP. Médica assistente colaboradora da psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia de SP. Dedica-se ao estudo do desenvolvimento neuropsicomotor do comportamento e da consciência em todos os seus aspectos e da fenomenologia. Especializou-se em psicodrama pelo Instituo Sedes Sapientiae SP, em Gestalt pelo Instituto de Gestalt SP, terapia transpessoal versada em técnicas de regressão pela respiração holotrópica, terapias sistêmicas e em anatomia emocional (Stanley Keleman). É membro internacional da escola SAT, fazendo parte da equipe desde 1996, sendo autorizada pelo Dr. Claudio Naranjo a aplicar a psicologia dos eneatipos. Atua como psicoterapeuta em módulos SAT desde 2001, é coordenadora do programa SATEDUC no Brasil e diretora fundadora do Instituto SATEDUC para Aprimoramento Humano. Organizadora do I Simpósio para Educação: “Mudar a Educação para Mudar o Mundo, o Desafio mais Significativo do Milênio” em 2005.

12 Alaor Passos Doutor em Sociologia, conferencista e professor. Foi pioneiro no Brasil ao introduzir o estudo dos eneatipos no Centro Cultural de Pesquisa e Desenvolvimento Humano de BH desde meados da década de 80, quando se tornou representante de Claudio Naranjo no Brasil. É membro da equipe internacional da Escola SAT, Diretor da escola SAT no Brasil e do Instituto Eneasat.

13 Presença Internacional
Espanha, Chile, México, Argentina, Austrália e Itália já experimentaram os conceitos revolucionários do SATEDUC. No Brasil, onde está há quatro anos, o Instituto promove congressos e treinamentos para educadores. Espanha – O Projeto SATEDUC teve início na Espanha, onde elegeu um representante para cada país presente e, a partir daí, foram criadas associações para a execução do mesmo. Chile – Em 2002, uma parceria com o Ministério da Educação realizou o projeto na formação de docentes. México – Nas Universidades Iberoamericana e de Las Americas. Argentina, Itália, Austrália – Através de grupos de educadores reunidos pelas associações, têm experimentado com bastante entusiasmo o programa.

14 Metodologia O programa Sateducação completo é composto por três módulos sucessivos e complementares, realizados na forma de curso intensivo, cada um com a duração de cinco a sete dias. Sua realização pode ser uma vez por ano ou a cada seis meses, conforme decisão do grupo participante. Normalmente é precedido por um curso introdutório de cinco dias, para que os participantes possam optar, conscientemente, por sua participação no programa completo. Durante os intervalos dos módulos I, II e III, haverá acompanhamento e suporte com duração de quatro horas mensais, coordenados pela equipe terapêutica. O conteúdo programático se desenvolverá com base nos seguintes programas:

15 ENEAGRAMA 8 1 6 9 3 2 4 5 7 conformismo e status quo repressão
orgulho inveja avareza gula medo vaidade ira preguiça luxúria violência conformismo e status quo repressão moralismo mentira dinheiro felicidade autoristarismo

16 Metodologia Figuras parentais. Conhecer a própria história e o contexto inter- relacional para que se possa atuar na realidade psico/social do sistema educacional. Grupos de gestalt. Vivências nas quais se busca uma maior abrangência dos contextos sócio/psico/cultural, buscando uma aprendizagem através da expressão emocional.

17 Metodologia A estrutura da relação família e a célula máter de uma sociedade em desenvolvimento. Oficinas de teatro. A abrangência de viver seu próprio papel e o do outro em um contexto de se trabalhar as várias linguagens em processos de comunicação e de expressão na educação.

18 Metodologia Trabalho corporal e técnicas de expressão. Experimentar, através de técnicas expressivas, a motricidade espontânea e o ritmo, elementos básicos e fundamentais no desenvolvimento neurológico e nos processos de aprendizagem.

