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Rev_00 Janeiro 2013 Estas apresentações foram desenvolvidas com base no material de treinamento fornecido pela O’Brien’s Response Management ICS 100/200.

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1 Rev_00 Janeiro 2013 Estas apresentações foram desenvolvidas com base no material de treinamento fornecido pela O’Brien’s Response Management ICS 100/200 Unidade 5: Instalações do ICS e Responsabilidades Comuns

2 Objetivo da Unidade  Descrever as seis instalações básicas do ICS;  Identificar as instalações que podem ser alocadas juntas;  Identificar no mapa os símbolos das instalações.

3 Predeterminando as Instalações do Incidente Instalações em um Incidente são:  Estabelecidas pelo Comandante do Incidente em função das necessidades e complexidade do evento ou do incidente;  Ativadas somente quando necessário. Alguns incidentes podem exigir instalações não incluídas na lista padrão.

4 Instalações do Incidente: Posto de Comando (Incident Command Post) Posto de Comando do Incidente (ICP – Incident Command Post)  É o local de onde o Comandante do Incidente supervisiona todas as operações;  Pode mudar de local durante o evento;  Pode estar localizado em um veículo, trailer, tenda ou dentro de um edifício;  Deve ser posicionado fora da zona de perigo atual e potencial, mas perto o suficiente para manter comando do incidente. Todo Incidente deve ter algum formulário do Posto de Comando de Incidente. Símbolo

5 Instalações do Incidente: Área de Apoio ( Staging Area ) Área de Apoio (Staging Area):  São locais temporários de um incidente onde as pessoas e os equipamentos disponíveis são mantidos enquanto esperam para atuar. Pode haver mais do que uma staging area em um incidente;  Deve estar localizada perto o suficiente do incidente para uma resposta, mas longe o suficiente para estar fora da zona de impacto imediato;  Pode ser localizada junto com o Posto de Comando,Bases, Helibases ou Helipontos. Símbolo S S

6 Instalações do Incidente: Área de Apoio S S S S S S S S

7 Instalações do Incidente: Base Base:  É o local de onde a logística primária e as funções administrativas são coordenadas e administradas. Existe apenas uma base por incidente e esta é designada pelo nome do incidente;  Pode estar localizada com o Posto de Comando do Incidente;  É criado e gerenciado pela Seção de Logística. Os recursos da base estão sempre fora de serviço. Símbolo B B

8 Instalações do Incidente: Acampamento Acampamento:  É onde os recursos podem ser mantidos para apoiar as operações do incidente se uma base não é acessível. Múltiplos acampamentos podem ser usados, mas nem todos os incidentes terão um;  São locais temporários dentro da área do incidente. Em geral estão devidamente equipados para fornecer comida, água, dormitórios e serviços sanitários;  São designados por localização geográfica ou número. Símbolo C C

9 Instalações do Incidente: Helibase / Heliponto  Helibase é o local de onde o centro de operações aéreo é conduzido. Helibases são geralmente utilizadas numa base por um longo prazo e inclui serviços como o de abastecimento e de manutenção;  Helipontos são locais mais temporários no incidente, onde os helicópteros podem pousar e decolar com segurança. Múltiplos helipontos podem ser usados. Símbolos H-3 H H

10 O Posto de Comando do Incidente é o local no qual as funções de comando primárias são executadas. Normalmente localizado com a Base do incidente. A Base é o local onde as funções logísticas primárias são coordenadas. A staging area é onde o pessoal do incidente aguarda suas atribuições táticas. Acampamento é onde os serviços de água, comida, descanso e sanitários são fornecidos ao pessoal do incidentes. A helibase é o local onde ocorre a manutenção, carregamento, estacionamento e abastecimento dos helicópteros. O heliponto é um local temporário em um incidente onde os helicópteros podem pousar e decolar com segurança.

11 Revisão de Conhecimento (1 de 6) Onde você encontra as equipes de busca e resgate que estão aguardando atribuições táticas?

12 Você está trabalhando em um incidente em uma área remota. Uma instalação foi criada para fornecer água, alimentos e áreas de descanso. Qual é o termo utilizado no ICS para esta instalação? Revisão de Conhecimento (2 de 6)

13 Você precisa entregar algo ao Comandante do Incidente. Qual é o nome do local a partir do qual o Comandante do Incidente supervisiona as operações do incidente? Revisão de Conhecimento (3 de 6)

14 Você precisa reabastecer um helicóptero que está sendo usado para transportar o pessoal do incidente. Em qual instalação você iria? Revisão de Conhecimento (4 de 6)

15 Você precisa copiar alguns mapas e enviar um pedido de fornecimento. Qual instalação você iria? Revisão de Conhecimento (5 de 6)

16 Qual é o nome da instalação temporária no ICS onde os helicópteros podem pousar e decolar? Revisão de Conhecimento (6 de 6)

17 Atividade: Localize as instalações do ICS  Uma forte tempestade causou o colapso do ginásio de uma escola.  Mais de 50 estudantes estão em estado grave. Inúmeros recursos estão sendo usados, incluindo helicópteros (ambulância aérea).  As operações irão continuar até pelo menos nas próximas 15 horas.

18 Objetivo da Unidade  Descrever as responsabilidades comuns para mobilização dos recursos;  Descrever as responsabilidades comuns em um incidente;  Listar as responsabilidades individuais na prestação de contas;  Descrever as responsabilidades comuns na desmobilização.

19 Get Ready! Quando você for acionado:  Tenha suas ferramentas com você (PEI, Plano Médico, mapas, desenhos etc.);  Ative sua equipe essencial e dirija-se ao Posto de Comando de Incidentes (ICP);  Faça o check-in e comece a fazer o registro das suas atividades;  Receba o briefing inicial do incidente;  Receba as atribuições das tarefas;  Avalie o potencial do incidente.

