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BRIEFING Segunda Etapa Bruno Grangeiro da Rocha 1 PP Noite UNASP/EC.

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1 BRIEFING Segunda Etapa Bruno Grangeiro da Rocha 1 PP Noite UNASP/EC

2 Cliente

3 Resumo Origem: Estados Unidos Fundação: 1806 Fundador: William Colgate Sede mundial: Nova Iorque Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company Capital aberto: Sim (1930) Chairman, CE e Presidente: Ian Cook Faturamento: 15.3 bilhões Lucro: 2.26 bilhões Valor de mercado: US$ 36.4 bilhões Valor da marca: US$ bilhões Presença global: 222 países Presença no Brasil: Sim Funcionários: Segmento: Higiene Principais produtos: Creme dental, escova dental e enxaguante Bucal Principal Concorrente: Oral B Slogan: World of care (Mundo do Cuidado) Colgate-Palmolive

4 A COLGATE foi fundada em 1806 por William Colgate, um imigrante inglês que iniciou seu negócio de sabonetes, gomas e velas na Rua Dutch na Cidade de Nova Iorque. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 20 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados emergentes. No Brasil A COLGATE se estabeleceu no Brasil no dia 1 de fevereiro de 1927, quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no , autorizou a instalação da Colgate e Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.

5 Colgate: Cuidando de você. 12 horas de proteção vale a pena recomendar. O líder mundial em saúde bucal. A escova que funciona entre as escovações. Colgate ajuda a parar cavidades antes de começar. Colgate coloca o doce na boca. O lutador cavidade aroma refrescante. O anel Colgate de confiança. Ele limpa a respiração enquanto ele limpa os dentes. Slogans Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ bilhões, ocupando a posição de número 51 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 151 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de O Valor A Colgate-Palmolive segue três linhas principais de produtos; Higiene Bucal, Limpeza do lar e Nutrição Animal. Nessa as suas principais marca, movem o mercado são; Sorriso, Colgate, Tandy, Palmolive, Protex, Pinho Sol, Darling, Ajax, Ola e Hill’s. Esse já estão espalhados por todo o mundo. Produtos

6 Esses valores são a base da estratégia de negócios e se refletem em todos os aspectos do trabalho do Grupo Colgate-Palmolive. Respeito A companhia preocupa-se com as pessoas: funcionários, consumidores, acionistas e parceiros de negócio. Está comprometida em agir com sensibilidade, integridade e honestidade em todas as situações, escutar o outro com respeito e valorizar as diferenças individuais. A Colgate também tem o compromisso de proteger o meio ambiente global e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde as pessoas vivem e trabalham. Trabalho em Equipe Todos os funcionários da Colgate fazem parte de uma equipe global e devem se comprometer a trabalhar junto com todos os países do mundo, compartilhando ideias, tecnologias e talentos para atingir melhor os resultados e manter o crescimento lucrativo. Melhoria Contínua A Colgate tem o compromisso de se aperfeiçoar a cada dia em todos os aspectos, individualmente e em equipe. O melhor entendimento das expectativas de nossos consumidores e clientes, e o trabalho contínuo em inovação, aperfeiçoamento de produto, serviços e processos levará a Colgate a atingir os mais altos níveis de excelência e tornar-se O Melhor Lugar Para Trabalhar. Valores

7 Colgate Total 12 “Proteção eficaz por 12 horas” A aceitação do creme dental Colgate Total 12 pelo Conselho de Assuntos Científicos da Associação Dental Americana (ADA) baseia-se na sua descoberta de que o produto é efetivo para ajudar a prevenir e reduzir os problemas de gengiva e a placa acima da linha da gengiva quando usado da forma recomendada. Essa foi aprovado pelo FDA (órgão regulador de medicamentos e alimentos nos EUA) como auxiliar na prevenção da placa e de problemas de gengiva. Pesquisas recentes mostram que há uma associação entre a periodontite e certas doenças sistêmicas. Vantagens: O que faz o Colgate Total 12 diferente dos outros cremes dentais? Muitos cremes dentais não combatem a placa bacteriana após a escovação. Os cremes dentais Colgate Total 12 contêm um ingrediente antibacteriano e que aderem aos dentes, oferecendo 12 horas de proteção mesmo depois de comer ou beber. Colgate Total 12 é um creme dental que oferece 12 horas de proteção e previne contra a cárie, ajuda a reduzir os problemas de gengiva e a placa. É tudo o que você precisa para ter dentes mais brancos e uma boca mais saudável. Problemas na Gengiva: A Colgate contém um ingrediente antibacteriano e uma fórmula exclusiva que adere aos dentes para ajudar a reduzir a placa. Manchas; Ajuda efetivamente a branquear os dentes, removendo as manchas na superfície. Placa Bacteriana; Também contém um ingrediente antibacteriano. Sua fórmula exclusiva adere aos dentes, ajudando a reduzir a placa bacteriana em até 98%. Cárie; oferece excelente proteção contra a formação da cárie. Tártaro; Previne a formação do tártaro ao combater a formação da placa. Esmalte Frágil; Contém flúor que ajuda a fortalecer o esmalte dental. Mau Hálito; Ajuda a matar as bactérias que vivem na boca e causam o mau hálito.

