A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA APLICADA 2012.1 Professor Flávio de Oliveira FAI – FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – CAXIAS/MA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA APLICADA 2012.1 Professor Flávio de Oliveira FAI – FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – CAXIAS/MA."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA APLICADA Professor Flávio de Oliveira FAI – FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – CAXIAS/MA

2 Introdução Um novo caminho se apresenta às organizações do terceiro milênio: integrar os princípios técnico-administrativos aos valores teóricos e filosóficos que permitem a valorização do ser humano. Ou seja, unir a razão instrumental aos princípios filosóficos que tanto influenciaram a civilização ocidental através dos séculos.

3 Introdução Estes princípios se baseiam na atitude reflexiva, na liberdade, no convívio social e na autonomia. Os líderes precisam estimular a subjetividade de seus liderados, explorar o potencial de cada indivíduo e valorizar o diálogo. Este pode ser um excelente caminho para o sucesso empresarial.

4 Introdução Nestas aulas, espero que a Filosofia estimule você à reflexão crítica sobre os princípios que norteiam o mundo dos negócios, em especial o respeito ao componente humano.

5 Introdução “Nossos pensamentos são nosso destino” Arthur Shopenhauer. A partir desta afirmativa, podemos entender que o sucesso ou o fracasso são mais do que nunca uma questão de conceitos, idéias e estratégias de pensamento.

6 Introdução O pensamento determina a ação, no campo econômico, empresarial e pessoal. O sucesso é a convergência de ideias, estratégias e conceitos concretos e implementados no momento certo.

7 Introdução Pensando na situação das empresas depois do advento da internet, tem se tornado comum a todas elas: a qualidade do gerenciamento, estratégias brilhantes e eficazes, decisões fundamentadas, funcionários bem informados, vantagem competitiva, marketing e excelente administração financeira. Praticamente todas as empresas inseridas no mercado global possuem estes elementos em algum grau.

8 Introdução Hoje o que pode diferenciá-las e demonstrar verdadeira vantagem competitiva são as suas convicções e suas estratégias, como por exemplo, sua criatividade, idéias oportunas, contexto intelectual, ética empresarial, capacidade de converter grandes idéias em um contexto produtivo.

9 Intrudução O mundo dos negócios precisa se lembrar dos grandes pensadores e das grandes idéias que contribuíram para o sucesso da civilização ao longo dos séculos.

10 Intrudução A qualidade de vida está além dos aspectos econômicos, financeiros, técnicos e de marketing. Também passa por valores como liberdade, autonomia, cidadania, solidariedade, respeito etc.

11 Introdução Sabendo que grandes filósofos contribuíram para o aperfeiçoamento da vida humana com suas visões valiosas vamos procurar, nestas aulas, descobrir as estratégias de pensamento e ação também para o dia-a-dia das empresas oferecidas por estes fantásticos pensadores.

12 Introdução Em cada encontro nos propomos a estudar um grande filósofo, conhecendo alguns dados de sua biografia e também alguns de seus conceitos aplicáveis ao mundo dos negócios, das empresas e organizações.

13 Introdução Espero que você aproveite este passeio pela filosofia e possa aplicar em sua profissão os conceitos dos grandes pensadores que revolucionaram o pensamento ocidental.

14 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Filosofar é uma atitude de colocar em questão o que parece, para muitos, indiscutível. A Filosofia se insere na História e os temas com que se ocupa mudam de acordo com os problemas que precisa enfrentar e que exigem este tipo de reflexão (Maria Lúcia de Arruda Aranha).

15 A reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto. (Demerval Saviani)  É radical porque sua reflexão busca as raízes da questão  É rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que permite proceder com rigor, garantindo coerência e o exercício da crítica.  É de conjunto por ser globalizante, ao examinar os problemas na perspectiva do todo, relacionando seus diversos aspectos. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

16 CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 1. LÓGICA Investiga as condições de validade dos argumentos e dá as regras do pensamento correto. 2. METAFÍSICA Estuda o ser independentemente de suas manifestações particulares; estudo do ser absoluto e dos primeiros princípios: Deus, alma, seres imateriais, universo Sociedade e Gestão do conhecimento:conceitos e aplicações INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

17 CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 3. TEORIA DO CONHECIMENTO Estuda as relações entre sujeito e objeto no ato de conhecer: como apreendemos o real, é possivel conhecer a realidade, as noções de verdade e falsidade. 4. EPISTEMOLOGIA Estuda o conhecimento científico do ponto de vista crítico, isto é, do valor de suas hipóteses, do seu método, das conclusões alcançadas. Também chamada FILOSOFIA DA CIÊNCIA.

18 Sociedade e Gestão do conhecimento:conceitos e aplicações INTRODUÇÃO À FILOSOFIA CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 5. ANTROPOLOGIA Investiga a concepção de ser humano, ou seja, a partir do que o ser humano é, reflete aquilo que se pensa que ele deve ser. 6. FILOSOFIA POLÍTICA Reflexão sobre as relações de poder entre os cidadãos, a sociedade e o Estado; avaliação das formas dos regimes políticos, os fins da política, a violência

19 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 7. ÉTICA Também chamada de Filosofia Moral, reflete sobre as noções, os princípios e os fins que fundamentam a vida moral; o que são o bem e o mal, a liberdade, etc. 8. ESTÉTICA Filosofia da Arte. Reflete sobre o sentimento que as obras de arte despertam nos seres humanos; a produção e a reprodução estética da obra de arte. Analisa criticamente o belo e o feio.

20 CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA 9. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Reflexão sobre a Educação e a Pedagogia. Investiga o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes e os pressupostos do conhecimento subjacente. 10. FILOSOFIA DO DIREITO Consiste na pesquisa conceitual do Direito e implicações lógicas, por seus princípios e razões mais elevados, e na reflexão crítico-valorativa das instituições jurídicas INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

21 Resultados esperados 1. Ampliar horizontes intelectuais 2. Sensibilidade ética 3. Habilidade conceitual 4. Unir diversos campos do conhecimento 5. Voltar-se reflexivamente para a ciência 6. Adquirir coragem para pensar reflexivamente

22 Resultados esperados 7. Fugir da repetição e da imitação 8. Facilidade para se concentrar naquilo que é essencial 9. Superar a visão utilitarista da vida 10. Praticar o pensamento crítico 11. Superar os preconceitos do senso comum 12. Desenvolver sensibilidade epistêmica, ética, estética, política e antropológica


Carregar ppt "FILOSOFIA APLICADA 2012.1 Professor Flávio de Oliveira FAI – FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – CAXIAS/MA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google