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Prof.: Fabrício M. Melo www.professorfabricio.com Facebook: Fabricio Melo Informática para concursos.

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1 Prof.: Fabrício M. Melo Facebook: Fabricio Melo Informática para concursos

2 Hardware Parte física (Tangível). Softwarepeopleware Usuários. Parte lógica (Intangível).

3 Processamento de dados Processamento e execução

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5 Tecnologia atual: FlashROM. (Tecnologia dos pendrives) Chip que já vem de fábrica com informações gravadas (programação embarcada - Firmware)Firmware Memória Principal Obs.: Atualmente pode ser alterada através de softwares Fixa/Permanente - Não volátil Memória responsável pela inicialização do sistema (Carregamento do sistema operacional, boot...)

6 BIOS (Basic Input Output System) Sistema Básico de Entrada e Saída, que é responsável por "ensinar" ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como a unidade de disquete, o disco rígido e o vídeo em modo texto.

7 Setup (configuração) É o programa responsável por alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração (CMOS).

8 CMOS (memória de configuração) Todas as informações manipuladas e alteradas no setup são armazenadas única e exclusivamente na memória de configuração (CMOS) do micro.

9 POST (Power On Self Test, Autoteste) É o programa responsável pelo autoteste que é executado toda a vez em que ligamos o micro (contagem de memória, por exemplo). Voltar

10 Memória Auxiliar/Secundária Winchester Disco eletro mecânico magnético Não Volátil Velocidade medida em: RPM (Rotações por minuto) Memória de massa Dica: Geralmente é a maior memória de um PC (computador pessoal) lento 160GB-3TB...

11 Tecnologia: Memória Flash Rápida Velocidade medida em: Hz(Hertz) Tecnologia de alto custo Menos durável que o HD Tamanhos menores que o HD

12 Armazenamento e até mesmo processamento a partir de servidores na Web

13 Tecnologia atual: DDR3 – SDRAM Memória Principal Atualmente variam entre 1GB e 32GB Temporária / Transitória volátil Armazenar temporariamente os programas executados no computador Quanto maior a RAM, melhor é o desempenho do computador Obs.: Existem outras RAM’s no computador. Ex: a da placa de vídeo

14 Principal dispositivo do computador – cérebro do computador – motor do computador 3 componentes principais Velocidade: HZ(Hertz) – atualmente GigaHertz Ex: 2GHZ (+ou – 2 bilhões de instruções por segundo) Socket

15 Unidade de controle A unidade de controle, controla o funcionamento da unidade lógica e aritmética e da memória. Além disso, ela distribui e organiza tarefas, transfere informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

16 Unidade lógica e aritmética A unidade lógica e aritmética (ULA) é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão) e pelas decisões lógicas (isto é, comparações entre informações; por exemplo, decidir se 5 3).

17 O Registrador E um tipo de memória de pequena capacidade porém muito rápida, contida no CPU; utilizada no armazenamento temporário durante o processamento. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado.

18  RISC (Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) é uma linha de arquitetura de computadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

19 CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil

20 Básicos Usos diversos (Desktop e Notebooks) Netbooks Gráficos Servidores Modelos Intel

21 Modelos AMD Básico Usos diversos (Desktop e Notebooks) Notebooks e Netbooks Gráficos Servidores

22 Memória cache Memória rápida Função: Acelerar a velocidade de processamento Pequena capacidade (256KB – 12MB) Memória cara (Tecnologia dos registradores) Volátil Cache Hit (Acerto) – Cache Miss (Erro) L1 (primária), L2, L3...(secundárias)

23 Memória cache

24 Memória Virtual Pode receber outros nomes: page-file, paginação, paginada, swap ou memória de troca Espaço variável e reservado no disco rígido Criada na instalação do Sistema Operacional (Windows, Linux...) Quando utilizada o sistema fica extremamente lento Dica: Reserva da RAM

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26 Periféricos Entrada Entrada e Saída Saída

27 Monitores CRT(tubo de raios catódicos) LCD(Display de cristal líquido) Plasma LED (diodo emissor de luz) OLED (diodo emissor de luz orgânico) Resolução: Pixels (800X600) Polegadas: Diagonal da tela

28 Impressoras Matricial (Impacto)  Alto custo de compra  Baixa velocidade (CPS)  Alto nível de ruído  Baixo DPI (resolução)  Baixo custo da cópia  Baixa Manutenção  Impressão em carbono Desvantagens Vantagens Jato de tinta Desvantagens  Alto custo da cópia Vantagens  Baixo custo de compra  Baixo nível de ruído  Media velocidade (PPM)  Média/Alta DPI (resolução) Laser Desvantagens  manutenção Vantagens  Médio custo de compra  Baixo nível de ruído  Alta velocidade (PPM)  Alta DPI (resolução)  Baixo custo da cópia Velocidade: CPS (caracteres por segundo) / PPM (Páginas por minuto) Resolução: DPI (Pontos por polegadas)

29 Cera Desvantagens  Alto custo de compra  Alto custo da cópia Vantagens  Baixo nível de ruído  Alta velocidade (PPM)  Altíssima DPI (resolução) Térmica Desvantagens  Impressora de uso especifico  Impressão perecível Vantagens  Impressora de uso especifico Plotter Desvantagens  Impressora de uso especifico  Impressora de uso especifico Vantagens

30 Interfaces/Portas/Conectores/Slots... Conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

31 Universal Serial Bus (USB) USB 1.0 (12Mbps) USB 2.0 (480Mbps) USB 3.0 (5Gbps) Plug and Play USB é a sigla de Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, drives externos, modems, mouse, teclado, etc) ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Transmissão de dados e energia elétrica É possível instalar e remover dispositivos sem reiniciar o S.O Aceita até 127 dispositivos simultaneamente

32 Firewire FireWire é uma tecnologia que permite a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos entre si, especialmente para dispositivos multimídia. Plug and Play Transmissão de dados e energia elétrica É possível instalar e remover dispositivos sem reiniciar o S.O Aceita até 63 dispositivos simultaneamente Firewire 800 (800Mbps)

33 Thunderbolt Dispositivos multimídia Altíssima velocidade substituto do Firewire 10 Gbps Transmissão de dados e energia elétrica

34 Serial Mouse Teclado Serial DIN PS/2 - MiniDin Mouse E Teclado SuperVídeo/VGA Monitor

35 HDMI DVI Monitor SCSI Paralela Impressora - Scanner Impressora – Scanner – Drives Externos

36 PCMCIA Adaptadores: Rede, Modem, Tv... CardExpress E-Sata Drives Externos

37 IDE Drives Internos: HD, CD, DVD, BluRay...

38 SATA/Serial-Ata Drives Internos: HD, CD, DVD, BluRay...

39 PCI ISA Placas: Video, Som, Rede, Fax-Modem, TV... Placas: Exclusivamente de VÍDEO

40 Placas: Video, Som, Rede, Fax-Modem, TV...

41 conjunto de chips da placa-mãe responsável pela comunicação com os componentes do micro. Northbridge (Ponte-Norte), controlador de memória, alta velocidade. Southbridge (Ponte-Sul), controlador de periféricos, baixa velocidade.


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