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9 Mercado

10 Principal Concorrente (Oral B) 1950 – A maior autoridade norte-americana na prevenção de doenças bucais, Dr. Robert Hudson, desenvolve uma revolucionária escova com cerdas de nylon que proporciona uma melhor limpeza dos dentes e massageamento das gengivas. O nome Oral-B foi escolhido porque ele acreditava que as escovas eram importantes para toda a boca. A letra "B" foi colocada por ser a inicial da palavra "Brush" (escova em inglês). Em 1971 a Cooper Laboratories, uma companhia farmacêutica, adquiriu a empresa fabricante, Oral-B. Nesse período uma agressiva expansão de marketing em vários países colocou as escovas Oral-B como a primeira marca do mundo. Em 1984 a Gillette Company adquire a divisão Oral-B da Cooper, constituindo uma empresa indepedente com o nome Oral-B Laboratories Inc. Desde 1º de Outubro de 2005, a Gillette orgulhosamente faz parte da Procter e Gamble Company.

11 Público Alvo São homens e mulheres da classe média, média-alta, com idade dos 20 aos 40, sendo o segmento-alvo as mulheres da classe média, média-alta, com idade dos 20 aos 40, que normalmente são as decisórias deste tipo de compras. Esses Homens e Mulheres, 20 a 40 anos, classes ABC. Estão mais preocupadas com saúde bucal do que a media da população. Vão ao dentista 3x ao ano pois sabem a importância de dentes saudáveis. Não se importam em pagar um pouco mais caro para ter o melhor produto disponível. Preço Variam de R$ 3,89 a 10,49 (Unidade) Distribuição Supermercados e Farmácias, possuem uma fabricação com mais de 100 mil produtos. Essa uma distribuição em mais de 200 países. Sazonalidade O ano inteiro, as pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com sua saúde bucal. Por isso procuram um produto que atendas várias necessidades em apenas um.

12 Problema de comunicação

13 Preço X Qualidade O preço pode ser considerado um pequeno problema, como o público-alvo é para classes A, B, C o preço não está sendo acessível para todas. Feita a pesquisa com alguns cliente, esses acreditam que mesmo sendo um preço considerável, sua qualidade é indiscutível, pois estão preocupados com sua saúde. Sendo assim, não abriremos mão desse produto, faremos promoções e poderemos até mudar um pouco a embalagem, mas será mantido a qualidade. Nesse caso, o que mais impulsiona as vendas da categoria é a recomendação do dentista. Portanto não só são necessárias ações para esse público mas é importante que o dentista esteja de alguma maneira na comunicação para que o publico identifique que esse produto tem “o aval do dentista”, dessa maneira saberá que produto tem uma certa confiança. Ao mesmo tempo o publico está cansado da guerra das empresas de cuidado bucal falando que elas são a “marca mais recomendada pelos dentistas. Apesar disso, é essa forma que movem esse mercado. Portanto será feito de tudo para manter o cliente, agiremos com promoções para garantir nosso público-alvo, mantendo a qualidade do produto. Ainda o concorrente oferece quase o mesmo preço do nosso produto, por isso deve-se preocupar em relação a isso, pois fará toda a diferença.

14 Desafio de Comunicação

15 Objetivos - Mostrar sempre os novos produtos da Colgate Tolta Quebrar o modo automático que as pessoas fazem compras de creme dental. -Mostrar que temos uma linha completa para o melhor cuidado bucal. -Revelar ao público-alvo que independente do preço, a qualidade é imprescindível. Público Alvo Homens e Mulheres, 20 a 40 anos, classes ABC. Estão mais preocupadas com saúde bucal do que a media da população. Vão ao dentista 3x ao ano pois sabem a importância de dentes saudáveis. Não se importam em pagar um pouco mais caro para ter o melhor produto disponível. Itens obrigatórios -Presença da Cor Vermelha e branco; Dentistas ; Logitipo Colgate Total 12 “Livre de 12 problemas bucais” -Uma boa embalagem -Algumas vantagens em destaque na própria embalagem -Mostrar alguém que norteie, ou seja que mostre o caminho certo para os clientes, nesse caso a imagem de um dentista faz toda a diferença. Qualidade A linha possui um produto que poucos outros cremes dentais possuem, esse se chama Triclosan é ele que dar veracidade ao nosso slogan, “12 horas de proteção” seu papel é proteger a gengiva, prevenindo a inflamação. Mudanças

16 Referências


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