A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Apoio a Projetos Tecnológicos- NAPTec Colaboradores Prof o. Gilberto Costa Drumond Sousa Prof o. Rogério Ramos Prof o. Anilton Salles Garcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Apoio a Projetos Tecnológicos- NAPTec Colaboradores Prof o. Gilberto Costa Drumond Sousa Prof o. Rogério Ramos Prof o. Anilton Salles Garcia."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Apoio a Projetos Tecnológicos- NAPTec Colaboradores Prof o. Gilberto Costa Drumond Sousa Prof o. Rogério Ramos Prof o. Anilton Salles Garcia Prof. o Angelo Gil Prof o. Celso Munaro Prof o. Luiz Herkenhoff Prof o. Neyval Costa Reis Junior Prof o. Rogério Silveira de Queiroz Prof o. Annibal Ewald Martins Prof o. Antônio Alberto - NITES Eng a. Ana Maria Delazari Tristão Coordenadora na redação da proposta de criação do NapTec.

2 Apresentação do NAPTec Introdução Objetivos Justificativa Benefícios esperados Plano de trabalho Cronograma de execução Algumas iniciativas já implementadas Implantação e operação do NapTec

3 Fatores que prejudicam a aproximação Ciência-Mercado Fonte: Moreira et al, 2008 Introdução

4 Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Introdução 1.Existe uma forte correlação entre o grau de desenvolvimento de um país e seu esforço em C,T&I; 2.Os países com economias desenvolvidas têm forte atividade de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nas empresas, financiadas por elas próprias e pelo governo; 3.Alguns países mudaram drasticamente seu padrão de desenvolvimento econômico através de políticas industriais articuladas com as políticas de C,T&I; 4.O Brasil é um país “intermediário” no mundo, em termos de capacidade produtiva e acadêmica, e tem condições de seguir o exemplo desses países para atingir um patamar que se aproxime ao dos países desenvolvidos.

5 Lei de Inovação – número de 02/12/2004 Introdução Ampliaram-se consideravelmente as oportunidades em termos de incentivos fiscais, de financiamentos reembolsáveis e dos diferentes mecanismos de apoio não-reembolsáveis para projetos de produtos e processos inovadores. Mas, para que as ações em prol da inovação ganhem corpo, é necessário um grande esforço tanto do governo como das instituições de C&T&I, de modo a assegurar as condições complementares que são: competência em gestão e capacidade de cooperação (INOVASC, 200-).

6 Objetivo estratégico da UFES No segmento pesquisa Introdução Incentivar e apoiar projetos de pesquisa para o desenvolvimento humano sustentável, tendo como plano de ação triplicar o número de projetos de pesquisa financiados por instituições/órgãos de fomento e fortalecer a participação da UFES nos Sistemas Estadual e Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. (UFES, 2005).

7 Objetivo estratégico do CT No Centro Tecnológico da UFES falta um setor que possa assessorar na elaboração/formatação de projetos com qualidade e contribuir para realização de idéias nos campos da ciência, tecnologia e inovação. Introdução A direção atual do CT tem como objetivo estratégico criar um núcleo de apoio a projetos tecnológicos – NAPTec, para facilitar a formatação e o trâmite de projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão, dentre outros, para organismos de fomento públicos, bem como para empresas públicas e privadas.

8 Objetivos do NAPTec Dar suporte na formatação, encaminhamento e acompanhamento para a aprovação dos projetos na UFES; Incrementar a interação entre a comunidade externa e os grupos de pesquisa do CT/UFES; Divulgar as pesquisas desenvolvidas no CT para a comunidade externa; Intermediar a oferta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como outros serviços tecnológicos para atendimento à comunidade técnica, científica e do parque local; Trabalhar em sintonia com o Núcleo de Inovação Tecnológica do ES – NITES para análise da conveniência de proteção intelectual.

9 Aspectos que serão melhorados com a criação do NAPTec Justificativa Curto Prazo: O acompanhamento e a divulgação de editais em áreas afins do CT; As dificuldades na formatação de propostas de projetos de acordo com as exigências dos órgãos financiadores e das diversas instâncias da UFES; Harmonização das demandas dos diferentes atores envolvidos para garantir a consecução do projeto: elaboração, execução e emissão de relatórios finais. Público: Quem já tem projetos potenciais captados e precisa estruturá-los/formalizá-los.

