A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A compreensão em leitura de Jocelyne GIASSON De Boeck Université, 1996. Reeditado em 2008. Este livro propõe-nos um modelo de ensino explícito da compreensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A compreensão em leitura de Jocelyne GIASSON De Boeck Université, 1996. Reeditado em 2008. Este livro propõe-nos um modelo de ensino explícito da compreensão."— Transcrição da apresentação:

1 A compreensão em leitura de Jocelyne GIASSON De Boeck Université, Reeditado em Este livro propõe-nos um modelo de ensino explícito da compreensão em leitura. Faz a síntese dos estudos sobre este tema. Têmo-lo inteiramente resumido em formato power point! Para vos convidar a lê-lo e a relê- lo!

2 La lecture, de la Théorie à la pratique, De Boeck Université, 3 e éd Observações: Para completar eficazmente esta obra, recomendamos-lhe em paralelo este livro da mesma autora: Este livro faz a ligação entre a teoria e a prática, visto que propõe uma série de aplicações concretas do modelo de ensino explícito da compreensão em leitura. Apresenta pistas muito práticas sobre a organização do ensino da leitura e sugere, nesse sentido, aplicações ao leitor desde a pré-primária até ao momento em que se torna um hábil estratega em leitura. Este livro não está resumido aqui.

3 Jocelyne Giasson, A compreensão em leitura, De Boeck, 1996 e Objectivo: Este documento propõe um resumo do livro de J. Giasson. Remete frequentemente para páginas concretas, porque é impossível dizer tudo! Para aceder directamente ao índice

4 Uma certeza: este documento não é suficiente para integrar o conteúdo do livro! É, pois, indispensável lê-lo com o livro à mão. Pode começar por este resumo em formato power point e depois ler o livro, ou começar por ler o livro e depois ver o resumo, ou ainda os dois em paralelo com idas e voltas de um ao outro, ou proceder capítulo a capítulo,… ou como queira! Cada um deve procurar o método que mais lhe convém! Conselho de leitura: Jocelyne Giasson, A compreensão em leitura, De Boeck, 1996 e Para aceder directamente ao índice

5 Propõe pistas práticas, responde a um «e, concretamente, o que é que eu faço?» Traz uma explicação – responde a um «porquê» Indica uma chamada de atenção O sinal Símbolos / imagens utilizados frequentemente neste documento e seu significado: As cores destas imagens podem variar!!! Indica uma definição O sinal

6 Os diapositivos são acompanhados de imagens que «falam» tanto como as palavras! Os capítulos sucedem-se do 1 ao 12. Para ler um capítulo, basta clicar sobre o número do capítulo que seleccionou. Para avançar no power point, faça sempre un clique esquerdo quando mais nada se mexer no diapositivo! Para abandonar um documento em power point antes do final, clique sobre a tecla Esc(ape) Jocelyne Giasson, A compreensão em leitura, De Boeck, 1996 e 2008.

7 Os diapositivos seguintes propõem o índice do livro: cada um deve clicar sobre o número do capítulo que deseja ler. O segundo é mais sucinto e apresenta-se sob a forma de esquema centralizado.segundo O primeiro índice é mais desenvolvido.primeiro índice

8 Boa leitura. Jocelyne Giasson, A compreensão em leitura, De Boeck, 1996 e Para voltar ao índice Todos os resumos do livro de J. Giasson foram elaborados e postos sob a forma de Microsoft power point 2003 por Hélène Delvaux, de IF BELGIQUE Imagens : clipart em

9 Os processos a realizar pelo leitor J. GIASSON, Compreensão em leitura, De Boeck 1996 e Dois capítulos gerais para começar: Apresentação geral do modelo baseado em três componentes: leitor - texto – contexto. Apresentação do ensino explícito em leitura: características, etapas, etc. Cap. 2 Cap. 1 Os capítulos de introducção são seguidos por 7 capítulos sobre

10 Ir para além do texto (fazer predições, envolver-se emotivamente na leitura, aprender a raciocinar sobre um texto, a fazer julgamentos, a distinguir factos e opiniões, etc., fazer um conjunto de ligações mais ou menos livres com os seus conhecimentos, etc.) Papel dos conhecimentos anteriores Processos metacognitivos Conhecimentos do leitor Conhecimentos do leitor sobre as suas competências, estratégias, meios necessários para ter sucesso numa tarefa de leitura Competência do leitor Competência do leitor para voltar atrás quando não compreende, para identificar o que não compreende, etc. Compreensão de cada frase Procura de uma coerência entre frases e proposições Procura da coerência global do texto Cap.3Cap.4 Cap. 5 Cap. 8 Cap. 9 Cap. 10 Cap. 6Cap. 7 J. GIASSON, Compreensão em leitura, De Boeck 1996 e Textos informativos Textos narrativos

11 J. GIASSON, Compreensão em leitura, De Boeck 1996 e O vocabulário e a compreensão em leitura. O lugar das questões no ensino da compreensão em leitura. Como tornar os alunos autónomos na aquisição de vocabulário? Será preciso ensinar sistematicamente vocabulário? Etc. E para terminar: Cap. 11 Será sempre necessário colocar questões? Que tipos de questões? Quando? Como? Etc; Cap. 12

12 Apresentação geral do modelo: cap 1cap 1 Apresentação do ensino explícito em leitura: cap 2cap 2 Os microprocessos: cap. 3 Os processos de integração: cap. 4 Os macroprocessos: cap. 5 Os macroprocessos, textos narrativos: cap. 6 Os macroprocessos, textos informativos: cap. 7 J. GIASSON, Compreensão em leitura Os processos de elaboração: cap. 8 Os processos metacognitivos: cap. 9 O papel dos conhecimentos do leitor: cap. 10 O vocabulário: cap. 11 O lugar das questões: cap. 12 Os processos a desenvolver pelo leitor: Capítulos gerais: E ainda:


Carregar ppt "A compreensão em leitura de Jocelyne GIASSON De Boeck Université, 1996. Reeditado em 2008. Este livro propõe-nos um modelo de ensino explícito da compreensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google