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ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES CBD RECURSOS INFORMACIONAIS – I Tema: Pesquisa.

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1 ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES CBD RECURSOS INFORMACIONAIS – I Tema: Pesquisa

2 PESQUISA Definição conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico, etc. Investigação ou indagação minuciosa (Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)

3 BIBLIOTECONOMIA E C.I. No campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação a palavra “pesquisa” significa: “direcionar a busca por novos conhecimentos, armazenados em formas impressas ou eletrônicas, através de um levantamento breve ou exaustivo” (Fonte: Santos, G.C, 2005)

4 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Realizada a partir de levantamentos de materiais com dados já analisados e publicados por meios escritos e/ou eletrônicos Regida pela pesquisa documental, que trabalha com dados que ainda não receberam tratamento analítico e aindanão foram publicados Utilizada para a coleta de dados gerais ou específicos de determinado assunto Atividade destinada à consulta de fontes documentais diversas da informação impressa ou eletrônica (Fonte: Santos, G.C., 2005)

5 FONTES DOCUMENTAIS Fontes bibliográficas: Livros – que se subdividem em: a) de leitura corrente, tais como as obras literárias ou de divulgação; b) de referência, tais como os dicionários, enciclopédias, anuários, etc. Publicações periódicas Impressos diversos

6 FONTES DE INFORMAÇÃO Definição São instrumentos de trabalho com plena autonomia, que surgiram com as publicações periódicas são todos os materiais ou produtos, originais ou elaborados que apresentam notícias ou testemunhos através dos quais se obtém o conhecimento (Carrizo-Sainero)

7 FONTES DE INFORMAÇÃO Primárias: - contém informações originais ou novas interpretações de fatos ou idéias já conhecidas; - produzidas com a interferência direta do autor da pesquisa; - produção, divulgação e controle - são dispersas e desorganizadas Exemplos: - teses e dissertações, patentes, relatórios técnicos, congressos e conferências, legislação, etc.

8 FONTES DE INFORMAÇÃO Secundárias: - facilitam o uso do conhecimento disperso nas fontes primárias; - a informação é filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, de acordo com a sua finalidade Exemplos: índices e bibliografias, catálogos de bibliotecas, dicionários, enciclopédias, arquivos, estatísticas, bases e bancos de dados

9 FONTES DE INFORMAÇÃO Terciárias - têm a função de guiar o usuário para as fontes primárias e secundárias - geradas com valor agregado e têm objetivos didáticos ou de apoio à tomada de decisão Exemplos: catálogos coletivos, bibliografias, serviços de indexação e resumo, sumários correntes, guias de literatura, etc

10 PERIÓDICOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS Periódicos: publicação regular, como revistas ou jornais exercem importante função na divulgação de informações atualizadas Artigos: Comunicações escritas com o objetivo de divulgar junto à comunidade científica os resultados de pesquisa de determinadas áreas Aumento da circulação eletrônica

11 TESES E DISSERTAÇÕES documentos elaborados durante cursos de pós-graduação são considerados como literatura cinzenta dissertação: mais aprofundada que uma monografia de graduação e especialização é o resultado de uma pesquisa de mestrado tese: mais aprofundada e mais extensa que uma dissertação de mestrado, é o resultado de uma pesquisa de doutorado

12 ENCONTROS CIENTÍFICOS enorme quantidade de eventos científicos que acontecem em todas as áreas do conhecimento: seminários, congressos, encontros, etc. a publicação dos trabalhos apresentados, na forma de resumo ou completos, formam os anais do evento migração para o meio eletrônico na divulgação

13 RELATÓRIOS TÉCNICOS documentos que descrevem os resultados ou andamentos de uma determinada pesquisa também usados na prestação de contas às agências de fomentos e órgãos financiadores parciais ou finais

14 CANAIS INFORMAIS fontes não registradas, presentes nos canais informais veiculam tanto informações científicas/técnicas quanto informações genéricas, não comprovadas exemplos: telefonemas, eventos, visitas, relatórios, listas de discussão. etc

15 TIPOS DE PESQUISA presencial: bibliotecas dispõe apenas de catálogos tradicionais remota: acesso a bases de dados referenciais e textuais

16 ETAPAS DA PESQUISA Determinação do tema-problema Levantamento bibliográfico referente ao tema Leitura e documentação da bibliografia Construção e lógica do trabalho Redação do texto A partir da pesquisa bibliográfica/documental é possível que o pesquisador : - identifique documentos que constarão do seu referencial teórico, de modo a contrapor teorias e conceitos e estabelecer parâmetros que nortearão sua análise ou interpretação dos dados - tenha uma noção exata do estado em que se encontra o tema por ele pesquisado

17 PESQUISADORES 1º grupo: das áreas básicas tradicionais IES e Institutos de Pesquisa, empresas de P&D 2º grupo: das ciências aplicadas, pessoal de desenvolvimento de produtos, profissionais de marketing, engenheiros 3º grupo: executivos e gerentes que não procuram por dados não trabalhados ou por respostas específicas, mas por informações que reduzam as incertezas, monitorem a concorrência, identifiquem ameaças ou oportunidades do ambiente de modo a facilitar a tomada de decisão

18 OBJETO DA PESQUISA Dado: Informação: Conhecimento: Exercício – pesquisar a definição dos termos acima

19 DISSEMINAÇÃO geração de enorme quantidade de informação através dos tempos disseminação depende do suporte empregado, da natureza da informação e do público-alvo transmissão constante entre diferentes gerações contribui para acelerar o desenvolvimento crítico, científico e tecnológico formulação e acondicionamento passam por mudanças constantes dinâmica das mudanças gera uma certa dificuldade na assimilação das informações e na adaptação aos novos meios de transmissão exemplo: mudança da transmissão do meio impresso para o eletrônico Impacto: na forma como a informação é apresentada, quantidade e qualidade da informação em circulação Pesquisa: desenvolvimento acelerado, com uma grande massa de informações e conhecimento a ser divulgado e processado em tempo recorde como requisito de sobrevivência para o pesquisador (Fonte: Trindade & Martins, 2006)

20 FATORES DE IMPACTO explosão bibliográfica: grande quantidade de informação disponibilizada não garante que ela seja conhecida OBS: Ler artigo “Alguém precisa jogar informação no lixo” – Doris Drucker velocidade das mudanças: o lapso de tempo cada vez menor entre o estudo teórico e sua transformação em produto comercial, estimula o aumento de publicações e o respectivo obsoletismo interdisciplinaridade do conhecimento: a fragmentação da ciência gera grandes problemas de dispersão de artigos e dificulta o trabalho de identificação das publicações relevantes autoria coletiva: a prática interfere na localização de documentos, dissociando o produto do seu criador, como se constata nas normas e relatórios técnicos resultantes de algum trabalho em equipe registro em diferentes suportes: um mesmo documento pode ser disponibilizado em diferentes suportes, tais como, impresso, CD-ROM, digital e, este último interfere na política das bibliotecas no que diz respeito ao acesso ou posse do documento

21 BIBLIOGRAFIA Santos, G.C. Pesquisa bibliográfica mediatizada pelas novas tecnologias. [s.l.]: Unicamp, Souto, Leonardo Fernandes. O leitor universitário e sua formação quanto ao uso de recursos informacionais. In: III Seminário Leitura e Produção no Ensino Superior. XIV Congresso Brasileiro de Leitura, Campinas, Trindade, M; Martins, M.da C. Suportes, fontes e o profissional de informação: breve reflexão. In: Conhecimento Interativo. São José dos Pinhais, v.2, n.2, p.63-76, jul./dez


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