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Desenvolvimento de Infra-Estrutura de Transportes no Brasil: Perspectivas e Desafios Alternativas de Financiamento José Carlos Pereira Presidente da INFRAERO.

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1 Desenvolvimento de Infra-Estrutura de Transportes no Brasil: Perspectivas e Desafios Alternativas de Financiamento José Carlos Pereira Presidente da INFRAERO

2 Roteiro 1.Infraero: grandes números 2.Estrutura de financiamento da infra-estrutura aeroportuária 3.Investimentos realizados – 2003 a Relação entre investimentos e arrecadação – 2003 a Necessidade de investimentos – 2007 a Fontes adicionais para investimento 7.Conclusões 1.Infraero: grandes números 2.Estrutura de financiamento da infra-estrutura aeroportuária 3.Investimentos realizados – 2003 a Relação entre investimentos e arrecadação – 2003 a Necessidade de investimentos – 2007 a Fontes adicionais para investimento 7.Conclusões

3 1. Infraero: grandes números

4 2. Estrutura de financiamento da infra- estrutura aeroportuária

5 3. Investimentos realizados – 2003 a 2006

6 4. Relação Investimentos e Arrecadação – 2003 a 2006

7 5. Necessidade de investimentos – 2007 a 2010

8 6. Fontes Adicionais para Investimento 1.Melhoria de desempenho com ampliação de receitas e redução de custos 2.Instrumentos de apoio a investimento em infra-estrutura do Governo Federal:  Projeto Piloto de Investimento – PPI  Parceria Público-Privada – PPP 3.Participação do capital privado por meio da abertura de capital 4.Disponibilização dos recursos, hoje destinados ao Tesouro Nacional, relativos à tarifa de embarque internacional 5.Recursos do orçamento fiscal para complementação das fontes de recursos da Empresa 1.Melhoria de desempenho com ampliação de receitas e redução de custos 2.Instrumentos de apoio a investimento em infra-estrutura do Governo Federal:  Projeto Piloto de Investimento – PPI  Parceria Público-Privada – PPP 3.Participação do capital privado por meio da abertura de capital 4.Disponibilização dos recursos, hoje destinados ao Tesouro Nacional, relativos à tarifa de embarque internacional 5.Recursos do orçamento fiscal para complementação das fontes de recursos da Empresa

9 7. Conclusões 1. A INFRAERO vem investindo maciçamente na infra-estrutura aeroportuária, tendo destinado, em média, 34% da arrecadação no período de 2003 a Entretanto, as carências de investimentos (cerca de R$ 5,8 bilhões) diante da disponibilidade de recursos projetada (cerca de R$ 3 bilhões) apontam para a necessidade de fontes adicionais de recursos para financiamento da infra-estrutura aeroportuária nos próximos quatro anos 3.O Governo Federal vem apoiando a INFRAERO, tendo iniciado estudos no sentido de destinar recursos aos aeroportos por meio de instrumentos estratégicos de investimento (PPI e PPP) 4.Adicionalmente destinou recursos da ordem de R$ 700 milhões entre 2005 e 2006, para aplicação em investimentos nos aeroportos, havendo mais R$ 350 milhões na Lei Orçamentária de A Empresa vem otimizando seus resultados, com a melhoria da arrecadação e redução de custos, como mecanismo para ampliação das fontes de recursos para investimento 1. A INFRAERO vem investindo maciçamente na infra-estrutura aeroportuária, tendo destinado, em média, 34% da arrecadação no período de 2003 a Entretanto, as carências de investimentos (cerca de R$ 5,8 bilhões) diante da disponibilidade de recursos projetada (cerca de R$ 3 bilhões) apontam para a necessidade de fontes adicionais de recursos para financiamento da infra-estrutura aeroportuária nos próximos quatro anos 3.O Governo Federal vem apoiando a INFRAERO, tendo iniciado estudos no sentido de destinar recursos aos aeroportos por meio de instrumentos estratégicos de investimento (PPI e PPP) 4.Adicionalmente destinou recursos da ordem de R$ 700 milhões entre 2005 e 2006, para aplicação em investimentos nos aeroportos, havendo mais R$ 350 milhões na Lei Orçamentária de A Empresa vem otimizando seus resultados, com a melhoria da arrecadação e redução de custos, como mecanismo para ampliação das fontes de recursos para investimento

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