10 Médio Prazo: Divulgação seletiva dos trabalhos/linhas de pesquisa desenvolvidos no CT/UFES; Ampliação da interação com empresas e setores organizados da sociedade para o desenvolvimento da pesquisa; Despertar nas empresas, instituições científicas e tecnológicas e nos governos a importância do fortalecimento das parcerias. Justificativa Aspectos que serão melhorados com a criação do NAPTec

11 Longo Prazo: Criar no CT/UFES a cultura de ver os projetos de P&D&I como parte integrante da atividade acadêmica; Consolidação das iniciativas. Justificativa Aspectos que serão melhorados com a criação do NAPTec

12 Maior reconhecimento profissional dos pesquisadores, técnicos, alunos participantes Qual é a motivação? Para as Universidades atualizar material bibliográfico Fonte alternativa e flexível de recursos equipamentos de pesquisa mais modernos impulso à formação de pesquisadores Conhecimento dos problemas reais das empresas

13 Qual é a motivação? Para as Empresas acesso a pessoal de pesquisa altamente qualificado acesso a soluções de problemas técnicos específicos apoio e impulso à excelência técnica aumento do prestígio e da imagem redução dos custos sem aumentar o pessoal próprio de P,D&I renovar o acervo de conhecimentos por meio de uma atividade de P,D&I continuada; acesso a recursos públicos crença no valor estratégico da inovação tecnológica a curto e longo prazo.

14 Benefícios Esperados Aumento da submissão de projetos de pesquisa e de extensão; Conscientização do corpo docente/ discente da importância do uso da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia para o desenvolvimento tecnológico e social do país; Consolidação de fonte alternativa de recursos financeiros, provenientes de licenciamentos de tecnologias; Fomento do espírito empreendedor nos responsáveis pelas criações tecnológicas geradas na instituição; Maior reconhecimento do CT/UFES como centro de excelência tecnológica.

15 Plano de Trabalho 1.Levantamento dos projetos/linhas de pesquisa e serviços que podem ser oferecidas à comunidade; 2.Acompanhamento e divulgação de editais no site do CT e por e- mail, para os professores do CT; 3.Interação com as Fundações e as diversas instâncias da UFES para definir procedimentos operacionais; 4.Definição de mecanismos para aproximação de pesquisadores e setor empresarial, bem como sua operacionalização; 5.Busca de parceiros; 6.Busca de recursos para infra-estrutura e pessoal de apoio do NAPTec; 7.Levantamento e registro de demandas comuns/específicas por serviços de pesquisa, desenvolvimento & inovação e extensão; 8.Desenvolvimento de ferramentas de TI para apoio ao NAPTec.

16 Cronograma de Atividades ATIVIDADESPeríodo: setembro de 2009 a setembro de 2010 SetOutNovDezFevMarAbrMaiJunJulAgoSet

17 Algumas iniciativas já implementadas No site: Nossos Registros

18 Algumas iniciativas já implementadas No site: ww.ct.ufes.br

19 Algumas iniciativas já implementadas Mapeamento das Competências da Eng a. Elétrica Sistemas de Controle Robótica e Automação Inteligente Processamento de Sinais e Reconhecimento de Padrões Eletrônica de Potência, Acionamento Elétrico e Qualidade de Energia Telecomunicações e Tecnologia da Informação

20 Implantação e Operação do NapTec A implantação/operação do NAPTec está sob a coordenação da Direção do CT com o apoio do pessoal da Secretaria do CT, estagiários, voluntários, fundações de apoio e as diferentes instâncias da UFES.

21 Colabore com a criação do Naptec envie suas idéias para: Obrigada!


Carregar ppt "Núcleo de Apoio a Projetos Tecnológicos- NAPTec Colaboradores Prof o. Gilberto Costa Drumond Sousa Prof o. Rogério Ramos Prof o. Anilton Salles Garcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google