A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino."— Transcrição da apresentação:

1 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, Parágrafo: unidade de construção do texto escrito; microtexto. Divisão do texto em parágrafos: intencionalidade do produtor do texto. Objetivo: intenção do leitor (conteúdo semântico). Marcas do processo de produção (pistas linguísticas – efeito de sentido).

2 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, Parágrafo narrativo núcleo: incidente A categoria tempo e a sequenciação de ações.

3 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, Parágrafo descritivo núcleo: quadro A categoria espaço e a observação a partir de uma determinada perspectiva.

4 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, Parágrafo dissertativo núcleo: ideia O assunto e sua delimitação (tema)/ objetivo.

5 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, introdução (frase-núcleo) desenvolvimento (ordenação por tempo, espaço, enumeração, contraste, causa, consequência, explicitação entre outros) conclusão (ratificação da frase-núcleo) Parágrafo dissertativo

6 A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, Características do parágrafo dissertativo bem estruturado unidade (uma ideia principal) coerência (relacionamento de sentido entre a ideia principal e as secundárias) concisão (quantidade de informação adequada ao objetivo do texto) clareza (escolha de palavras adequadas)


Carregar ppt "A estrutura do texto escrito: interação a distância FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google