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TENDÊNCIAS ATÉ 2015 Prof. Rodnei Domingues SETEMBRO / 2010

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Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS ATÉ 2015 Prof. Rodnei Domingues SETEMBRO / 2010"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS ATÉ 2015 Prof. Rodnei Domingues SETEMBRO / 2010
Coordenador de Pesquisa SETEMBRO / 2010

2 Atualização das Previsões de 2008
BRASIL – 2015 Atualização das Previsões de 2008 Crescimento do PIB: 5,1% em 2008; 5,5% até 2010 e 7% até 2015. Previsão para 2010 = 6,8% Taxa de desemprego: 10% em 2008 para 6% em Atual 7% Taxa exportações/PIB: 22% em 2008 para 30% em Atual 26% Taxa real de juros: 7,47 em 2008 para 4% até Atual 8,5% Carga tributária: 33% em 2008 para 27% em Atual 36,4%

3 Atualização das Previsões de 2008
BRASIL – 2015 Atualização das Previsões de 2008 IDHL = 0,80 em 2008, para 0,86 até 2015 (novos indicadores) Esperança de vida: 72,3 em 2008 para 75 anos em 2015. Atual 72,8 População brasileira: atual 190 para 212 milhões. Famílias da classe média: atual 16,8 milhões para 27,7 milhões (aumento de 64,5%)

4 Atualização das Previsões de 2008
BRASIL – 2015 Atualização das Previsões de 2008 Inflação: 2008 = 6,2% ; 2015 = 2,7%; Atual = 5% Reservas em Us$ bilhões: 2008 = $ 206 ; 2015 = $ 400. Junho/10 = Us$ 250 Risco País: 2002 = pontos. 2008 = pontos. 2015 = < 100 pontos. Atual = 175 pontos

5 REFLEXOS NO COMÉRCIO VAREJISTA DE MEDICAMENTOS ATÉ 2015

6 Crescimento do Mercado Total de R$ 26 bilhões em 2008 para R$ 40 bilhões.
Atual R$ 33 bilhões. Previsão atualizada para 2015 R$ 60 bilhões. Aumento do número de farmácias e do número de habitantes por farmácia de para 4.000 Crescimento da participação de supermercados de 3% em 2008 para 6%. Atual 3% Crescimento da participação das redes de 42% em 2008 para 55% em 2015, poderá chegar a 62% com a entrada de investimentos estrangeiros. Atual 46%

7 COMÉRCIO VAREJISTA DE MEDICAMENTOS ATÉ 2015 Crescimento de 350% das vendas pela Internet A participação das marcas próprias chegará a 3% A participação dos não medicamentos no MIX crescerá dos atuais 23,8% para 34% Crescimento de 120% das vendas delivery Redução de 9% da margem bruta

8 PESQUISA Prof. Rodnei Domingues SETEMBRO / 2010
Coordenador de Pesquisa SETEMBRO / 2010

9 OBJETIVOS DA PESQUISA Responder as seguintes questões:
Que fatores influenciam o consumidor a escolher determinada farmácia para efetuar suas compras? Quais os critérios de avaliação são utilizados no processo de escolha?

10 AMOSTRAGEM 1287 Consumidores (20% pessoalmente ou telefone, 80% internet) Principais critérios para seleção: representação amostral do perfil do consumidor brasileiro (classe social, idade, sexo). Áreas Geográficas: Porto Alegre (RS) Caxias do Sul (RS) Rio de Janeiro (RJ) Niterói (RJ) Fortaleza (Ceará) Terezina (Piauí) Juazeiro do Norte (Ceara) Aracaju (Sergipe) Salvador (Bahia) Bauru (SP) Catanduva (SP) Ribeirão Preto (SP) Sorocaba (SP) Limeira (SP) S. José do Rio Preto (SP) Curitiba (Paraná) Foz do Iguaçu (Paraná) Londrina (Paraná) Joinville (SC) Florianópolis (SC) Campo Grande (MS) Goiânia (GO) Anápolis (GO) Brasília (DF) Vila Velha (ES) Vitoria (ES) Joao Pessoa (Paraíba) Natal (RGN)