20 Inserção / Implementação  Apenas se engaje em um incidente quando solicitado ou quando expedido por uma autoridade competente.  Certifique-se de que você recebeu um briefing completo de implementação das ações.

21 Briefing Implementação Descrição do local e da área de resposta Check-in da localização do incidente Atribuição específica (por exemplo, a posição, a designação de equipe, etc.) Relatório da situação Instruções de comunicação (por exemplo, frequências de incidentes) Requisitos de apoio especiais (por exemplo, instalações, equipamentos de transporte e descarga, etc.) Planos de viagem (se necessário)

22 Por que é importante fazer o check-in no incidente? Check-In no Incidente: Finalidade

23 O check-in ajuda a:  Garantir a responsabilidade do pessoal;  Controlar recursos;  Preparar o pessoal para tarefas e atribuições;  Localizar pessoal no caso de uma emergência;  Estabelecer registros de ponto e de documentação da folha de pagamento;  Plano para a liberação de pessoal;  Organizar o processo de desmobilização.

24 Check-in no Incidente: Procedimentos Check-in é feito apenas uma vez em um local autorizado:  No Posto de Comando do Incidente;  Na Base ou Acampamento;  Na staging area (área de apoio);  Na helibase;  Com Supervisor da Divisão/Grupo; Check-in information is usually recorded on ICS Form 211- Check-In List.

25 Revisão de Conhecimento Instruções: Responda a pergunta abaixo. Você chegou ao local do incidente e realiza o seu check-in no Posto de Comando do Incidente. No dia seguinte você é escalado para começar a trabalhar na Seção de Logística na Base. Você precisa fazer o check-in novamente ao se apresentar na base?

26 Perguntas Por que é importante alguém responsável por coletar as ações durante o incidente? Quais são as dificuldades para a manutenção de registros durante um incidente?

27 Log Individual: Propósito O preenchimento do log(ICS Form 214) auxilia em:  Manter o controle das tarefas;  Organizar as evidências;  Consolidar auditorias e relatórios de investigação;  Transferência de Comando.

28 Mantenha Atualizado os Registros do Incidente  Imprimir ou digitar todas as entradas;  Ao digitar as datas use formato em mês/dia/ano;  Use o formato militar de hora (24h). Usar hora local;  Digite a data e a hora em todas as formas de registros;  Preencha todos os espaços em branco;  Usar N / A, conforme apropriado;  Chefes de seção e superiores, designam um record keeper (escrevente ).

29 Questão para Discussão Por que é importante o registro de incidente? Quais são os desafios para a manutenção dos registros em um incidente?

30 Briefing Inicial do Incidente Avaliação da situação atual e dos objetivos Responsabilidades específicas dos cargos de trabalho Localização da área de trabalho Instruções de procedimento para obtenção de recursos adicionais Riscos para a segurança e procedimentos de segurança necessários / Equipamento de Proteção Individual (EPI), conforme a situação Certifique-se de que você receba um briefing inicial do incidente.

31 Perguntas O que é uma análise de potencial do incidente?

32 Análise do Potencial do Incidente Responder apropriadamente ao pior caso potencial; Estabelecer prioridades; Elaborar objetivos estratégicos; Avaliar a necessidade de recursos adicionais. Usado para guiar a Equipe de Comando e a Equipe Geral na tomada de decições. Auxilia a equipe a:

33 Perguntas Quem é o responsável por avaliar o potencial do incidente?

34 Fonte Poluidora Magnitude e duração das atividades de resposta a emergência Material Derramado Saúde e Segurança Segurança Recursos Humanos Impactos na Comunidade Análise do Potencial do Incidente Impactos nas operações normais Impactos Ambientais Relações Exteriores Preocupações Legais Preocupações Financeiras

35 Responsabilidades do Supervisor Se você é um supervisor, você deve:  Manter um registro diário da sua Unidade (Formulário ICS 214), indicando os nomes dos funcionários designados e uma lista das principais atividades;  Realizar briefings para os seus subordinados, forças adjacentes e pessoas substitutas.

36 Seja Responsável por suas Ações  Manter a Cadeia e Unidade de Comando. Receber instruções de um único supervisor;  Comunicar os riscos potenciais e mudança das condições utilizando inglês claro e objetivo;  Atuar profissionalmente e evitar / relatar atividades proibidas, tais como : Assédio sexual ou discriminação; Uso de drogas ilícitas ou álcool.

37 Questão para Discussão Antes de sair de um incidente, o que se deve fazer?

38 Quando Desmobilizar (1 de 2)  Completar todas as missões do trabalho e preencher todos formulários / relatórios necessários;  Substituições curtas de subordinados e supervisor;  Avaliar o desempenho dos subordinados;  Seguindo os procedimentos de check-out do incidente e da agência;  Proporcionar acompanhamento das informações de contato.

39 Quando Desmobilizar (2 de 2)  Devolver qualquer equipamento emitido para o incidente ou outros suprimentos não descartáveis;  Completar relatórios de pós-incidente, críticas, avaliações e acompanhamento médico;  Concluir todos as questões de administração;  Após a chegada em casa, notificar a sua unidade de origem de sua chegada e assegurar a sua disponibilidade para o seu próximo trabalho.

40 Resumo Você sabe como:  Descrever as seis instalações básicas do ICS?  Identificar as instalações que possam estar localizadas próximas?  Identificar no mapa os símbolos das instalações?

41 Você é capaz de:  Descrever as responsabilidades comuns engajamento/ Implementação?  Descrever as responsabilidades comuns em um incidente?  Listar as responsabilidades individuais de prestação de contas?  Descrever as responsabilidades de desmobilização comum? Resumo


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