A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia da Paisagem Prof. Herondino. Introdução  Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia da Paisagem Prof. Herondino. Introdução  Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia da Paisagem Prof. Herondino

2 Introdução  Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos ecológicos no ambiente e ecossistemas particulares.  Isto é feito dentro de uma variedade de escalas de paisagem, desenvolvimento de padrões espaciais e níveis organizacionais de pesquisas e políticas.  É uma ciência interdisciplinar, integrando biofísica e enfoques analíticos com perspectivas humanísticas e holísticas através das ciências naturais e sociais.

3 Paisagens  Paisagens são áreas geográficas espacialmente heterogêneas, caracterizadas por diversas interações de ecossistemas, desde sistemas aquáticos e terrestres relativamente naturais como as florestas, campos e lagos, até ambientes dominados pelo homem, incluindo cenários urbanos e agrícolas.

4 Tópicos de pesquisa  Os principais tópicos de pesquisa nesta área incluem fluxos ecológicos nos mosaicos de paisagens, uso e mudança da cobertura do solo, a relação do padrão das paisagens com os processos ecológicos, conservação da paisagem e sustentabilidade.

5 Ecologia da Paisagem  O termo ecologia de paisagem(Landshaft ökologie) foi cunhado por Carl Troll, um geógrafo alemão, em 1939 ( ).  Ele desenvolveu esta terminologia e muitos conceitos primordiais da ecologia de paisagem como parte de seus primeiros trabalhos, que consistiam em aplicar interpretação de fotografias aéreas a estudos de interação entre o meio e a vegetação.

6 Heterogeneidade  Heterogeneidade é a medida do quanto as partes de uma paisagem se diferenciam de outra quanto à sua configuração espacial.  A ecologia de paisagem observa como esta estrutura espacial afeta a abundância dos organismos no nível da paisagem, assim como o comportamento e o funcionamento da paisagem como um todo.  Isso inclui o estudo sobre a influência do padrão, ou da ordem interna de uma paisagem no processo, ou a contínua operação das funções dos organismos

7 Desenvolvimento Teórico  Uma teoria central da ecologia de paisagem originou-se de The Theory of Island Biogeography, de MacArthur e Wilson.  Tal trabalho considerou a biodiversidade em ilhas como resultado da competição de forças ocorrendo na colonização de uma unidade continental e da extinção estocástica

8

9 Biogeografia de Ilhas  Os conceitos de biogeografia de ilhas foram generalizados de ilhas físicas para partes abstratas de habitat pelo modelo de metapopulação de Levin. Essa generalização permitiu o crescimento da ecologia de paisagem provendo aos biólogos de conservação uma nova ferramenta para explicar como a fragmentação do habitat afeta a viabilidade das populações. Crescimentos recentes da ecologia de paisagem devem muito ao desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a existência de dados sobre habitats em grandes extensões (por exemplo, dados obtidos por sensoriamento remoto).

10 A Disciplina  A ecologia de paisagem se desenvolveu na Europa, através de planejamentos históricos em paisagens humanas.  A teoria geral da ecologia e suas sub-disciplinas se focavam no estudo de unidades de comunidade mais homogêneas e discretas, organizadas em estrutura hierárquica (tipicamente como ecossistemas, populações, espécies e comunidades), a ecologia de paisagem foi construída considerando-se a heterogeneidade no espaço e no tempo.


Carregar ppt "Ecologia da Paisagem Prof. Herondino. Introdução  Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google