11 CONSUMIDORES PESQUISADOS
PERFIL DA AMOSTRAGEM CONSUMIDORES PESQUISADOS 53% Mulheres – 47% Homens Faixa etária: 11% - até 25 anos 21% - de 26 a 35 anos 32% - de 36 a 55 anos 36% - acima de 56 anos Classe social: A - 13% B - 23% C - 29% D - 35%

12 RESULTADOS DA PESQUISA
FIDELIDADE 86% compram quase sempre na mesma farmácia 08% compram sempre na mesma farmácia 06% compram sempre em farmácias diferentes Os jovens tendem a comprar em farmácias diferentes. Não existe correlação entre classe social/sexo e fidelidade a farmácia.

13 RESULTADOS DA PESQUISA
CRITÉRIOS DE ESCOLHA APONTADOS PELOS ENTREVISTADOS ***** Preço (5 pontos) **** Localização (4 pontos) **** Atendimento (4 pontos) **** Facilidade de estacionar (4 pontos) *** Facilidade de pagamento (3 pontos) *** Aceitar cartão desconto do laboratório (3 pontos) *** Entregar o produto (3 pontos)

14 RESULTADOS DA PESQUISA APARÊNCIA DA LOJA – INSTALAÇÕES E LAYOUT
Não apontado diretamente pelos entrevistados. 88% dos entrevistados declaram que a farmácia onde efetuam suas compras é melhor ou muito melhor que as outras da região. A aparência da farmácia é um fator que influencia a escolha.

15 RESULTADOS DA PESQUISA
CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ***** Preço alto (5 pontos) **** Demora no atendimento (4 pontos) **** Fila para pagamento (4 pontos) **** Falta de produto (4 pontos) *** Mau atendimento (3 pontos) *** Não aceitar cartão do laboratório (3 pontos)

16 RESULTADOS DA PESQUISA
O FATOR PREÇO Dos consumidores que são fiéis a determinadas farmácias: 82% fizeram alguma pesquisa comparativa de preços no passado (a + de 6 meses). Acreditam que a farmácia tem bons preços e por essa razão não tem comparado preços ultimamente. 11% fazem sempre comparação de preços antes de comprar (a maioria é de pessoas com + de 60 anos) 07% fazem eventualmente (mínimo a cada dois meses) comparação antes de comprar.

17 RESULTADOS DA PESQUISA
O FATOR PREÇO 72% dos consumidores memorizam com precisão os preços de no máximo dois medicamentos. 93% desses medicamentos são de uso continuo. 43% dos consumidores que dizem saber o preço de determinado medicamento, mencionam um valor incorreto, que varia acima de 20% para baixo ou para cima.

18 CONCLUSÕES O FATOR PREÇO
A percepção do consumidor em relação ao preço é influenciada: - Por ações de marketing: cartões fidelidade e campanhas que enfatizam a melhor relação custo x beneficio. Pela comparação de preços de medicamentos de uso continuo entre diversas farmácias. Pela comparação de Produtos HPC com outros destinados ao mesmo fim que estão expostos (na mesma farmácia). Medicamentos de uso eventual raramente são comparados.

19 FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DA FARMÁCIA
CONCLUSÕES FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DA FARMÁCIA PREÇO PERCEPÇÃO DE PREÇOS BAIXOS Existe relação e interdependência entre os fatores considerados na escolha. A opção por determinada farmácia é resultado de um pensamento sistêmico influenciado pelos seis fatores. Para obter a preferência do consumidor é necessário atender o conjunto (seis) fatores. ACESSO LOCALIZAÇÃO/ESTACIONAMENTO PRODUTO VARIEDADE/DISPONIBILIDADE FACILIDADES/BENEFICIOS CARTÕES/MEIOS DE PAGAMENTO ATENDIMENTO AGILIDADE / BOM TRATAMENTO APARÊNCIA BELEZA /CONFORTO


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