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1. 2 Identificação de Necessidades Necessidades de auto-realização: significa a concretização das potencialidades individuais. Segundo Maslow, a necessidade.

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2 2 Identificação de Necessidades Necessidades de auto-realização: significa a concretização das potencialidades individuais. Segundo Maslow, a necessidade de auto-realização varia de pessoa para pessoa ao longo do tempo Necessidades de estima: incluem a necessidade de ser respeitado, apreciação e reconhecimento. Necessidades sociais: incluem o desejo de pertença, de amor e de perfeição Necessidade de Segurança: desejo de proteção e segurança contra o perigo Necessidades fisiológicas : engloba as necessidades de alimento, sono etc. Quando essas necessidades estão satisfeitas, então as outras necessidades começam a emergir. Necessidades fisiológicas e de segurança Necessidades sociais Necessidades de estima Necessidades de auto-realização Abraham Maslow

3 3 Oportunidade de Negócio  Oportunidade é uma circunstância, ocasião ou rumo de ação que, dado o seu caráter de adequabilidade e conveniência, vale a pena ser seguida e explorada

4 4  Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão.  É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes(conselheiros), antes que a paixão pela idéia cegue sua visão analítica do negócio. Idéias ou conceito de negócio

5 5 O que é um conceito de negócio? necessidade grupo de clientes pretende atender,algo sabe fazer dispostos a pagar Identificada a oportunidade de negócio e coletadas as informações sobre ela, o futuro empreendedor precisa ordenar essas informações em um conceito, que deve descrever claramente a necessidade do grupo de clientes a que ele pretende atender, com algo – produto ou serviço - que sabe fazer, a um custo que esses clientes estão dispostos a pagar.

6 6 Mercado de alimentação NecessidadesGrupos de ClientesFormas de atendimento Alimentação congelada Pessoas que trabalham fora Restaurante Alacarte Alimentação natural Casais jovensLanchonete (Lanches rápidos) Comida pronta em casa Pessoas solteirasRestaurante Fast-food Comida especializada – oriental, francesa, macrobiótica, etc. Apreciadores de comidas especiais Bufê Comida pré preparadaPessoas que buscam qualidade de vida Restaurante de comida especial Alimentação rápida – fora de casa Restaurante Industrial Alimentação aliada a lazer

7 7 CONCEITO DE NEGÓCIO Qual desses conceitos é incoerente?  Atender as necessidades de alimentação, oferecendo aos jovens casais que trabalham fora – dispõem de pouco tempo - refeições a preços acessíveis por meio de um restaurante Fast-Food  Atender as necessidades de alimentação, oferecendo aos jovens casais que trabalham fora – dispõem de pouco tempo - refeições a preços acessíveis por meio de um restaurante Alacarte.

8 8 A EXPERIÊNCIA NO RAMO COMO DIFERENCIAL  NÃO ARRISQUE TUDO EM NEGÓCIOS CUJA DINÂMICA DE MERCADO E A FORMA OPERACIONAL DE TOCAR A EMPRESA VOCÊ DESCONHECE, SÓ PORQUE SINPATIZA COM O ASSUNTO, OU PORQUE É UMA ÁREA NA QUAL PODERÁ FAZER MUITO DINHEIRO.  LEMBRE-SE! PRIMEIRO A PAIXÃO PELO NEGÓCIO, GANHAR DINHEIRO É CONSEQUENCIA DISSO

9 9 Fontes para identificar Oportunidades

10 10 Analisando Oportunidades

11 11 Princípios Norteadores

12 12 Recursos e capacitações ÓtimaBoaRuim Formação técnica condizente com as necessidades do negócio Experiências profissionais do grupo Interesse por este tipo de negócio Capital exigido pelo negócio RECURSOS E CAPACITAÇÕES

13 13 Fatores críticos de sucesso ÓtimaBoaRuim O mercado está em evolução? O Negócio é pré-maduro? O negócio tem chances de desenvolver barreiras a entrada de novos competidores Há possibilidade de retaliação de novos concorrentes? Nível de concorrência É possível oferecer vantagens competitivas? Disponibilidade de matéria-prima ou produtos Acesso a tecnologia Disponibilidade de mão-de-obra Acesso (aprovação) a Legislação, licenças ou regulamentos específicos à atividade do negócio Fatores Críticos de Sucesso

14 14 Checagem da idéia com o nicho mercado ÓtimaBoaRuim Identificação do mercado(número aproximado de clientes potenciais) Número possíveis de segmentos de mercado Movimentação financeira deste mercado Taxa de crescimento do mercado Participação possível neste mercado Checagem da idéia com os nichos de mercado

15 15 Sazonalidade Efeitos da situação econômica Controle governamental Dependência de elementos de disponibilidade e custo interno Ciclo de vida do setor, expansão, estagnação ou retração Mudanças que estão correndo no setor Efeitos da evolução tecnológica Grau de imunidade a concorrência Outras análises sugeridas

16 16 Pontos Fortes Oportunidades Pontos Fracos Ameaças Módulo lI. Aula 2 Análise “FOFA”

17 17 Pontos Fortes Ligados ao Empreendedor (Questões internas) Oportunidades Ligados ao Mercado (Questões externas) Pontos Fracos Ligados ao Empreendedor (Questões internas) Ameaças Ligados ao Mercado (Questões externas) Módulo lI. Aula 2 Análise “FOFA” Introdução

18 18 FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS OPORTUNIDADES Ambiente EXTERNO Ambiente INTERNO Fatores POSITIVOS Fatores NEGATIVOS Fatores de : Organização e Gerência Comercialização Técnicos Financeiros Ambiente : Político Econômico Sócio Cultural Tecnológico Demográfico Ambiente EXTERNO Ambiente INTERNO Módulo lI. Aula 2 Análise FOFA Guia do Empreendedorismo

19 19 O grupo aplica o instrumento “FOFA” no conceito de negócios escolhido Atividade FORÇASFRAQUEZAS AMEAÇAS OPORTU- NIDADES Módulo lI. Aula 2

20 20 Bibliografia  DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª ed. São Paulo: Elsevier,  DEGEN. Ronald. O empreendedor: Fundamentos da iniciativa privada. São Paulo: McGraw-hill, 1989.


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