19 Metodologia Laboratório de pesquisas mútuas de como desenvolver no cotidiano escolas. Será desenvolvida a capacidade que cada indivíduo tem ajudar a si e ao outro através de elementos que envolvam aspectos de ética, de cidadania e de solidariedade. Meditação com ênfase na técnica budista. Vivências reparadoras. Conhecer a própria história buscando despertar e ampliar sentimentos de compaixão e de afetividade.

20 Operacionalização do Sateduc
Convênios junto a universidades, secretarias municipais e/ou estaduais de educação,  ministério da educação ou órgãos do terceiro setor como organizações não governamentais, OSCIPS, dentre outros. Detalhamento das condições e responsabilidades de cada entidade, bem como os critérios de avaliação, os recursos logísticos e financeiros necessários.         Local de aplicação, número de participantes e condições para tal xxxx Lugar residencial com pensão completa onde aproximadamente 60 pessoas possam permanecer durante todos os dias do curso em regime integral. Esse lugar deverá pautar-se por conter: Uma sala ampla para todo o grupo, com colchonetes visando facilitar os trabalhos relativos a atividades corporais e técnicas de meditação. Salas menores para as diferentes modalidades: teatro gestáltico, técnicas terapêuticas, dentre outras. Espaço externo com verde e piscina para ampla convivência social e atividades de relaxamento  e lazer.

21 O Simpósio de 2005 Foi realizado no auditório da TV Cultura Franco Zampari. Os objetivos foram atingidos: iniciar o espaço de debates para o tema “Mudar a Educação para Mudar o Mundo”. Os participantes tiveram espaço para manifestar o que levavam consigo e obtivemos depoimentos marcados por esperança no futuro, por descobertas de novas maneiras de como Educar para Ser. Obtivemos apoio da Secretaria da Educação através do Prof. Pinotti, com a divulgação do evento pela rede pública. A arrecadação do ingresso do Simpósio foi doada para a creche do Município de SP. Obtivemos apoio e patrocínio da empresa de celulose APTC. Participaram educadores de diversas escolas públicas e particulares (Colégio Rio Branco, Colégio Santa Cruz, Colégio Miguel de Cervantes, Colégio Porto Seguro, Graded School, entre outras) e universidades (USP, Unicamp, PUC-SP, entre outras) Contamos com a presença do Secretário da Educação do Estado de Rondônia, Sr. César Licório; da Secretária da Educação da Estância Turística do Embu, Sra. Rosemery Mendes de Mattos; do Institutional Relations da Fundação de Rotarianos de SP, Sr. Gunter Wolfgang Pollack; da Assessora do Mec para TV Educativa, Sra. Angela Martins e da Acadêmica e Pesquisadora da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia, Dra. Nicole Diesback.

22 Simpósio Educação 2007 O II Simpósio será um espaço para informação através de palestras, conferências, debates, vivências e grupos de reflexão sobre a necessidade de "Mudar a Educação para Mudar o Mundo, o Desafio mais Significativo do Milênio”. Queremos divulgar e envolver cada vez mais educadores no programa SAT. Concretizar, edificando de forma cada vez mais consistente, qualitativa e quantitativamente, este espaço.

23 Simpósio Educação 2007 Dias: 05 e 06 de maio de 2007
Horário: das 08h30 às 17h30 Público convidado: professores e pedagogos da rede pública, de escolas particulares, de universidades e profissionais da área de educação de todo o Brasil Estimativa de público presente: 500 pessoas Inscrições: Os interessados poderão se inscrever pelo site A taxa de inscrição custa R$18,00 O valor arrecadado das inscrições será revertido para um trabalho educativo do SATEDUC com adolescentes da Febem de Franco da Rocha

24 Projeto Autoria: Dr. Cláudio Naranjo
Projeto: PROJETO SATEDUCAÇÃO - Uma Alternativa para o Aprimoramento do Educador Responsabilidade: Instituto SATEDUC para Aprimoramento Humano Execução: OSCIP Endereço: R. Santarém, 91 – Sumaré CEP – São Paulo – SP Fone: (11) (11) Celular: (11) Registro Jurídico: CNPJ / Responsabilidade: Maria de Fátima Fernandes Caldas

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