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Prof.Thiago Costa GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE.

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1 Prof.Thiago Costa GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

2 Implementando um SGQ Existem passos vitais que toda companhia está implementando o Sistema de Gestão da Qualidade precisará considerar:

3 Escolher uma Certificadora Aquisição da Norma Revisar o suporte de literatura e software Montar uma equipe e concordar com sua estratégia Considerar Treinamento Revisar as Opções de Consultoria Implementando um SGQ

4 Auditoria Contínua Desenvolver um Manual da Qualidade Desenvolver uma documentação de suporte Implementar seu Sistema de Gestão da Qualidade Considerar uma pré-auditoria Ganhar o Certificado Implementando um SGQ

5 ISO/TS A certificação conforme normas técnicas aplica-se às organizações que produzem automóveis e peças automotivas. Desenvolvida em afinidade com as normas de Sistema de Gestão de Qualidade ISO, a ISO/TS alinha as diversas exigências de sistemas de qualidade automotores que existem globalmente.  Isto permite a você levar a certificação um passo adiante.

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7 ISO/TS A ISO/TS foi desenvolvida pelo IATF (International Automotive Task Force) e por representantes do ISO/TC 176 (Gerenciamento e Garantia da Qualidade), e seus sub-comitês

8 ISO/TS especifica requisitos do sistema de gestão da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, se relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. ISO/TS 16949

9 Aplica-se a “sites” fornecedores e sub- fornecedores de peças de produção e serviços, que forneçam peças ou materiais, tratamento térmico ou superficial, pintura, acabamento, ou outro serviço, ou outros produtos especificados pelo cliente. ISO/TS 16949

10 A edição dos manuais de referência da ISO/TS no idioma original do país facilita e aprimora o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas, a ABNT está trabalhando na tradução e esta deve ser publicada até o final do ano a versão 2009 da ISO/TS  Por enquanto em português só temos a versão ISO/TS 16949:2002 ISO/TS 16949

11  É definido onde ocorrem processos de manufatura que geram valor agregado.  É definida como o processo de fabricação de materiais de produção, peças ou conjuntos, ou tratamento por calor, pintura ou serviços de galvanização Local de trabalho: Manufatura: ISO/TS 16949

12 A ISO / TS pode ser aplicado em toda a cadeia de suprimentos na indústria automobilística. A certificação se dá em função das regras de certificação emitidos pela IATF “Força-Tarefa Internacional Automotiva”. ISO/TS 16949

13 O certificado é válido para a duração de três anos e deve ser confirmada anualmente por um revisor de contas IATF (Auditor ) de um organismo de certificação acreditado, como: Bureau Veritas DQS SA SGS TÜV UTAC ISO/TS 16949

14 No sistema de Qualidade das industrias automotiva, existem também normas nacionais, como a QS-9000 e a VDA 6.1. Assim como a TS 16949:2002, todos as normas nacionais incluem a certificação para Sistema de Gestão de Qualidade norma ISO 9001:2000 estão comprometidos com a transição de todos os seus certificados para a edição ISO/TS 16949:2002. Sistema de Qualidade Automotiva

15 Transição É importante perceber que a tendência geral é uma transição dos esquemas de norma nacionais “QS-9000 e a VDA 6.1” para a ISO/TS 16949:2002, A Primeira Edição de 1999 expirou em 15 de dezembro de 2003, Segunda Edição, foi lançada em 01 de março de 2002, sendo assim, qualquer certificação obtida após este período deverá contemplar a Segunda Edição “ ISO/TS 16949:2002

16 As 3 Grandes, a Daimler Chrysler, a Ford e a General Motors, decidiram permitir um período de tolerância para seus fornecedores com certificação Primeira Edição, migrem para a segunda edição;  Daimler Chrysler : 01 de julho de 2004  Ford : 14 de dezembro de 2006  General Motors :14 de dezembro de 2006 Transição

17 Exigências da Indústria  Obter a certificação ISO/TS 16949, QS-9000,ou VDA 6.1 é uma exigência contratual para fornecedores automotivos. As empresas “Daimler Chrysler, a General Motors e a Ford” já decidiram que irão aceitar somente a certificação de sistema de qualidade conforme a norma internacional ISO/TS 16949:2002

18 A ISO/TS 16949:2002 lhe ajudará a: Melhorar a qualidade dos componentes e processos da cadeia de fornecimento automotriz Aplicar exigências internacionais padronizadas e consistentes de sistema de qualidade para a indústria automotriz. Aumentar sua confiança como fornecedor global de qualiadade

19 Implementar políticas e procedimentos para um esquema de certificação independente por terceiros, o que assegura consistência global. Introduzir auditorias fundamentadas no processo, enfocando a satisfação de cliente. Fomentar a aceitação global da norma, substituindo os padrões nacionais.

20 A ISO 9001 como pré-requisito

21 A ISO 9001 como pré-requisito A certificação prévia ou paralela de seu Sistema de Gestão de Qualidade conforme a norma ISO 9001 é um pré-requisito para a certificação conforme a ISO/TS 16949, QS-9000.

22 A ISO 9001 como pré-requisito A certificação à norma automotriz não pode ser emitida sem a organização antes implementar um sistema de gestão ISO Obter a certificação à ISO/TS 16949:2002 implica conformidade à ISO 9001.

23 ISO 9001 A expressão ISO 9000 designa um grupo de Normas Técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

24 PRELIMINARES A ISO 9000 chegou à sua terceira geração com alterações significativas, trazendo conceitos que a torna mais próxima da gestão do negócio.

25 Com estas modificações espera-se que o Sistema de Gestão da Qualidade possa contribuir de maneira determinante para o sucesso das empresas e não somente ser um sistema criado para atender à certificação PRELIMINARES

26 A norma evoluiu e o que nós, profissionais da área de Gestão da Qualidade, esperamos, é que essa evolução seja compreendida e que as empresas que resolvam adota-la, realmente o façam, não somente para ter um certificado (que será mais dificil mante-lo, se essa for a idéia),  Mas que a vejam como mais uma ferramenta de gestão do negócio, que vai contribuir para seu aprimoramento, tornando-as mais competitivas. PRELIMINARES

27 POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000? Dez entre dez empresas optam pela implantação e certificação da ISO 9000 porque estão sofrendo pressão do mercado ou para ter um diferencial de marketing;

28 Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes.  Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

29 A ISO é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

30 Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

31 Série de Normas ISO 9000: ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: ISO 9001 – Requisitos: ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

32 ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: Esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

33 ISO 9001 – Requisitos: Esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

34 ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: Baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes. POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

35 Focalização no cliente Liderança Envolvimento das pessoas Abordagem por processos Abordagem sistêmica Melhoria contínua Abordagem factual para a tomada de decisão Benefícios mútuos nas relações com fornecedores POR QUE IMPLANTAR A ISO 9000?

36 Fui... QUIZZ


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