A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintomas que devem levá-lo imediatamente ao médico (02/11) DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 Algumas mudanças bruscas no funcionamento do corpo podem ser o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintomas que devem levá-lo imediatamente ao médico (02/11) DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 Algumas mudanças bruscas no funcionamento do corpo podem ser o."— Transcrição da apresentação:

1 Sintomas que devem levá-lo imediatamente ao médico (02/11) DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 Algumas mudanças bruscas no funcionamento do corpo podem ser o primeiro indicador visível de doenças ou disfunções do organismo. Ao surgimento desses sintomas, especialistas são unânimes em alertar: procure um médico imediatamente. Quanto antes uma doença, um problema ou um transtorno forem diagnosticados, maiores são as chances de sucesso do tratamento. De acordo com Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, "O ideal é que se procure um médico já nas primeiras 48 horas após o aparecimento desses sintomas", diz. Perda de peso sem causa aparente = o diabetes, a depressão e outros distúrbios psicológicos podem estar relacionados; Falta de ar = Se a dificuldade para respirar ultrapassa as limitações de um nariz congestionado ou da prática de uma atividade física pesada, pode haver um problema respiratório; Sede intensa e muitas idas ao banheiro para urinar = Beber quantidades elevadas de água e ir ao banheiro em intervalos menores do que o de costume podem ser sintomas de rinite alérgica ou de que os níveis de glicemia desregulados. Fonte:

2 Postura e descanso são importantes para evitar lesões por repetição (09/11) Fonte: g1.com.br DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 O corpo humano não foi projetado para muitas das atividades que hoje pertencem à nossa rotina. Ficar sentado diante do computador durante horas, todos os dias, pode causar dores, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos. Três aspectos são fundamentais para reduzir os riscos: é preciso fazer pausas e alongar durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo; a altura e a posição dos aparelhos precisa estar adaptada à pessoa; e é necessário ter atenção com a postura.

3 O sedentarismo deixa até o sistema imunológico preguiçoso. Mas, no extremo oposto, um estudo brasileiro culpa o excesso de malhação por efeitos igualmente nocivos à barreira natural do corpo contra infecções. Vejamos alguns exemplos: Nem de menos Se durante uma atividade física o corpo não mostra nenhum sinal de cansaço, talvez seja bom apertar ligeiramente o passo. Ausência de suor ou da sensação de relaxamento após a prática também indicam uma intensidade leve demais. Nem a mais Fique esperto com taquicardias, dificuldades para respirar, tonturas, insônia... "Inchaço, dores insistentes e vermelhidão nas articulações são outras mostras de que o ritmo está elevado" Obesidade A união entre gordura de sobra e passadas vigorosas demais pesa nas articulações e ainda gera processos inflamatórios. Diabete Os medicamentos usados para controlar os níveis de açúcar no sangue, associados ao alto consumo de glicose de uma prática extenuante, podem culminar em hipoglicemia. Problemas cardíacos Um coração fragilizado, quando exigido além da conta, pode falhar. Nesses casos se recomendam exercícios pouco intensos e prolongados. Fonte: g1.com DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 Exercícios na Medida Certa (16/11)

4 Atividades físicas ao ar livre e a proteção solar (23/11) Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte Nas últimas décadas, o aquecimento global tem levado a maior preocupação quanto aos danos cumulativos das radiações ionizantes. As doenças causadas pelo Sol trazem impacto negativo sobre a qualidade de vida dos indivíduos, além de maiores gastos em saúde pública e na economia. A pele humana possui diversos mecanismos de defesa contra as radiações solares, mas eles têm se mostrado insuficientes para uma proteção efetiva. Recomendações principais nos exercícios ao ar livre Todos os praticantes devem conhecer fatos básicos sobre a proteção solar: 1 - O dano solar é cumulativo. 2 - O bronzeamento é a resposta ao dano cutâneo provocado pelos raios UV (ultravioleta). 3 - Evite exposição solar entre 10 e 14 horas. Planeje atividades para o início da manhã ou, preferencialmente, no final da tarde. 4 - Proteja a pele com roupas e equipamentos adequados. 5 - Use corretamente protetores solares de amplo espectro. DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011

5 Cuide da sua coluna, com boa postura e atividade física (30/11) Fonte: Por Valéria Alvin – Especialista em Treinamento Com o passar dos anos, vamos submetendo a nossa coluna a uma série de posturas inadequadas, impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado. Gestos como andar, sentar e até mesmo dirigir o carro podem representar a diferença de uma coluna saudável ou não. Muitos danos podem ocorrer se você insistir numa postura errada. Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões. Quanto à postura tome alguns cuidados: Esteja consciente da sua postura o tempo todo / Ao caminhar ou sentar, corrija qualquer curvatura das costas / Ao ficar de pé, distribua o peso em ambas as pernas / Ao levantar qualquer peso, fique de cócoras, flexionando os joelhos, pegue o objeto e levante com a coluna reta, mantendo o objeto próximo ao corpo / Durma de lado usando um travesseiro que mantenha o pescoço alinhado com a coluna e outro travesseiro entre os joelhos (que devem estar flexionados) / No trabalho, sente numa cadeira de altura regulável que permita que você apóie os dois pés no chão / Encoste sempre as costas no encosto da cadeira DICA DE POSTURA – NOVEMBRO 2011


Carregar ppt "Sintomas que devem levá-lo imediatamente ao médico (02/11) DICA DE SAÚDE – NOVEMBRO 2011 Algumas mudanças bruscas no funcionamento do corpo podem ser o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google